25 de jul. de 2012

PINTURA DECORATIVA & HISTÓRIA - HINTERGLASMALEREI

                                                         HINTERGLASMALEREI


RUMANIAN ICON
Hinterglasmalerei
É uma pintura especial em vidro, ou pintura inversa, feita, não com tintas translúcidas e sim com tintas acrílicas sendo descrita como arte elevada.  Foi durante o Renascimento que esta forma de arte atingiu seu apogeu.  Sua origem data do séc. XIV na Italia de onde se expandiu no séc. XVI por toda Europa Central. No início era praticada por mestres artesãos, altamente capacitados  porém durante a segunda metade do séc.XVIII  passou a ser reproduzida em maior escala por empreendimentos familiares, tornando-se amplamente conhecida e popular na Europa. Este tipo de pintura foi para muitas familias camponesas um trabalho a ser feito nos longos e frios meses de inverno. Um exemplo disto é a familia Sanl, da Àustria, que no séc. XIX produziu durante o inverno nada menos que 20.000 imagens pintadas com esta técnica sobre vidro.
                                         HEILIGE MARIA UND SOHN
                                              Hinterglasmalerei
A "Hinterglasmalerei“ retratava principalmente temas religiosos, porém também se pintavam  temas do dia a dia dos camponeses.  Estes quadros religiosos eram vendidos por ambulantes e enfeitavam Igrejas, capelas locais ou ainda os cantos religiosos especiais,  que existiam na maioria das casas na época, e abrigavam todo tipo de relicários, santos e enfeites sacros. Por sua vez as pinturas  com temas campestres enfeitavam salas e e cozinhas.




                                    Bauernmalerei /Hinterglasmalerei

Em Sandl, na Àustria, existe o museu de “Hinterglasmalerei“ o famoso   Hinterglasmuseum“ onde podemos encontrar uma coleção de 531 quadros de vidro que compreendem o período de 1770 a 1930. Outro país muito importante na representação deste tipo de pintura folclórica é a Rumänia, antiga Yugoslávia, cujo representante mor é o pintor Ivan Generalić (1914–1992).
                              Hinterglasmalerei /Cena campestre

3 comentários:

  1. Ashkenazimjulho 26, 2012

    Nossa que interessante !!! Adorei aprender um pouquinho mais no seu maravilhoso blog !!! Parabéns mais uma vez !!!

    ResponderExcluir
  2. Das finde ich sehr interessant. Ich wusste nicht, dass es ein Museum gibt in Oesterreich. Mache so weiter!!!

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets