23 de jul. de 2012

PINTURA DECORATIVA & HISTÓRIA - BAUERNMALEREI

                                                        KUTTNER ANTIQUES

A Arte Popular ou Folkart é um termo amplo utilizado para descrever uma variedade de expressões artísticas, representando um povo, país ou região.

Muitos artistas populares não foram academicamente treinados, aprendendo, porém técnicas de pinturas decorativas folclóricas com seus antepassados, uma vez que algumas destas técnicas são passadas de pai para filho há gerações.  A Pintura Decorativa moderna tem suas raízes na arte popular do passado, onde artistas modernos não apenas retratam as técnicas antigas como também fazem uma releitura mais moderna das mesmas, criando novos designs.

Vamos agora conhecer um pouco destas técnicas juntos:
 BAUERNMALEREI:

                                                         
Uma representação das artes populares, proveniente da Suíça, Alemanha e Áustria, tendo se iniciado já na Idade Média. No séc. XVII este movimento é reforçado vindo a conhecer o seu auge na segunda metade do séc. XVIII, dado principalmente ao fato de a arte folclórica nesta época retratar uma classe social mais abastada, obtendo um alcance e uma visibilidade maiores. Nos castelos dos nobres, nas igrejas, nos burgos e nas cidades se instalou o costume do uso de mobiliário com apliques de marchetaria, realizados com madeiras, pedras e metais nobres.  Não podendo custear o mobiliário feito de madeiras exóticas e materiais nobres, marceneiros e carpinteiros se tornam os primeiros pintores de Bauernmalerei (palavra alemã composta de dois termos: Bauer - que significa literalmente camponês ou agricultor; e Malerei - que significa pintura).
                                                                   MARCHETARIA


Estes retratavam com simplicidade o que podiam observar em seu entorno. Flores foram as primeiras a serem retratadas, de forma ainda estilizada, no início, pouco coloridas, se resumindo apenas a cores primárias ou obtidas pela natureza. Eram retratadas rosas, tulipas, margaridas, cravos, trigos e papoulas. Mais familiarizados, artesãos e pintores começaram a pintar retratos (Portraits), muitas vezes estilizados, de pessoas por encomenda.

Desta forma começou a surgir dentro da Bauernmalerei, uma pintura naïv, retratando a vida diária de camponeses em suas fazendas tipicamente européias.  Às flores juntam-se a animais, cestos, frutos, aves e cenas campestres. Também começam a ser retratadas as estações do ano, as festividades e as crenças destes povos. A simbologia começa a tomar um forte espaço nas pinturas feitas, e as cores começam a diversificar.
                               MARC TRACHSLER APPENZELLER BAUERNMALEREI


A Revolução Industrial, séc. XVIII veio causar um profundo impacto neste processo criativo e, com o tempo as pessoas foram deixando o gosto por móveis artísticos confeccionados  manualmente, trocando-os por outros feitos industrialmente. Assim, salvo por alguns admiradores da Pintura Decorativa Folclórica e alguns artesãos e artistas, houve um declínio desta arte. Ressurgiu com muita força no séc. XX, no pós guerra, onde os países envolvidos na mesma se preocuparam com a reconstrução de suas cidades e com a manutenção e o renascimento de suas antigas tradições, entre elas a pintura Bauernmalerei, que hoje é muito apreciada não apenas em seus países de origem, mais também em todos os lugares onde as pessoas sabem prezar o valor de peças exclusivas e belamente adornadas, de mobiliário e artigos de decoração.




2 comentários:

  1. Ashkenazimjulho 24, 2012

    Adorei o post !!! O assunto abordado é muito interessante !!! Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. A arte é sempre uma belíssima forma de se expressar os sentimentos, e com a Pintura Bauernmalerei não poderia ser diferente...

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets