20 de jul. de 2012

PINTURA DECORATIVA & HISTÓRIA - INTRODUÇÃO




A pintura decorativa ou arte ornamental é um trabalho feito por artistas e artesãos que ao invés de adornarem telas e papel, usam tintas e pincéis para darem uma nova vida aos objetos de decoração e utilitários, a paredes, forros e ao mobiliário. No sentido que lhe dá Visconti - ao criar em 1934, na Escola Nacional de Belas Artes - ENBA, a cadeira de Arte Decorativa - antecipa o conceito moderno de design.
Muitas vezes este tipo de pintura é folclórico, retratando a alma e a cultura do país ao qual pertence.  Podemos encontrar nela a reflexão de crenças, costumes e simbolismo

Outra grande influência sobre a pintura decorativa foi a arte da igreja primitiva cristã, representada magistralmente pelos afrescos e forros,  primeiramente encontrados em catacumbas romanas. Mais tarde se juntam aos afrescos os trípticos dobráveis ou rígidos, ambos contribuindo para criar dentro da igreja real, física, outra mais etérea, imaginária. Decorar as paredes com imagens bíblicas se tornava de grande importância para o povo comum, que não entendia latim e não sabia ler.



Michelangelo / Sistine Chapel: The Last Judgement








               Mathias Grünewald, Tríptico de Isenheim (1513-1515). Museo de Colmar

Dentre os mais importantes podemos citar a Alemanha, Suíça, Áustria, Holanda, Hungria, Polônia e Rússia. A tradição da pintura decorativa, na Inglaterra e França era menos forte, porém foi nestes países que surgiram algumas das melhores obras decorativas da tradição clássica. Temos a Chinoiserie, que era uma pintura a mão altamente desenvolvida imitando a lacca, a foliação a ouro, os motivos asiáticos em faux painting. O resultado combinava bem com o estilo da época: O Rococó. Influentes designers como Chippendale e Adam Robert a aplicaram largamente na pintura decorativa.




Chinoiserie / Denise Cliffen


A Itália possui a mais longa tradição de obras pintadas assim como o mais antigo mobiliário pintado a mão. Se trata de um baú, “Cassone” do século XIV, que era presenteado tradicionalmente em casamentos e que continha o enxoval da noiva. Muitos estilos de pintura decorativa são encontrados na Itália desde o trompe l'oeil, originário da rança, até a Lacca Contrafatta passando pela Arte Povera.





                

Ebony Cassone - Hercules Room /Sala di Ercole, Palazzo Vecchio, Florence

Convido vocês a partir de hoje, para que possamos juntos caminhar por cada um destes países que tem em suas pinturas decorativas um retrato de suas ricas culturas e tradições!
Bjs e até a prôxima!


                      

2 comentários:

  1. Uma viagem ao passado...
    Bjs ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delia Corecco Steinerjulho 20, 2012

      Com certeza, obrigado pela visita! Bjs

      Excluir

Blogger Wordpress Gadgets