29 de out. de 2013

TÉCNICAS E MATERIAIS DE PINTURA E DESENHO ARTÍSTICO - A ARTE DE PINTAR E DESENHAR

Detalhe quadro "A Virgem das Rochas" - Leonardo da Vinci
 
 

A arte de pintar e desenhar estão diretamente ligados, não somente aos nossos sentimentos, emoções e sensações, mas também a metodologias, técnicas, materiais e suportes que foram evoluindo através dos tempos. Os instrumentos são, para nós artistas, o prolongamento das nossas mãos, e facilitam a livre manifestação de nossas idéias.
 
 

A pintura e o desenho formam a arte de representar graficamente impressões e sentimentos, assim como retratar pessoas e situações através dos mais diversos materiais. Dependendo do resultado final desejado aplicamos pigmentos em forma líquida (tintas acrílicas, a óleo, aquarelas, guaches, nanquim) ou sólida (resinas, ceras, grafites, lápis de cor, giz pastel ou óleo) sobre uma folha de papel, uma tela, um muro, um objeto de madeira ou cerâmica, e ainda em vidro ou  tecido, a fim de colori-las, atribuindo-lhes matizes, tons e texturas fazendo nascer a obra de arte em si.
 
LÁPIS DE COR.
 
 
 NANQUIN
 
GIZ PASTEL
 
                                                             PALETA DE PINTURA
 
Dentre as técnicas mais conhecidas na concepção das artes visuais podemos relacionar as seguintes:
CARVÃO / LAPIS GRAFITE / SANGUINEA, SÉPIA E PEDRA NEGRA / GIZ PASTEL / GIZ ÓLEO / LAPIS DE COR / NANQUIM E AGUADAS / AQUARELA / GUACHE / ÓLEO / ACRÍLICA / ENCÁUSTICA / ALQUÍDICA / AEROGRAFIA / TÉCNICAS DO FOGO / TÉCNICAS EM TECIDO E SEDA / TÉCNICAS EM MADEIRA.
A partir de agora e nos posts seguintes caminharemos juntos por mais este tema tão interessante é útil a cada um de nós, que temos a necessidade de libertar o artista que nos habita.
 
Desenho de carvão e giz - Diane Moses Botkin - Heart to Heart.
 
1. CARVÃO:
O carvão é o método de desenho mais antigo do qual temos notícia, e ao mesmo tempo um dos mais simples. Os Homens primitivos já se utilizavam de galhos queimados para desenhar. Usamos este tipo de pintura para esboçar ou para realizar desenhos definitivos de acordo com o suporte e a intenção. Consiste no uso de hastes de madeira carbonizados, geralmente provenientes de ramos da videira ou do salgueiro.
 
 Cavalos em carvão vegetal, caverna de Ardèche, em Chauvet, França.
                 Estima-se que foram desenhadas há  mais de 30.000 anos atrás.
 O traço a carvão evidencia luz e sombra nos dando a possibilidade de sombrear pequenas ou grandes áreas do desenho e por possuir grande qualidade expressiva, nos oferece a possibilidade de plasmar a luz, a atmosfera e inclusive a cor desejada para os temas a serem realizados. Usamos também o desenho com carvão para esboços de pinturas a óleo e acrílicas, pintura de cenários ou murais, porque pode ser removido com certa facilidade deixando apenas suaves manchas ou traçados que servirão de guias para o trabalho de pintura posterior.
 
Cat on Charcoal (Gato em carvão).
 
 
 
               Murilo Pagani - Noturna, desenho a carvão.

Algumas ferramentas que nos ajudam  no sombreamento neste tipo de desenho são: a borracha miolo de pão ( Knetgummi), o esfuminho em forma de lápis ou paninho de camurça, assim como os próprios dedos. Por ser o desenho a carvão o mesmo deve receber após sua finalização uma leve camada de spray próprio para esta finalidade que pode ser facilmente encontrado no comércio especializado.
 
    Knetgummi/Borracha Miolo de pão.
 
Esfuminho.
 
 
Esfumaçar usando o dedo.
 
 
 TIPOS DE CARVÃO:
Hastes de carvão: Apresentam-se com forma e aspecto original de galhos. Podem ser oferecidas em três consistências: macia, média e dura, sendo as mais suaves galhos de videira. Afiam-se com navalha ou sobre uma superfície abrasiva como uma lixa. São muito úteis para realizar desenhos amplos, soltos e expressivos.
 
Hastes de carvão com esfuminho.
 
 
 Katherine Schneider - charcoal drawing Hampton Plantation.
 
 
Barras de carvão: Consistem na mistura de pó de carvão com aglutinantes, e por vezes misturados a argila. Resultam em uma estabilidade maior que as hastes de carvão e sua intensidade e fluidez se assemelham ao do giz pastel.
 
 
                                       Barras de carvão vegetal.
 
 
 Desenho de flor feito com bastões de carvão.
 
 
                       Cabin in Oaks - Charcoal drawing - Katherine Schneider.
 
Alguns quadros de artistas famosos feitos com a técnica do carvão:
 
 
Self portrait - Pablo Picasso - 1900.
Charcoal drawing.
 
 
Pablo Picasso - Charcoal drawing - Bulls.
 
 
 
Embrace - charcoal drawing - Pablo Picasso.
 
 
 
 Charcoal drawing for "Le Luxe" - Henri Matisse.
 
 
 
Henri Matisse drawing with a bamboo pole tipped with charcoal. Cimiez (Nice). August 1948. From the collection of the International Center of Photography, New York.
 
 
Henri Matisse - Maternité - Charcoal drawing.
 
 
 Portrait of Erasmus - 1518 - Albrecht Dürer - Charcoal drawing.
 
 
"The Virgin Nursing Her Child" - Charcoal drawing - 1512 - Albrecht Dürer.
 


 
 

6 comentários:

  1. Um maravilhoso universo preto e branco desvendado por uma grande artista! Parabéns pelo belíssimo post!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo carinho e pela presença constante.Bjs

    ResponderExcluir
  3. Uma vez na aula de arte (há muito tempo atrás), a professora pediu que levássemos carvão para realizarmos uma atividade, tínhamos que fazer pinturas rupestres, lembro-me como era suave o toque do carvão sobre o papel. Seu post me trouxe boas memórias e uma vontade imensa de desenhar. Obrigada :)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Delia pelo post! Muito interessante! Da até vontade de pegar carvão e pintar...Bjs Muetti

    ResponderExcluir
  5. Amo arte e esta é linda. Presumo que tenho dom com o carvão, vou tentar
    amei as pinturas com carvão!

    ResponderExcluir
  6. Amo a arte todavia quero aprender mais tudo que tem haver com a arte

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets