16 de nov. de 2012

PINTURA EM VIDRO - PASSO A PASSO E DICAS

 
Orquidae - Atelier Fazendo Arte DMC
 

Pintura em vidro
A pintura em vidro tem belíssimos efeitos e transforma peças comuns em lindas peças decorativas. Também usamos esta técnica para reciclar copos, garrafas, vasos, espelhos e o que mais a sua imaginação lhe permitir.
Fazer pinturas em vidro é mais fácil do que parece. Porém alguns cuidados básicos devem ser tomados. Para lhe ajudar a fazer pinturas em vidros, vou compartilhar aqui com vocês algumas  dicas importantes para realizar esse tipo de trabalho.
 
 
Tribute to Incas - Atelier fazendo Arte DMC
 
Material:
Objeto decorativo de vidro. (copo, vaso, prato, travessa, quadrinho etc.);
Tinta vitral (verniz vitral) nas cores desejadas;
Solvente apropriado;
Pincel de cerda macia redondo ou chato (pêlo pônei /pêlo orelha de boi);
Pasta relevo vitral;
Paninho macio e alcóol;
Risco que irá utilizar (veja a seguir um exemplo da Arte em Vidro);
 
 


 
Prepare o vidro:
Faça uma limpeza no vidro. Remova pó, cola e vestígios de gordura para que a tinta não deslize sobre a superfície, use álcool e deixe secar evitando tocar onde for pintar.
Use transparência:
Use uma folha contendo o desenho que vai ser feito no vidro, (exemplo 1). Você pode deixar a transparência dentro do objeto, se for vaso ou pote, ou ainda colado atrás da superfície do ojeto se for plano, assim se você não tiver tanta prática poderá seguir o desenho feito anteriormente sem erros na hora da aplicação do mesmo no vidro. Para isto, poderá utilizar um marcador permanente de ponta fina a fim de transferir o risco e cobrir o mesmo com tinta relevo.
 
 
Exemplo 1.
  

 Aplicação da tinta no vidro:
Dilua a tinta vitral para dar um efeito de transparência na pintura.
Use um pincel de filamento macio.
Preencha os espaços do desenho formados com o relevo vitral (exemplo 2), usando o verniz vitral nas cores escolhidas, preste atenção para não arrastar a tinta, pois marcará o vidro e após a secagem deixará transparecer as marcas das pinceladas, o que não é apropriado.
O pincel redondo em geral facilita este trabalho uma vez que se deixa carregar bastante quantidade de tinta.
Limpe sempre o pincel com o método adequado para as tintas que você está usando.
Pense na combinação de cores antes de começar, se achar necessário pinte seu risco, com lápis de cor ou de cera antes de aplicar a tinta vitral no objeto de vidro. Assim terá uma noção de como ficará sua peça podendo modificar a escolha de cores caso sinta necessidade.
 
Exemplo 2.
 
 
Finalize a peça:
 
Você tem agora uma peça de vidro pintado. Você pode usar verniz vitral incolor para finalizar o projeto e adicionar uma camada protetora. Isto pode fazer com que as peças durem mais e fiquem bem acabadas. Ele vem com um leve brilho ou um acabamento fosco, que vai fazer com que a peça pareça vidro fosco. Siga as instruções do produto para concluir a peça. Veja a seguir mais umas sugestões de peças finalizadas.
 

                             Hundertwasser Stil - Design New Art       

 
Casa Mundo Decoração
 
 
Reciclando com pintura em vidro
 
 
Arte em Vidro - Falso Vitral
 
Agora que tal você dar vazão a sua imaginação, misture cores, crie desenhos e riscos, utilize os vidros que a cercam em seu dia a dia, recicle, renove, decore, preenchendo o seu mundo de arte!
 
 

                                                   Zodiac - Atelier Fazendo Arte DMC
 
 
 
 
 
A step in to my Imaginations
 

19 comentários:

  1. Lindo!!!
    Amei, ficou lindo e á maneira que fora repassado
    deu para entender .
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delia Corecco Steinernovembro 19, 2012

      Que bom, a intenção é esta mesmo, despertar o artista que existe em cada um de nós! Obrigada por passar por aqui e deixar sua mensagem! Grande abraço!

      Excluir
  2. Adorei !!! Vou tentar reproduzir ;)

    ResponderExcluir
  3. Adorei muito lindo

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu trabalho,Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. DELIA CORECCO STEINERsetembro 09, 2013

    A todos vocês meu muito obrigado pelas palavras, pelo incentivo e pelo carinho.Voltem sempre!

    ResponderExcluir
  6. Estou pensando em fazer detalhes no box e no espelho do banheiro. Ia usar adesivos, mas fiquei com medo de não poder lavar depois. Aí tive a ideia de pintar. Será que dá certo? Pode-se lavar com água e detergente?
    As peças estão lindas, mas poderia explicar melhor o "não arrastar a tinta"?
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delia Corecco Steinersetembro 27, 2013

      Olá Paulinha,
      como vai? O verniz vitral utilizado nas técnicas de pintura em vidro não é resistente a lavagens frequentes, principalmente se usarmos produtos de limpeza.A aplicação é meramente decorativa, assim que eu não recomendaría o uso para o box e espelho, a não ser que os mesmos fiquem como mera peça decorativa, como em um lavábo, por exemplo.Quanto a não arrastar a tinta, quero dizer não espalhar o verniz em pinceladas bruscas ou fazendo pressão na virola do mesmo.Deixe quase que gotejar suavemente, preenchendo os espaços entre os traçados com a pasta relevo vitral.Elas secam completamente em 24h.Qualquer outra dúvida é só dizer, ok. Obrigado pela visita e pelo carinho, bjs.

      Excluir
  7. Olá Délia amei sua arte, parabéns!!
    Estou escrevendo sobre reciclar os vidros e cheguei até aqui e encantei, coloquei a foto de um dos seus trabalhos em meu blog divulgando assim, para que outras pessoas possam conhecer também, espero que não se importe pela divulgação..
    blog:
    http://yaraguim.blogspot.com.br/2013/09/tudo-organizado-com-vidro-fazendo-arte.html?spref=fb

    abços,fique com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, que bom que você gostou.Fico super feliz e agradeço seu carinho.farei uma visita a seu Blog assim que encontrar um tempinho! Bjs no coração.

      Excluir
  8. Olá gostaria de saber se você dá cursos presenciais sobre a técnica de pintura em vidro. A minha mãe amou todas as peças mostradas. Att, Elaine

    ResponderExcluir
  9. Ola , gostei nto da sua tecnica . Pintei uns copos pra agua , totalmente por fora . Gostaria de saber se posso usa-los sendo q vou ter contato com a parte pintada, na boca . Obrigada e Deus t abençoe .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delia Corecco Steinernovembro 25, 2014

      Olá, desculpe mais seu nome não aparece,então não sei como lhe chamar.Obrigado por gostar do meu trabalho e do meu Blog.Volte sempre.
      Olha não acho aconselhável usar os copos para água para consumir qualquer líquido que seja, pois as tintas vitral são meramente decorativas e não tem resistência a serem lavadas com frequência. Porém sugiro que comece a usar as tintas da marca PÉBEO, que podem ser usadas para pintura em porcelana e queimadas a temperaturas de um forno caseiro, fazendo assim que se possa usar os recipientes pintados, ok. Bjs e boas pinturas.

      Excluir
  10. bom dia! Gostaria de saber se esta pintura em vidro rsiste a temperatura d euma lâmpada de 100 watts. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delia Corecco Steiner.fevereiro 11, 2016

      Olá Helena, se você não pintar diretamente sobre a lampada, creio que resiste sim.Tipo se você pintar um objeto de vidro resistente ao calor e depois inserir a lampada no mesmo, creio não haver nenhum problema, de qualquer forma sempre é indicado entrar em contato com o fabricante da tinta vitral que for utilizar para melhor se informar. Obrigado por curtir nosso Blog de arte, seja sempre bem vinda.Um abraço.

      Excluir
  11. Olá! Que lindo o seu trabalho!! Parabéns!
    Tenho um problema sério ao trabalhar com verniz, seja vitral, ou outro. Não consigo fazer com perfeição, sempre escorre e fica horrível.... :-( ...
    Existe alguma técnica para que isso não aconteça?
    Obrigada!

    Nídia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delia Corecco Steineragosto 23, 2016

      Bom dia Nidia,
      obrigado pelo seu comentário aqui, seja sempre bem vinda. Olha,geralmente o problema do verniz escorrer ou ficar "empapado" advém de como é diluído. É preciso seguir direitinho as instruções de diluí-los, e faça isso aos poucos, em um pequeno recipiente, conforme for usando a cor.Use um pincel redondo, macio e se possível tenha um pedaço de vidro ou cerâmica para teste, antes de aplicar na peça desejada. Vão treinando nesta peça teste até que você fique satisfeita com o resultado.Depois ao pintar uma peça deite a mesma e vá pintando por partes, deixe secar e continue.Quando usa o relevo esteja certa de que o mesmo está bem colocado sem aberturas entre um motivo e outro, e deixe secar bem, antes de aplicar as cores. Espero ter ajudado um pouco. Bom trabalho!

      Excluir
  12. Adorei seu trabalho. Vou tentar fazer algumas peças utilizando-me das suas dicas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Justo o que eu procurava sobre vidros pintados

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets