23 de mai de 2013

GATOS & HISTÓRIA DA ARTE II


 
LES CHATS VERT - DELIA CORECCO STEINER
 
  
                "O menor felino é uma obra-prima." - Leonardo da Vinci

Indomável? Esperto? Preguiçoso? Teimoso? Curioso? Inteligênte? Independênte?
Com sua personalidade fascinante e envolvente o gato conquistou seu espaço também no mundo da arte.
GATO MULTICOR - ALDEMIR MARTINS
 
Podemos observá-los igualmente adaptados na casa do camponês e nos salões mais refinados e aristocráticos.
                               MARIANNE JACOBSEN, OIL ON LINEN
 
WHITE CAT - JOHN COOK
 
Confortavelmente instalados fazendo sua “siesta”, pode ser pertinho de um fogão a lenha, ou em uma cadeira Chippendale, para os felinos não fará a menor diferença, uma vez que são eles, o elemento principal de qualquer ambiente.
 
                              CAT ART NOVEAU - DIANE HOEPNER
Por sua natureza, o gato raramente se faz protagonista, muitas vezes, para perceber a sua presença é necessário observar com calma, aguçar o olhar. No entanto, a presença do gato, em particular na pintura, nunca está livre de significados simbólicos permitindo uma leitura transversal através de séculos de obras-primas, quase que uma surpreendente “História da Arte”, com bigodes e cauda.
 
 

WATERCOLOR BY MAJA WRONSKA.
 
                                                   CAT ON EGYPTIAN WALL RELIEF
O comportamento independente, a agilidade e a elegância totalmente características tornam os gatos verdadeiras obras de arte que ganham vida sob nossos olhos. E como tal, são exibidos ao longo da história. Podemos vê-los retratados em pinturas, esculturas e na decoração de interiores.
 
KEES VAN DONGEN - WOMAN WITH CAT.
 
 
 
 
JEAN PIERRE AUGIER - SCULPTURE BRONZE.
 
 
CATS IN DECORATION - LUMINAIRES
 
Muitos artistas têm tentado revelar a alma livre destes misteriosos e belos animais, Hieronymus Bosch, Franz Marc, T. Géricault, Leonardo da Vinci, Rubens, Edouard  Manet, Claude Monet, Renoir, Picasso, Goya, Steinlein, Delacroix, Gauguin e Matisse... A lista é quase infindável.
Vejamos a seguir alguns destes momentos felinos, capturados por grandes artistas:
 HIERONYMUS BOSCH.
 
 CATS ON RED CLOTH - FRANZ MARC.
 
 
                                     TROIS CHATS - FRANZ MARC
THE WHITE CAT - THEODORE GERICAULT
 
LEONARDO DA VINCI - STUDY SHEET WITH CATS
 
 
RUBENS - DANIEL AND THE LIONS
 
EDOUARD MANET - WOMAN WITH A CAT PORTRAIT.
 
RENDEZ VOUS DES CHATS - EDOUARD MANET.
 
 
MAX BECKMAN - STILL - LIFE WITH CATS 1917.
 
CLAUDE MONET - CHAT.
 
 
AUGUSTE RENOIR - JULIE MANET AVEC CHAT.
 
AUGUSTE RENOIR - JEUNE FILLE AVEC CHAT.
 
CAT GRIPPING A BIRD - PABLO PICASSO
 
THE CAT - PICASSO
 
 
FRANSISCO DE GOYA - DON MANUEL OSORIO MANRIQUE DE ZUÑIGA.
 
EUGÉNE DELACROIX - YOUNG TIGER WITH MOTHER.
 
PAUL GAUGUIN - MIMI AND HER CAT.
 
FLOWERS AND CATS - GAUGUIN.
 
 
                                               THÉOPHILE STEINLEN - LE CHAT NOIR
Os gatos têm capturado a imaginação de pessoas comuns e daquelas extraordinárias em todo o mundo desde que eles foram domesticados na pré-história. A seguir, estão alguns exemplos de pessoas famosas que compartilharam suas vidas com e ou foram inspirados por seus companheiros felinos.
JOAN MIRÓ - THE LITTLE CAT
 
JOAN MIRÓ.
 
Joan Miró i Ferrà foi um importante escultor e pintor surrealista catalão.

 
CAT - CELESTINO PIATTI.
 
 
CELESTINO PIATTIA ATELIER/CELESTINO PIATTI.
 
Celestino Piatti (1922-2007) artista, pintor e designer gráfico suíço. Era um ilustrador popular de livros infantis e alcançou sucesso internacional como designer para o "Deutscher Taschenbuch Verlag."
 
III - BALTHUS. LE CHAT AU MIRROIR
 
BALTHUS WITH HIS CAT.

O conde Baltasar Michel Klossoviski de Rola, mais conhecido como Balthus, filho de um historiador de arte e de uma pintora, nasceu em Paris em 29 de Fevereiro de 1908. Balthus tinha uma especial admiração pelos gatos, denominava-se a si próprio de "O Rei dos Gatos". Os primeiros desenhos que publicou, quando tinha apenas doze anos, foram quarenta imagens destes felinos em memória do seu gato Mitsou que tinha morrido. Como disse, com um certo humor um amigo do artista: "os gatos são autodidatas, não se inscrevem na escola de bela-artes. Estudam, observam e aprendem tudo sozinhos." Balthus mostra bem que pertenceu à família dos gatos. Era um autodidata. Os pais recusaram-se a mandá-lo para uma escola de pintura. Ele vangloriava-se disso e dizia que era gato desde a infância.
ANDY WARHOL - BLUE SAM - 1954.
 
ANDY WARHOL IN HIS STUDIO, WITH ROBERT INDIANA AND CATS, 1964.
 
Andrew Warhola conhecido por Andy Warhol (1928 -1987), foi um pintor e cineasta norte americano e se tornou a maior figura do Pop Art. Tanto warhol como sua mãe tinham paixão por gatos, e a todos que tiveram deram o nome de Sam, com exceção de de uma gata batizada de Hester. Como adorava gatos, fez muitas pinturas retratando-os, antes de sua série pop Art em serigrafias, de latas de sopa Campbell, garrafas de Coca-Cola, Marilyn Monroe e Jackie Kennedy.
 
WOMAN, CAT AND STRING - WILL BARNET.
 
WILL BARNET ON HIS STUDIO.
 
Will Barnet, nascido em 25 de maio de 1911 é um artista americano conhecido por suas pinturas, aquarelas, desenhos e gravuras retratando a figura humana e dos animais, tanto em cenas casuais da vida diária como no transcendente mundo dos sonhos.
PIERRE BONNARD - WOMAN WITH CAT.
 
PIERRE BONNARD AND HIS CAT.
 

Pierre Bonnard (03 de Outubro de 1867 - 23 de janeiro de 1947) foi um pintor e gravurista francês, bem como um membro fundador do Les Nabis.
PAUL GAUGUIN - TAHITIAN WOMAN AND CAT.
 

Pintura de Paul Gauguin (1896) que o artista chamou de "Eiaha Ohipa" que significa "não fazer nada", na língua do Taiti. Existe alguém que "não faz nada" melhor do que um gato?

PAUL GAUGUIN.
 

Eugène-Henri-Paul Gauguin foi um pintor francês do pós-impressionismo.

 
                                           HENRI MATISSE - GIRL WITH BLACK CAT.
HENRI MATISSE WITH HIS CATS, MINOUCHE AND COUSSI.
 

Henri-Émile-Benoît Matisse foi um artista francês, conhecido por seu uso da cor e sua arte de desenhar fluida e original. Foi um desenhista, gravurista e escultor, mas é principalmente conhecido como um pintor.
 
CAT AND BIRD - PAUL KLEE.
 
 
PAUL KLEE WITH HIS KITTY, BIMBO.
 

Paul Klee foi um pintor e poeta suíço naturalizado alemão. O seu estilo, grandemente individual, foi influenciado por várias tendências artísticas diferentes, incluindo o expressionismo,  o cubismo, e o surrealismo. "Gato e Pássaro", a tela traz elementos próximos ao universo infantil, como o desenho e a pintura com riscos soltos e livres.

 
FRANZ MARC - TWO RECLINING BLACK CATS.
 
FRANZ MARC.
 

Franz Marc, nascido Franz Moritz Wilhelm Marc, pintor alemão, foi um dos mais influentes representantes do movimento expressionista na Alemanha.
 
CAT AND CRAB ON THE BEACH - PABLO PICASSO.
 
PABLO PICASSO WITH HIS CAT.
 
 

Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso, foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido a poesia. Tinha dois gatos, e fez alguns quadros envolvendo-os.

FRIDA KAHLO - SELF PORTRAIT WITH CAT AND MONKEY.
 
FRIDA KAHLO.
 

Frida Kahlo (Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón) nasceu em 6 de julho de 1907 na casa de seus pais, conhecida como La Casa Azul (A Casa Azul), em Coyoacán, que naquela época era uma pequena cidade nos arredores da Cidade do México. Frida Kahlo teve um gatinho ruivo e ela mesma diz que pintava a sua realidade. Pintou com cores vibrantes em um estilo que foi influenciado pela cultura indígena do México e as influências europeias, incluindo realismo, simbolismo e surrealismo. Muitos de seus trabalhos são auto-retratos que simbolicamente articulam suas próprias dores. Kahlo foi casada com o muralista mexicano Diego Rivera.
 
                                      ALDEMIR MARTINS - GATO COLORIDO.
 
ALDEMIR MARTINS   

Aldemir Martins foi um artista plástico brasileiro, ilustrador, pintor e escultor autodidata, de grande renome e fama no país e exterior. Foi o primeiro brasileiro a ganhar um prêmio na Bienal de Veneza. Adorava gatos retratando-os em muitos de seus quadros.
 
PARIS TROUGH THE WINDOW - MARC CHAGALL
 
  
MARC CHAGALL.
 
Marc Chagall foi um pintor, ceramista e gravurista surrealista judeu russo-francês.
 
LE CHAT  - ALBERTO GIACOMETTI, BRONZE.
 
 
ALBERTO GIACOMETTI WITH HIS CAT.
 

Alberto Giacometti foi um artista suíço que se distinguiu pelas suas esculturas e pinturas expressionistas. Alberto Giacometti esculpiu "le chat" como se o alongasse para ele vir até nós. Disse uma vez que, entre salvar a vida de um só gato ou todas as obras de arte do mundo inteiro, ele salvaria a vida do gato.

 
OLYMPIA - ÉDOUARD MANET.
 
ÉDOUARD MANET.
 
Édouard Manet foi um pintor e artista gráfico francês e uma das figuras mais importantes da arte do século XIX. Os gostos de Manet não vão para os tons fortes utilizados na nova estética impressionista. Quando retratou Olympia, Manet pôs-lhe aos pés um gato preto, que olha como se existisse só para isso e com cuja cauda desenha um altivo ponto de interrogação que resume todas as perguntas do mundo.

 
ART BY ZVIAD GOGOLAURY

Dizem que para se gostar de gatos, animais independentes por natureza, é preciso ter a alma livre, sem essa pretensão humana de se dominar a tudo e a todos. E são assim os artistas, almas livres, capazes de permitirem a criatura, objeto de suas pinturas, tomar conta de seu criador.
 
                            SALVADOR DALI WITH HIS OCELOT, BABOU.


               
                                 “Respeitar o gato é o começo do senso estético.”
                           (Erasmus Darwin).


4 comentários:

  1. Sem sombra de dúvidas um animal belo e intrigante, capaz de deixar sua marca na história quizás na arte...

    ResponderExcluir
  2. Como amo gatos, adorei este seu post muito interessante! Sou fã dos gatos do Aldemir Martins .Adoraria ter um quadro dele na minha sala !!! KKKK... Gostei da escultura do Pierre Augier . Agora eu te pergunto...porque vc. não colocou mais fotos dos seus trabalhos com gatos ???São lindissimos ! Bjs no seu coração

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Que bom que você gostou, por gentileza, coloque o link de onde você vai compartilhar o post "GATOS & HISTÓRIA DA ARTE II" e não deixe de mencionar este Blog do qual você fez o compartilhamento, ok.Grande abraço!

      Excluir

Blogger Wordpress Gadgets