29 de jul. de 2012

BAUERNMALEREI & VOLKSKUNST CH - SENNTUMSMALEREI


BAUERNMALEREI NA SUIÇA

Começamos a perceber que a pintura decorativa Bauernmalerei é encontrada com mais freqüência na Suíça a partir da segunda metade do séc. XII.  No Séc. XVIII já dominavam os motivos ornamentais e os desenhos florais sendo os elementos figurativos e religiosos ainda raros. Os elementos barrocos se juntam à pintura a partir de 1750, principalmente a figura da Rocaille (que significa concha em francês). A partir de 1800, se começa na Suíça a decorar com pintura Bauernmalerei os painéis das portas e dos armários, neles sendo retratados cenas cotidianas, florais e ornamentais, assim como o figurativo.

                                              Pintura floral com Rocaille em armário

                                                   Appenzeller Bauernschrank 1784

A partir de 1850, surge com muita força no cantão Appenzell a “Senntumsmalerei” ou Poya
que é a pintura Bauernmalerei naiv retratando cenas cotidianas dos camponeses (chamados em alemão de “ Bauern” ou “Sennen”)

                                                   Naive Bauernmalerei Schweiz


A “Senntumsmalerei”  surgiu da criatividade do campesinato,  elaborada  por camponeses e agricultores leigos na pintura . Tinham como principais contratantes os próprios donos de fazendas que queriam ver retratado a sua vida cotidiana. Estas representações pictóricas tinham como foco costumes e tradições camponesas, principalmente relacionados ao “Alpaufzug”, que denomina o costume dos camponeses de levarem seu gado  no período entre Maio e Junho dos vales para os Alpes retornando com os mesmos em Agosto/Setembro. Esta tradição é chamada no dialeto suíço de: "Öberefahre", "z'Alp fahre", "Iefahre", "Abefahre" ou "Usefahre".

                                                  Alpaufzug - Babeli Giezendanner


                                           Alpaufzug Schweiz Bauernmalerei naiv


Os camponeses seguem como se fosse em uma procissão , à frente um menininho vestido em trajes camponeses típicos levando um rebanho de cabras brancas do Appenzel. Atrás dele vem o camponês mais importante na hierarquia, trajado típicamente, levando sobre o ombro esquerdo a queijeira/leiteira de madeira esculpida  cujo fundo é removível, chamada de “Fahreimer”, além de outros apetrechos de madeira ricamente ornamentados  que serão utilizados durante a estadia nos Alpes. Atrás dele seguem três vacas, ricamente adornadas,  com grandes sinos “Senntumsschellen” no pescoço. A elas seguem-se  quatro camponeses , um deles em traje típico da região “Volltracht”, e os outros três com o traje típico de domingo “Sonntagstracht, que consiste em calça marrom ou amarela e camisa branca, com um colete vermelho. Atrás deles vem o gado, propriamente dito, e no final da procissão o dono da fazenda e dos animais.


Fahreimer


                                          
                                                           Alpaufzug Appenzell






Esta tradição tão bem retratada pela pintura Bauernmalerei naiv, é mantida em meu país até hoje e é muito bonita de se ver. Faz parte desta tradição, ao chegarem na “Alp” os camponeses se reunirem para cantarem juntos, canções seculares chamadas “Zäuerli”,  que fazem com que ao escutá-las, o coração de qualquer Suíço, principalmente os que vivem no exterior encolher um pouquinho de saudade!

Espero ter podido lhes passar um pouquinho das minhas raízes e das tradições do meu povo.

Tenham todos  uma linda semana!

                            
                                    Alpabfahrten 2010 - Enzler Emil 






                                       "Appenzeller Zäuerli" 
                        authentic ethic singingers in Switzerland Appenzell




3 comentários:

  1. Parabéns minha filha! Muito , muito Interessante! Vc traz para nós um pouco da história folclórica da nossa terra ( praticado até os días de hoje no Appenzell e nos outros cantões da Suiça). Algumas coisas nem eu sabía, como por ex. a 'Senntumsmalerei' ou 'Poya '! Lembra que eu tenho dois quadros pequenos de Bauernmalerei naív do Appenzell ? Presente dos nossos amigos que moran lá. "Mach so witer" !!!
    Um beijo carinhoso da Muetti

    ResponderExcluir
  2. Me emociona a arte, principalmente ligada ao folclore, aos costumes e tradições de um país. E quando este país e sua terra natal, trazendo lembranças boas de infância, então é melhor ainda. Merci vielmal ,gäll!

    ResponderExcluir
  3. Ashkenazimjulho 30, 2012

    Adorei saber um pouquinho mais sobre essa belíssima expressão folclórica que é o Bauernmalerei !!! Parabéns mais uma vez !!!

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets