2 de ago. de 2012

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS - 1º DE AGOSTO



  Festa Nacional da Suíça

Celebrada pela primeira vez no ano de 1891, pela comemoração do 600 aniversário do pacto Federal de 1291, data em que a Suíça foi fundada se referindo ao “Rütlischwur”, pacto feito pelos três cantões primitivos, Uri, Schwyz e Unterwalden[, documentando a aliança eterna entre estes três cantões, chamados também de “cantões do bosque” ( drei Waldstättern), localizados na atual Suíça central. Esta primeira Confederação cresceu através das muitas anexações e alianças até formar a Suíça moderna.


       Rütlischwur 1291

Durante a Idade Média não existia uma festa nacional, eram apenas festejos locais, porém com a criação do Estado Federal e com a finalidade maior de consolidação dos laços entre os diversos cantões se fez necessária a criação de um evento comum. Em 14 de dezembro de 1889 o Conselho Federal Suíço propôs a organização de uma grande festa em todos os cantões, especialmente em Berna, capital do país, esta primeira festa Nacional da Suíça, foi combinada com o 700 aniversário da cidade de Berna.


           Bundesbrief 1291 - Documento do Pacto Federal da aliança eterna entre os três cantões

                           
                                                  
              
                                                                 Cidade de Berna

A primeira festa teve duração de dois dias (1º e 2º dia de agosto de 1891), nesta festa as autoridades Suiças se reuniram no dia 1 de agosto para assistirem um grande evento teatral no cantão de Schwyz, com a participação de 960 figurantes que representaram pela 1ª vez toda a história da Suíça desde sua fundação. Ainda hoje representada neste local.


 Figurantes caracterizados para apresentação


Na segunda parte das festividades comemoradas até hoje, principalmente em “Rütli, perto de Seelisberg na margem esquerda do lago “Vierwaldstättersee”, no cantão de Uri, e também no restante do país se representa a lenda de Guilherme Tell, herói nacional Suiço, as 19:00hs todos os sinos de todas as igrejas da Suiça começam a repicar e fogueiras enormes são acesas nos cumes das montanhas, evocando antigas tradições dos Suíços, pois estas fogueiras eram usadas anteriormente como meios de comunicação. Além dos festejos com comidas típicas, podemos observar apresentações de danças e cantos folclóricos, o tradicional "Fackeleumzug", que consiste em um tipo de procissão onde os participantes adultos e crianças caminham pelas cidades segurando lampiões acesos e cantando, finalizando os festejos com inúmeros fogos de artifício iluminando os céus do país inteiro.




                                Fogos de artifício sobre o rio Reno, Basilea

             



                                     Fogueira em um cume das montanhas Suiças

          


                                 Apresentação de Alphorn - 1º de Agosto - CH

        


                                  Trajes típicos na comemoração do 1º de Agosto

        

                                        Doces e Chocolates para comemorar o 1º de Agosto


Crianças Suiças se preparando para o "Fackeleumzug"



Onde quer que se encontrem no mundo, os Suiços mantêm suas tradições e raízes, festejando o dia 1º de Agosto de forma tradicional. Quero aqui aproveitar e desejar a todos os meus compatriotas um Feliz dia 1º de Agosto, fazendo ainda uma justa homenagem aos meus pais que nunca deixaram esta tradição morrer. Hoje continuo a tradição que repasso para meus filhos.








3 comentários:

  1. Ashkenazimagosto 02, 2012

    Adorei aprender um pouquinho mais sobre esse país tão lindo !!! Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Querida filha, eu adorei esta postagem! Muito, muito interessante! Claro que chorei um pouco! Afinal,e o país aonde eu nascí e passei minha infáncia e juventude. Este amor nunca morre! Obrigada Delia!

    ResponderExcluir
  3. Lindíssima essa comemoração, faz jus ao seu país de origem...

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets