25 de ago. de 2012

ARTE E SUAS CURIOSIDADES- LOTTE REINIGER


Hoje gostaria de trazer para vocês um pouco da arte e da vida de Charlotte Reiniger, mais conhecida como Lotte Reiniger, (1899-1981), cineasta alemã e, posteriormente nacionalizada britânica, que foi pioneira na arte de dar vida ao “Scherenschnitt” ou “Silhoutte” através da animação, ao qual denominou “Silhouettenfilme”. Desde criança demonstrou uma habilidade extraordinária para recortar figuras em papel e animá-las em teatrinhos feitos de caixa de papelão. Quando o cinema surgiu, Lotte ficou maravilhada com os filmes de George Méliès.

                                                           CHARLOTTE REINIGER

Na adolescência  participou de uma conferência do diretor Paul Wegener sobre os efeitos especiais usados em “Der Golem “, e ficou entusiasmada com seus comentários que destacavam  as fantásticas possibilidades de animação. A partir desse momento resolveu chamar a atenção do diretor, vindo a inscrever-se  no grupo de teatro de atores de Max Reinhardt,   que pertencia a   Paul Wegener . Lotte queria tanto fazer cinema que começou desenhando cenários de teatro e figurinos.
 
Aos dezesseis anos, Lotte já trabalhava no cinema alemão fazendo cartelas para os filmes fantásticos de Wegener utilizando a arte das silhuetas. Em 1918, Wegener a apresentou a um grupo de jovens talentosos (Walter Ruttman, Berthold Bartosch, Hans Richter, Carl Koch), que haviam montado um estúdio para produzir filmes científicos e experimentais, recomendando que eles a engajassem em suas produções. O primeiro filme de Lotte neste estúdio foi “Das Ornament des verliebten Herzens (1919” ), feito com a técnica de animação de silhuetas que havia desenvolvido. O pequeno filme de cinco minutos foi exibido nos cinemas e encantou as platéias.
 
 
Em 1921 Lotte casou-se com Carl Koch e abriu com ele um estúdio de animação especializado em animação de sombras. Lotte desenhava, recortava, dobrava e animava as figurinhas de cartolina enquanto Koch operava a câmera. Fizeram assim diversos filmes publicitários com silhuetas animadas para marcas de nanquim, chocolate e pó compacto, como o encantador Das Geheimnis der Marquise (O segredo da marquesa, 1922), onde o segredo da sedução exercida pela marquesa era o emprego noturno do creme Nívea.
 
                                                         NIVEA COMMERCIAL

A oportunidade de ouro lhe foi concedida em 1923, por um grande admirador de sua arte, o banqueiro judeu, Louis Hagen, que financiou seu primeiro Longa metragem intitulado “ Die Abenteuer des Prinzen Achmed”- As Aventuras do Principe Achmed.  Adaptado de contos de As mil e uma noites, o filme utilizava, além da animação de silhuetas, técnicas de animação em areia e cera cortada (desenvolvidas por Ruttmann). Para combinar essas diferentes técnicas, Lotte construiu uma inovadora câmera multiplana, capaz de separar a camada do background das camadas da frente, obtendo com isso um efeito tridimensional. Este filme de animação foi criado a partir de 300’000 imagens individuais, e foi dedicado aos seus filhos.
 
 
                                          TRECHO DO FILME DE ANIMAÇÃO
                                           DIE ABENTEUER DES PRINZEN ACHMED


Viria a fugir da Alemanha Nazista em 1933, vindo a se refugiar na Inglaterra de onde se tornou mais tarde cidadã. Na Inglaterra onde permaneceu durante e depois da guerra, criou animações em sombras para filmes publicitários para a BBC, a American TV e outros patrocinadores.Ainda criou curtas-metragens baseadas em contos dos Irmãos Grimm, que ainda hoje permanecem como exemplos fundamentais de genialidade, dedicação e rigor. Conheceu também John Grierson, do General Post Office Film Unit (GPO), que a convidou para fazer um filme em silhuetas para a campanha de Natal dos correios.


Com o advento do som, Lotte Reiniger fez uma série de animações curtas com trilhas de Mozart. Amava este compositor e sua música, sendo ambos, fios condutores de sua vida, segundo ela, refugiava-se  neste mundo de sons em momentos chave de sua existência a fim de lhe ser possível continuar oferecendo ao mundo sua arte pessoal.
 
 
                           Lotte Reiniger - Ten Minute Mozart (1930)
Lotte Reiniger foi a primeira mulher a destacar-se na arte da animação. Dedicou sua vida a animar silhuetas recortadas em cartolina preta sobre uma placa de vidro transparente, iluminada por baixo. Algumas de suas obras foram destruídas pelos nazistas durante a guerra, mas muitas sobreviveram. Essas animações falam-nos de uma dimensão imponderável que nos abriga contra a violência do mundo. Uma tesoura mágica conduz-nos por florestas de luzes e sombras até o reino mítico de Reiniger, onde habitam monstros de cartolina, príncipes de papel e fadas de seda.
 
 
 
O cineasta francês e amigo, Jean Renoir viria a dizer dela: “Ela nasceu com a magia nas mãos”.
 








                         John Isaacs - The Art of Lotte Reiniger (1970)
                                            Documentary

3 comentários:

  1. Einfach fantastisch, Delia! 'Das Geheimnis der Marquise' fuer Nivea (que comercial!), 'die Abenteuer des Prinzen Achmed ' fuehren mich in meine Jugendzeit zurueck, als ich 'Tausend und eine Nacht' gelesen habe und die '10 Minuten Mozart', einfach toll.Danke fuer dieses Geschenk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delia Corecco Steineragosto 26, 2012

      Merci dir für d'Bsüechli!!!!

      Excluir
  2. Belíssimo post!!!
    Lotte Reiniger é uma artista e tanto, seu talento é incontestável...
    Pena que propagandas realizadas artesanalmente, como esta da Nivea, não recebam mérito nem incentivo aqui no Brasil! Já não se fazem mais anúncios como os de antigamente...

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets