19 de ago de 2012

PINTURA DECORATIVA & FOLCLÓRICA - TROMPE L'OEIL


                                                TROMPE L'OEIL A QUÉBEC VILLE


Trompe l’oeil é uma palavra francesa que traduzida ao pé da letra significa “enganar o olho”, trata-se de uma técnica de Pintura Decorativa, que visa iludir o olhar, brincando com as perspectivas e efeitos ópticos. Geralmente são pinturas murais realistas criadas deliberadamente para oferecer uma perspectiva falsa, ilusória da realidade. A imagem representada cria em quem está observando a ilusão de que ele está diante de um objeto real. O objetivo, portanto, é alterar a percepção de quem vê a obra. Estas pinturas podem ser feitas em interiores, representando desde móveis e objetos de decoração até paisagens vistas por janelas, como podem vir a decorar muros externos, dando a impressão falsa de paisagens e de  objetos arquitetônicos.



                 TROMPE L'OEIL SIMULANDO VARANDA E VISTA PANÔRAMICA


              TROMPE L'OEIL MURAL EXTERNO SIMULANDO ARQUITETURA E PAISAGEM


Esta pintura, também conhecida por Art Faux, é ainda recriada em móveis e objetos de decoração a fim de dar a impressão de serem de outro material que não o original, assim uma mesa de madeira pode aparentar ter um tampo de granito, apenas por uma pintura Trompe L’oeil.

                                         TAMPO DE MESA SIMULANDO MÁRMORE

                       
                                  FAUX FINISH SIMULANDO ENTALHE EM MADEIRA


Embora a expressão tivesse sua origem no período barroco, onde os artistas a usavam muito, a técnica em si era antiga, já conhecida dos gregos e romanos, e utilizada em murais, como por exemplo, os de Pompéia e Herculano(Itália).

             TROMPE L'OEIL TÉCNICA FRESCO CIDADE DE HERCULANO ITALIA



             TROMPE L'OEIL TÉCNICA FRESCO RESIDÊNCIA EM POMPÉIA

Com o superior entendimento das técnicas de desenho e perspectiva alcançados após o Renascimento, os artistas passaram a usar essas técnicas em seus trabalhos, explorando os limites entre imagem e realidade. Cúpulas ou Domos de Igrejas eram naquela época locais bastante usados para reproduzir a técnica do Trompe L’oeil, retratando principalmente cenas religiosas. Como exemplo podemos citar Correggio , como era conhecido o pintor italiano Antônio Allegri,  que reproduziu nesta técnica a sua visão da “ Ascensão da Virgem” no Domo da Catedral de Parma , onde visualmente dá a impressão de ir abrindo metaforicamente o espaço interno da Igreja para o céu.


                       CÚPULA DO DOMO DA CATEDRASL DE PARMA ,POR COREGGIO

A técnica Trompe L’oeil  foi amplamente utilizado no cinema, até a aparição dos efeitos especiais digitais.  Desde a similação de uma visão exterior da vista de uma janela ou varanda, até a imitação de cenas e paisagens externas completas reproduzidas geralmente em murais de madeira e também largamente utilizados em peças teatrais,e apresentações de dança. Este tipo de arte chamamos em alemão de “Kulissen ou de Bühnenbilder”,   “ Toille de Fond “ em francês e  “Cenários” em português.

                                     BÜHNENBILDER THEATER SCHRATTENBERG


      TROMPE L'OEIL KULISSE FILMADA POR LENTE CINEMA SCOPE USADA EM 1953
       PELA  TWENTIETH CENTURY FOX


                               BÜHNENBILD PARA BALLET BOLSHOI

O Trompe L’oeil também é aplicado na Moda.  Essa moda surgiu em 1930, pelas mãos da estilista italiana Elsa Schiaparelli, amiga de artistas como o Salvador Dalí, que foi influenciada pelo surrealismo.

                                               Elsa Schiaparelli

                                                            CRIAÇÕES DE ElSA SCHIAPARELLI

O TrompeLl’oeil na moda consiste basicamente em simular elementos que não estão ali de verdade através de desenhos nas roupas. Esses elementos podem ser um corte diferenciado, uma peça de roupa, uma jóia ou bijuteria, laços e botões e o que mais a imaginação do estilista permitir. Vale tudo para dar um toque de brincadeira à peça.






EXEMPLOS DE TROMPE L'OEIL DA MODA CONTEMPORÂNEA

A mais antiga pintura panorâmica do mundo pintada na técnica do Trompe L’oeil, comemorou há pouco tempo seu 200° aniversário. Em Thun, cidade ao sul de Berna, próxima dos Alpes, um grande mural , retratando Thun em uma ensolarada manhã em 1809 está escondido em um discreto prédio redondo. O mural panorâmico do pintor Marquard Wocher mede 7,5 x 38,3 metros e é extremamente detalhista. Lá e cá chama ele atenção aos pequenos detalhes, que só surgem após a segunda ou terceira olhada. Por exemplo, algumas mulheres lavando roupas no rio Aare. Mais de 300 pessoas podem ser vistas nela nas mais diferentes situações. Várias delas aparecem na sacada de janelas. Algumas olham diretamente na direção do pintor. Um pequeno detalhe: Marquard Wocher também se imortalizou no panorama, porém de costas. o mundo inteiro existem apenas 21 pinturas panorâmicas feitas antes de 1900.












Hoje em dia a técnica do Trompe L’oeil é utilizada por artistas “Realistas ou Hiper realistas”, técnica de pintura que tem efeito semelhante a uma fotografia, enganando assim mais uma vez os sentidos, fazendo nossos olhos perceber o que de fato não é real, como realidade.


                                             BUTTERFLY BY JULIAN BEEVER


                                                     JULIAN BEEVER AT WORK


EDGAR GROHE HIPERREALISM MURAL PAINTING




                             DEDICATION BY EDGAR GROHE/ MURAL PAINTING


Para alcançar a beleza perfeita, imitando a realidade, abrindo espaços, embelezando cidades, para provocar o espectador, o Trompe L’oeil, as ilusões de ótica na pintura, nos ensinam outra realidade possível , uma realidade paralela ao que enxergamos. Se você quer se deixar enganar, se que enxergar esta outra realidade que brinca com a perspectiva, simulando espaços, bem-vindo à arte! Posicione-se no ângulo certo e você será devidamente tomado e ludibriado pelos efeitos do TrompeLl'oeil e da  Anamorfose¹.




¹Anamorfose é um efeito de perspectiva utilizado nas artes visuais para forçar o observador a se colocar sob um determinado ponto de vista, o único a partir do qual o elemento recupera uma forma proporcionada e clara

Desejo a todos uma ótima semana!

10 comentários:

  1. Ashkenazimagosto 20, 2012

    Amei o post !!! Muito interessante !!! Uma ótima semana pra ti também !!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do tema! Continue nos inspirando com estas postagens maravilhosas!

    ResponderExcluir
  3. Bem legal o tema, fiferente e divertido!
    Adorei as fotos...

    ResponderExcluir
  4. Que pesquisa maravilhosa , Delia! Parabéns e obrigada ! É super interessante! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei, é fascinate parece mesmo real...
    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do post e veio a calhar, já que estou começando da estudar Faux Finish. Abraço e obrigada pela contribuição.

    ResponderExcluir
  7. Querida Soraya, fico feliz empoder contribuir nem que seja apenas um bocadinho.Obrigada pela visita e volte sempre! Bjs

    ResponderExcluir
  8. gostei do post mas tive muita dificuldade para ler....

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets