31 de ago. de 2012

PERSONALIDADES - MARIA MONTESSORI

       
                                                          MARIA MONTESSORI


                                       "O potencial de aprender está em cada um de nós"


Maria Montessori - médica e educadora nasceu na Itália, em 1870 e morreu em 1952, na Holanda.


Foi a primeira mulher a se formar em medicina na Universidade de Roma. Aos 25 anos começou a se dedicar ao estudo de crianças portadoras de deficiências e por isso banida da sociedade.
Com o passar dos anos, constatou deficiências na educação de seu tempo e passou a utilizar seu método em crianças comuns, em escolas regulares, obtendo um excelente resultado.

 O Método Montessori foi difundido através da "Pedagogia Cientifica", síntese das suas idéias sobre educação; seu campo de trabalho foi a escola criada por ela em um bairro de operários chamada "Casa dei Banbini", onde aplicou seu modelo de ensino, contrariando os procedimentos tradicionais adotados na época.

 O Método Montessori foi um dos primeiros métodos ativos quanto à criação e aplicação, tendo, como principal objetivo, as atividades motoras e sensoriais.


Hoje dia 31 de Agosto, comemoramos 142 anos desde o nascimento da Educadora , aqui fica nossa homenagem .



             "Ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesma."
   (Maria Montessori)

30 de ago. de 2012

2'000 VISITAS


Agradeço a todos que por aqui passaram,pela preciosa visita e pelos comentários. Espero podermos seguir juntos por muito tempo.

Thanks to all who passed through here, for the precious visit and comments. I hope we can go together for long.

Gracias a todos los que pasaron por aquí, por la visita preciosa y comentarios. Espero poder ir juntos por mucho tiempo.


Merci à tous ceux qui sont passés par ici, pour la visite précieux et commentaires. J'espère que nous pourrons aller ensemble pour longtemps.

Danke an alle, die hier reingeschaut haben, für den kostbaren Besuch und die Kommentare. Ich hoffe Euch alle hier wiederzutreffen.

Merci aune wo hie schnell hei inneglueget, für Eure Bsuech u für e Kommentar.Hoffe Euch aui hie wiederstreffe.

29 de ago. de 2012

NATUREZA FAZENDO ARTE - VERDE QUE ME INSPIRA VERDE

                                    
                                                               Meu pequeno  Paraíso


         É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.
      Victor Hugo
 

                                                            Noite enluarada


Que o contato com a natureza faz bem ao espírito, todos sabemos.
Dizem os filósofos que observar a natureza é ter um vislumbre do verdadeiro sentido da vida.
Quantas vezes paramos para observar a natureza a nossa volta? Observar é diferente de apenas olhar, o ato de observar a natureza abre nossas mentes para novas idéias, nos faz respirar no ritmo da terra, nos traz sons e aromas, preenchendo nossa alma de cores e de  harmonia


                                                                    Helicônias


Sempre senti uma necessidade intensa de me cercar de vegetação, andar descalça, pé no chão estar com as mãos na terra plantando. A cada dia um presente novo, poder observar e dar as boas vindas aos diversos visitantes em meu jardim, além é claro de ter pertinho de mim, meus amigos inseparáveis, que foram chegando e ficando. Uns viraram estrelas no firmamento e deixaram saudades, os outros ainda continuam por aqui, alegrando meu viver.
Sentar em meu atelier, em meio a este paraíso verde tem sido minha inspiração diária que de alguma forma se reflete em meus trabalhos.

            

                                                                 Rosa Madeira


                                                                         Mussaenda

 
 Visitantes -Ninho de Bentevizinho
 
 
 

                                          Novo trio no meu jardim - Bentevizinhos


                                             Outra mamãe -  Sabiá Laranjeira


                                     A Rolinha escolheu este vasinho para seus filhotes


                                           Mais um pouco de maternidade - Rolinha




 
Brasileirinho em flor
 
 

                                                         Chiara, amiga inseparável
 
 

                                              Zhoran - só amor e teimosia.
 
 
Mel, mimo da familia
 
 
Simba, fidelidade é seu apelido.
 

                                                          Sua Majestade, Nefertiti.


                                            Greg, é ranzinza mais é minha paixão


                                                Steward, virou estrelinha! Saudades

Saudades também de Lucky, Sol, Lailah, Pongo e Shadow e de todos os
que em minha vida foram passando, iluminando os meus dias com sua amizade!
 


                                                                    Bouganville

Tenham todos uma linda semana, cerquem-se de verde, aprendam a olhar e enxergar os pequenos milagres diários que nos envolvem, dêem boas vindas a amizade incondicional dos animais e trilhem sempre um caminho de luz!



 
 

25 de ago. de 2012

ARTE E SUAS CURIOSIDADES- LOTTE REINIGER


Hoje gostaria de trazer para vocês um pouco da arte e da vida de Charlotte Reiniger, mais conhecida como Lotte Reiniger, (1899-1981), cineasta alemã e, posteriormente nacionalizada britânica, que foi pioneira na arte de dar vida ao “Scherenschnitt” ou “Silhoutte” através da animação, ao qual denominou “Silhouettenfilme”. Desde criança demonstrou uma habilidade extraordinária para recortar figuras em papel e animá-las em teatrinhos feitos de caixa de papelão. Quando o cinema surgiu, Lotte ficou maravilhada com os filmes de George Méliès.

                                                           CHARLOTTE REINIGER

Na adolescência  participou de uma conferência do diretor Paul Wegener sobre os efeitos especiais usados em “Der Golem “, e ficou entusiasmada com seus comentários que destacavam  as fantásticas possibilidades de animação. A partir desse momento resolveu chamar a atenção do diretor, vindo a inscrever-se  no grupo de teatro de atores de Max Reinhardt,   que pertencia a   Paul Wegener . Lotte queria tanto fazer cinema que começou desenhando cenários de teatro e figurinos.
 
Aos dezesseis anos, Lotte já trabalhava no cinema alemão fazendo cartelas para os filmes fantásticos de Wegener utilizando a arte das silhuetas. Em 1918, Wegener a apresentou a um grupo de jovens talentosos (Walter Ruttman, Berthold Bartosch, Hans Richter, Carl Koch), que haviam montado um estúdio para produzir filmes científicos e experimentais, recomendando que eles a engajassem em suas produções. O primeiro filme de Lotte neste estúdio foi “Das Ornament des verliebten Herzens (1919” ), feito com a técnica de animação de silhuetas que havia desenvolvido. O pequeno filme de cinco minutos foi exibido nos cinemas e encantou as platéias.
 
 
Em 1921 Lotte casou-se com Carl Koch e abriu com ele um estúdio de animação especializado em animação de sombras. Lotte desenhava, recortava, dobrava e animava as figurinhas de cartolina enquanto Koch operava a câmera. Fizeram assim diversos filmes publicitários com silhuetas animadas para marcas de nanquim, chocolate e pó compacto, como o encantador Das Geheimnis der Marquise (O segredo da marquesa, 1922), onde o segredo da sedução exercida pela marquesa era o emprego noturno do creme Nívea.
 
                                                         NIVEA COMMERCIAL

A oportunidade de ouro lhe foi concedida em 1923, por um grande admirador de sua arte, o banqueiro judeu, Louis Hagen, que financiou seu primeiro Longa metragem intitulado “ Die Abenteuer des Prinzen Achmed”- As Aventuras do Principe Achmed.  Adaptado de contos de As mil e uma noites, o filme utilizava, além da animação de silhuetas, técnicas de animação em areia e cera cortada (desenvolvidas por Ruttmann). Para combinar essas diferentes técnicas, Lotte construiu uma inovadora câmera multiplana, capaz de separar a camada do background das camadas da frente, obtendo com isso um efeito tridimensional. Este filme de animação foi criado a partir de 300’000 imagens individuais, e foi dedicado aos seus filhos.
 
 
                                          TRECHO DO FILME DE ANIMAÇÃO
                                           DIE ABENTEUER DES PRINZEN ACHMED


Viria a fugir da Alemanha Nazista em 1933, vindo a se refugiar na Inglaterra de onde se tornou mais tarde cidadã. Na Inglaterra onde permaneceu durante e depois da guerra, criou animações em sombras para filmes publicitários para a BBC, a American TV e outros patrocinadores.Ainda criou curtas-metragens baseadas em contos dos Irmãos Grimm, que ainda hoje permanecem como exemplos fundamentais de genialidade, dedicação e rigor. Conheceu também John Grierson, do General Post Office Film Unit (GPO), que a convidou para fazer um filme em silhuetas para a campanha de Natal dos correios.


Com o advento do som, Lotte Reiniger fez uma série de animações curtas com trilhas de Mozart. Amava este compositor e sua música, sendo ambos, fios condutores de sua vida, segundo ela, refugiava-se  neste mundo de sons em momentos chave de sua existência a fim de lhe ser possível continuar oferecendo ao mundo sua arte pessoal.
 
 
                           Lotte Reiniger - Ten Minute Mozart (1930)
Lotte Reiniger foi a primeira mulher a destacar-se na arte da animação. Dedicou sua vida a animar silhuetas recortadas em cartolina preta sobre uma placa de vidro transparente, iluminada por baixo. Algumas de suas obras foram destruídas pelos nazistas durante a guerra, mas muitas sobreviveram. Essas animações falam-nos de uma dimensão imponderável que nos abriga contra a violência do mundo. Uma tesoura mágica conduz-nos por florestas de luzes e sombras até o reino mítico de Reiniger, onde habitam monstros de cartolina, príncipes de papel e fadas de seda.
 
 
 
O cineasta francês e amigo, Jean Renoir viria a dizer dela: “Ela nasceu com a magia nas mãos”.
 








                         John Isaacs - The Art of Lotte Reiniger (1970)
                                            Documentary

19 de ago. de 2012

PINTURA DECORATIVA & FOLCLÓRICA - TROMPE L'OEIL


                                                TROMPE L'OEIL A QUÉBEC VILLE


Trompe l’oeil é uma palavra francesa que traduzida ao pé da letra significa “enganar o olho”, trata-se de uma técnica de Pintura Decorativa, que visa iludir o olhar, brincando com as perspectivas e efeitos ópticos. Geralmente são pinturas murais realistas criadas deliberadamente para oferecer uma perspectiva falsa, ilusória da realidade. A imagem representada cria em quem está observando a ilusão de que ele está diante de um objeto real. O objetivo, portanto, é alterar a percepção de quem vê a obra. Estas pinturas podem ser feitas em interiores, representando desde móveis e objetos de decoração até paisagens vistas por janelas, como podem vir a decorar muros externos, dando a impressão falsa de paisagens e de  objetos arquitetônicos.



                 TROMPE L'OEIL SIMULANDO VARANDA E VISTA PANÔRAMICA


              TROMPE L'OEIL MURAL EXTERNO SIMULANDO ARQUITETURA E PAISAGEM


Esta pintura, também conhecida por Art Faux, é ainda recriada em móveis e objetos de decoração a fim de dar a impressão de serem de outro material que não o original, assim uma mesa de madeira pode aparentar ter um tampo de granito, apenas por uma pintura Trompe L’oeil.

                                         TAMPO DE MESA SIMULANDO MÁRMORE

                       
                                  FAUX FINISH SIMULANDO ENTALHE EM MADEIRA


Embora a expressão tivesse sua origem no período barroco, onde os artistas a usavam muito, a técnica em si era antiga, já conhecida dos gregos e romanos, e utilizada em murais, como por exemplo, os de Pompéia e Herculano(Itália).

             TROMPE L'OEIL TÉCNICA FRESCO CIDADE DE HERCULANO ITALIA



             TROMPE L'OEIL TÉCNICA FRESCO RESIDÊNCIA EM POMPÉIA

Com o superior entendimento das técnicas de desenho e perspectiva alcançados após o Renascimento, os artistas passaram a usar essas técnicas em seus trabalhos, explorando os limites entre imagem e realidade. Cúpulas ou Domos de Igrejas eram naquela época locais bastante usados para reproduzir a técnica do Trompe L’oeil, retratando principalmente cenas religiosas. Como exemplo podemos citar Correggio , como era conhecido o pintor italiano Antônio Allegri,  que reproduziu nesta técnica a sua visão da “ Ascensão da Virgem” no Domo da Catedral de Parma , onde visualmente dá a impressão de ir abrindo metaforicamente o espaço interno da Igreja para o céu.


                       CÚPULA DO DOMO DA CATEDRASL DE PARMA ,POR COREGGIO

A técnica Trompe L’oeil  foi amplamente utilizado no cinema, até a aparição dos efeitos especiais digitais.  Desde a similação de uma visão exterior da vista de uma janela ou varanda, até a imitação de cenas e paisagens externas completas reproduzidas geralmente em murais de madeira e também largamente utilizados em peças teatrais,e apresentações de dança. Este tipo de arte chamamos em alemão de “Kulissen ou de Bühnenbilder”,   “ Toille de Fond “ em francês e  “Cenários” em português.

                                     BÜHNENBILDER THEATER SCHRATTENBERG


      TROMPE L'OEIL KULISSE FILMADA POR LENTE CINEMA SCOPE USADA EM 1953
       PELA  TWENTIETH CENTURY FOX


                               BÜHNENBILD PARA BALLET BOLSHOI

O Trompe L’oeil também é aplicado na Moda.  Essa moda surgiu em 1930, pelas mãos da estilista italiana Elsa Schiaparelli, amiga de artistas como o Salvador Dalí, que foi influenciada pelo surrealismo.

                                               Elsa Schiaparelli

                                                            CRIAÇÕES DE ElSA SCHIAPARELLI

O TrompeLl’oeil na moda consiste basicamente em simular elementos que não estão ali de verdade através de desenhos nas roupas. Esses elementos podem ser um corte diferenciado, uma peça de roupa, uma jóia ou bijuteria, laços e botões e o que mais a imaginação do estilista permitir. Vale tudo para dar um toque de brincadeira à peça.






EXEMPLOS DE TROMPE L'OEIL DA MODA CONTEMPORÂNEA

A mais antiga pintura panorâmica do mundo pintada na técnica do Trompe L’oeil, comemorou há pouco tempo seu 200° aniversário. Em Thun, cidade ao sul de Berna, próxima dos Alpes, um grande mural , retratando Thun em uma ensolarada manhã em 1809 está escondido em um discreto prédio redondo. O mural panorâmico do pintor Marquard Wocher mede 7,5 x 38,3 metros e é extremamente detalhista. Lá e cá chama ele atenção aos pequenos detalhes, que só surgem após a segunda ou terceira olhada. Por exemplo, algumas mulheres lavando roupas no rio Aare. Mais de 300 pessoas podem ser vistas nela nas mais diferentes situações. Várias delas aparecem na sacada de janelas. Algumas olham diretamente na direção do pintor. Um pequeno detalhe: Marquard Wocher também se imortalizou no panorama, porém de costas. o mundo inteiro existem apenas 21 pinturas panorâmicas feitas antes de 1900.












Hoje em dia a técnica do Trompe L’oeil é utilizada por artistas “Realistas ou Hiper realistas”, técnica de pintura que tem efeito semelhante a uma fotografia, enganando assim mais uma vez os sentidos, fazendo nossos olhos perceber o que de fato não é real, como realidade.


                                             BUTTERFLY BY JULIAN BEEVER


                                                     JULIAN BEEVER AT WORK


EDGAR GROHE HIPERREALISM MURAL PAINTING




                             DEDICATION BY EDGAR GROHE/ MURAL PAINTING


Para alcançar a beleza perfeita, imitando a realidade, abrindo espaços, embelezando cidades, para provocar o espectador, o Trompe L’oeil, as ilusões de ótica na pintura, nos ensinam outra realidade possível , uma realidade paralela ao que enxergamos. Se você quer se deixar enganar, se que enxergar esta outra realidade que brinca com a perspectiva, simulando espaços, bem-vindo à arte! Posicione-se no ângulo certo e você será devidamente tomado e ludibriado pelos efeitos do TrompeLl'oeil e da  Anamorfose¹.




¹Anamorfose é um efeito de perspectiva utilizado nas artes visuais para forçar o observador a se colocar sob um determinado ponto de vista, o único a partir do qual o elemento recupera uma forma proporcionada e clara

Desejo a todos uma ótima semana!

15 de ago. de 2012

RECICLAGEM & COSTUMIZAÇÃO

ANTES & DEPOIS - BAUERNMALEREI




Sempre achei que há beleza em tudo que nos rodeia, basta apenas que saibamos enxergá-la! Tenho quase que uma necessidade em modificar aquilo que vejo transformando-lhe a energia. Assim cadeiras encontradas no meio da rua, porque alguém não as queria mais, móveis usados, objetos antigos de decoração e outros como latinhas, vasos, cerâmicas, telhas, enfim tudo que poderia vir a sofrer uma transformação; criando, recriando, customizando, inventando, colorindo, foram sofrendo uma releitura, trazendo-os para o contemporâneo ou fazendo com que pareçam peças antigas. Aqui um dos armários que adquiri com a minha casa, no “antes” já lixado e pintado de branco, no “depois” com pátina aplicada e pintura de Bauernmalerei.




                                                                          "antes"


                                                                       "depois"

Blogger Wordpress Gadgets