15 de out. de 2012

DIA DO PROFESSOR - HYPATIA DE ALEXANDRIA


                            A VERDADEIRA MORTE É A IGNORÂNCIA. (PITÁGORAS)

Em 370 d.C Hipátia nasce em Alexandria, Egito, o centro cultural do ocidente na época. Era filha do matemático Theon de Alexandria. Encorajada pelo pai, estudou Matemática e Astronomia na Academia, em Alexandria, onde se tornou professora depois de visitar a Grécia e a Itália, ali seu raciocínio elevado impressionou todos que a conheceram.

 
 
 

Aos trinta anos, torna-se diretora da Academia e escreve comentários sobre trabalhos matemáticos existentes. Seu trabalho é conhecido pela correspondência que trocou com o professor Sinésio de Cirene. Ela desenvolveu um Hidrômetro (instrumento para medir o peso específico dos líquidos) e um Astrolábio (para uso na Astronomia e na navegação). Embora muito admirada pela inteligência, sua adesão à idéia de um universo regido pelas leis da matemática fez dela uma herética para os chefes cristãos. Em Alexandria o político romano Orestes admira o trabalho de Hipátia, mas sua rivalidade com o bispo Cirilo exacerba a discórdia a respeito dela.

 
 
 
Aos 45 anos, num dia em que voltava para casa numa carruagem, Hipátia foi detida por um grupo enorme de monges, arrastada para dentro da igreja e torturada até a morte. Seu corpo foi esquartejado e queimado. Cirilo torna-se patriarca de Alexandria e começa a perseguir os judeus e seguidores dos ensinamentos do filósofo grego Platão (427 a.c.-347 a.c.).
 
 
                                   The School of Athens, Raffaello Santi (1483-1520)

Fica aqui minha homenagem não apenas a esta mulher corajosa, inteligente e grande mestra, mas também a todos aqueles que fizeram da arte de ensinar uma arte. Um Feliz Dia dos Professores.

5 comentários:

  1. Impressionante e inspirador...
    Uma mulher corajosa, que em uma época remota, soube usufuir da maior arma conta a injustiça e a corrupção: o conhecimento.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. DELIA CORECCO STEINERoutubro 15, 2012

    Feliz daquele que como mestre sabe inspirar seus discípulos fazendo-os adeptos do livre pensar!

    ResponderExcluir
  3. Fantástica esta sua postagem, Delia ! Aliàs, como sempre! Imaginando que esta mulher corajosa e super intelligente foi morta desta maneira e ainda por monges....Desde que eu a 'conhecí' através de vc., sou fã dela! Bjs

    ResponderExcluir
  4. O conhecimento é um dom ofertado á poucos... Hipátia era portadora desse dom, e como muitos gênios, foi incompreendida pela sociedade de sua época... Adorei conhecê-la um pouco mais, parabéns !!!

    ResponderExcluir
  5. Delia Corecco Steineroutubro 16, 2012

    Obrigada de coração pelos comentários tão generosos!Sugiro a todos assistirem o filme "Àgora", pode ser alugado em qualquer locadore e fala um bocadinho mais sobre a vida desta mulher exemplar! Boa semana a todos!

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets