Bordadeira – pintura de Masha Kurbatova
O Bordado foi um dos meios artísticos encontrados para
retratar em tecidos o descobrir das luzes, o dar forma aos movimentos
revelando-lhe seus aspectos, evidenciando as cores e matizes da natureza. Ontem e hoje bordam-se telas em diferentes tamanhos e com diferentes materiais, repetindo no
bordado às qualidades cromáticas da pintura, a partir da percepção da natureza.
Neste exemplo o bordado evoca a lembrança das pinturas em antigos vasos chineses e retrata um ganso chinês em toda sua beleza. Observe o detalhe das penas.
Antique Japanese Purple Silk Padded Satin Stitch Embroidery.
Under
the sea embroidery - Arthur Ridley.
Como pudemos observar anteriormente (A ARTE DO BORDADO E UM
POUCO DE SUA HISTÓRIA. PARTE I) a arte
do bordado é quase tão antiga quanto às civilizações e nos acompanha desde
então, como meio de expressão artística e cultural assim como arte decorativa.
É a partir do século VII, porém, que o interesse pelo
bordado se ampliou tornando-se também mais contínuo no Ocidente. Nos séculos
seguintes, sua prática intensificou-se, a ponto de abadias e mosteiros se
transformarem em verdadeiras oficinas de artesanato. As rainhas e suas damas
também se dedicavam ao bordado. Em breve apareceram brasões, escudos e pendões
bordados a cores e em ouro e prata. No século XVI, difundiu-se o costume de
bordar cenas semelhantes a pinturas, reproduzindo temas religiosos, históricos.
Two
odalisques embroidering, 1754, copied from a painting by Carle van Loo.
The
Coronation Mantle of Roger II of Sicily, silk dyed with kermes and embroidered
with gold thread and pearls. Royal Workshop, Palermo, Sicily, 1133–34.
St_Laurentius
Mantel in Gold bestickt - XIX Jahrhundert.
Gown
of Empress Matilda. Empress Matilda (c. 7 February 1102 – 10 September 1167),
also known as Matilda of England.
This
embroidered portrait miniature, Portrait of Charles I, is one of the most
beautifully executed examples of professional embroidery from the seventeenth
century.
Scenes
from the Life of Abraham, mid-17th century. Biblical narratives were extremely
popular subjects for seventeenth-century pictorial embroideries.
A tridimensionalidade do bordado e do uso criativo de materiais neste exemplo de bordado ladeando o espelho são muito impressionantes. A decoração deste espelho refere-se a uma união conjugal, simbolizada pelo casal ladeando o vidro do espelho tendo as duas casas senhoriais acima deles, e a figura da harmonia, sob o disfarce de uma jovem mulher tocando alaúde, na parte superior do espelho. O leão e o leopardo, heráldicos sugerem que o proprietário era um "Loyal Royalist", já que estes animais aparecem também no brasão real.
Na imagem acima podemos observar uma caixa decorativa personificando os Cinco Sentidos. Oriunda do século XVII. a caixa (cabinet) é decorada com elementos ricamente trabalhados representando os cinco sentidos representados por mulheres vestidas elegantemente acompanhadas por criaturas simbólicas. Essa pequena caixa está equipada para portar instrumentos de escrita e tem uma construção incomum para uma caixa de bordado.
Embroidered coat of arms
English circa 1840. Silver and gilt threads on raised work applied to a silk ground.
This sumptuous embroidered panel intended for court use would have been produced by the professional Broderers’ Guild. The raised work is achieved by padding with heavy cords with the gilt and silver threads couched on top which almost gives the effect of carving. The eyes including those of the pair of cherubs above are applied glass beads. The latter with their palms of peace appear to be auxiliary supporters to the crown whilst both lion and unicorn are balancing on the scroll bearing the words ‘Dieu et mon droit’. The motto of the Order of the Garter encircles the central shield with the royal arms. Both panels are surrounded by foliate needlework simulating a picture frame. The initials ‘V R’ are worked in cord and applied to denote 'Victoria Regina'.
A Itália era, então, o centro de todas as artes. Os bordados
italianos serviam de modelo para toda a Europa. O bordado, que até então era
plano ou em relevo, tornou-se recortado e rendado, dando origem às rendas. Na
Renascença, o bordado assumiu a condição de artesanato puramente decorativo. Já
então não se limitava a ornamentar as vestes religiosas e civis: seu uso
estendeu-se à decoração de interiores, em tapeçaria, estofos para móveis,
reposteiros etc. Nos séc. XVII e XVIII surgem os bordados a branco, mais finos e delicados imitando verdadeiras
rendas, assim como o Ponto Cruz e Gobelin, este último totalmente a serviço da
decoração de interiores e da ornamentação de tapeçarias. No século XVII, também
se começou a bordar as toalhas de mesa, colchas e no século XVIII as roupas
íntimas, dando preferência sempre ao bordado a branco.
Tunic from
Palermo (1125-50), blue and gold silk, embroidered by gold, pearls and
filigrees. Kunsthistorishes Museum, Vienna.
Crown of
Constance of Aragon. Holy Roman Empress in 12th Century.
Coat of
Arms with lions and the flags of Switzerland and the United States. Switzerland
- St. Gallen White on white Embroidery.
George
I Walnut wing armchair with incredibly intricate needlepoint work.
The
Lady and the Unicorn tapestry.
Lucette
Nurdin-Vigneron embroidering white on white satin - one of the few remaining
master embroiderers in France in this esteemed and dying art.
18th
Century French Embroidery Sample Book.
No final do século XIX, início do século XX, surgiu o
bordado a máquina. Foram criadas máquinas industriais assim como as máquinas a
serem usadas por bordadeiras que eram máquinas de costura domésticas retas e a
pedal. Na década de 50 surgiu ainda o bordado em máquina de costura elétrica
Zig-Zag industrial, garantindo uma produtividade maior. Exigindo do bordador,
entretanto, mais habilidade e agilidade, pois o movimento do bastidor tem que
ser feito de forma manual.
1869 - primeira máquina de bordados à mão de três
andares da fábrica Saurer em Arbon - Suiça.
Hoje
em dia: Os desenhos são bordados sobre o veludo preto para uma “Trachtenbluse”(camisa de traje típico da Suiça).
Bordando em Organza realizado na máquina de costura elétrica.
Acompanhando a evolução tecnológica no mundo, na década de
80 surgiram as bordadeiras eletrônicas profissionais e industriais.
Acompanhadas de softwares de criação aliaram ao antigo prazer de bordar à
facilidade, praticidade, produtividade e a elevação da renda. Desde seu
surgimento, as bordadeiras eletrônicas e os softwares de criação de bordados
têm sido aprimorados constantemente. A cada ano surgem novos modelos com mais
recursos para facilitar o trabalho dos bordadores. A partir das bordadeiras
eletrônicas cresceu muito o número de homens envolvidos no trabalho de
bordados, tanto na parte de software quanto na operação das máquinas. O bordado
industrial como o próprio nome já diz é dirigido à indústria da confecção. Com
máquinas que produzem múltiplos bordados iguais ao mesmo tempo. Essas máquinas
são encontradas em grandes confecções ou empresas de bordados que normalmente
prestam serviços somente para clientes com grandes produções.
Máquinas de bordar eletrônicas aliadas a um software.
Máquina bordadeira eletrônica Industrial.
Apesar da então reprodução mecânica de todos os tipos de
bordado, certos gêneros caíram em desuso e ocorreu um fenômeno de revalorização
dos bordados manuais, o bordado a branco, o bordado de cor, que inclui os
trabalhos de ouro e prata, e o bordado sobre tela, que inclui a tapeçaria,
executado a agulha com lãs ou sedas.
Bordado
sobre tela – Tapeçaria Francesa.
O bordado a branco ou aquele com aplicações complementares
(pedrarias, pérolas etc...) acabaram por se tornar símbolos de alto nível
social. Até a década de 1950, inclusive, era costume o uso de peças bordadas em
branco sobre branco: Roupas de cama, lençóis, toalhas de mesa e lenços. O
bordado da ilha da Madeira, executado em fio azul bem claro sobre tecido
branco, fazia parte do enxoval dos bebês.
White
on White embroidery – St. Gallen – Switzerland.
Toalha de bordado Madeira em linho bordado com linha antiga
azulada.
Capas de almofada em bordado Richelieu, branco sobre branco.
Maravilhoso!
ResponderExcluirObrigado querida, pelo seu carinho de sempre.
ExcluirEste post é a síntese de um universo onírico bordado de poesia...Parabéns!
ResponderExcluirObrigado a você pela sua luz de sempre.
ExcluirLindissimos trabalhos! Uau!!!☆☆☆
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