6 de dez. de 2014

MAGIAS NATALINAS – PARTE 1.

Fritz Baumgarten.


Estamos mais uma vez nos aproximando dos feriados natalinos uma época tão especial do ano, uma data que nos reserva muitas emoções e momentos felizes que se eternizam em nossos corações. Nesta estação do ano abrimos nossos corações, sonhamos e voltamos a sorrir porque são dias que nos trazem de volta a nossa infância. O aroma de biscoitinhos sendo assados se misturam as fragrâncias natalinas das velas e dos pinheiros. Nossa casa lentamente começa a se vestir para o Natal. Guirlandas enfeitam nossas portas, Presépios são montados e uma miríade de anjinhos flutua no ar silenciosamente pendendo de lindos móbiles. 


Hanna Helwig – Weihnachtsengelein-Weihnachtsküche.

                                      Fritz Baumgarten – Wichtelweihnacht.

Ida Bohatta – Weihnachtsgebäck der Engelein.

Mili Weber - Ehre Sei Gott.                 


Hanna Helwig -  Weihnachtsarbeit der Engelein.


Erica Von Kager – Weihnachtsengel.       

Felicitas Kuhn – Natale dei Bimbi Buoni.

O cantinho especial está reservado para a protagonista, um lindo pinheirinho coberto com os mais belos adornos. Lembro-me bem da sensação, de quando esperávamos ansiosos o tilintar do sininho para que finalmente pudéssemos entrar na sala tão iluminada pela luz de velas que nos davam as boas vindas na noite de Natal. Era uma época mágica onde tínhamos a certeza de ver nos céus o trenó do Papai Noel se afastando. Hoje já adulta, com meus filhos já crescidos, continuo com esta sensação agradável de encanto, também sinto falta daqueles que ao longo de nossa jornada foram nos deixando, para brilharem no além, se tornando elas mesmas lindas estrelas, mas talvez porque seu brilho agora se mistura ao brilho do Natal é que não posso deixar de me sentir feliz, por saber que o tornam ainda mais especial.

Ida Bohatta – Fiocchetti.

Fritz Baumgarten – Winterlandschaft.

Ilse Schmid - Schneeflöckchen.    



Mili Weber - Es ist Weihnachten.


Sybille Von Olfers.                  


Nora Sholli – Schnee und Eis.


Reuni algumas ilustrações de livrinhos com contos de Natal que meus avós e meus pais contavam para nós, elas fazem parte da minha infância e da infância dos meus filhos, e, claro lembram muito a Europa, que nesta época do ano se cobre com um frio manto branco, onde quando andamos pelas ruas podemos perfeitamente ouvir o silêncio dos flocos de neve caindo. Também escrevo um pouco sobre o que pesquisei da vida e obra destes ilustradores fantásticos que souberam interpretar cada um a sua maneira, nossos contos de fadas, nossas lendas deixando um legado inestimável para as próximas gerações...


Little Angel by Marjorie M. Cooper.




FRITZ BAUMGARTEN (1883- 1966) – Ilustrador alemão.



Suas ilustrações em aquarela adornam incontáveis livros infantis tornando-os quase que pequenas obras de arte, pelo seu estilo colorido e impressionista sem perder suas raízes na pintura acadêmica. Ele traz em suas ilustrações todo um mundo de fantasia, fazendo reviver as florestas europeias em toda sua paleta de cores, revelando fadas, elfos e duendes, assim como os animais todos eles imbuídos desta magia que os contos e lendas nórdicas nos trazem.
Suas gravuras para os livros “Waldschule”, “Hundezirkus”, e os inúmeros livros das séries “Wichtel-, Teddy- und Märchenbücher” que já alcançavam um número elevado de edições antes da Segunda Guerra Mundial e se tornaram clássicos da Ilustração de literatura Infantil.

     Fritz Baumgarten.


    Fritz Baumgarten.      


             Fritz Baumgarten.


    Fritz Baumgarten.


    Fritz Baumgarten.    

        Fritz Baumgarten.


    Fritz Baumgarten.



ERIKA VON KAGER – ARTISTA PLÁSTICA E ILUSTRADORA SUÍÇA (Zürich 1890 – 1978 – Bozen).


Erika Von Kager.

Nascida em 1890 em Zurique, Erika Von Kager se interessou por arte ainda bem jovem sendo aluna de H.Knirr e W.Thor em Munique, na Alemanha. Continuou seus estudos acadêmicos pelas cidades de Paris, Viena e Roma. Em 1913, voltou para a Suíça (Chur), em 1917 mudou-se para a capital Berna e em 1935 foi viver em Nova York.  Além de ilustradora foi artista plástica. Suas ilustrações para a literatura Infantil possuem uma suavidade ímpar que só a aquarela é capaz de proporcionar. Imagens de anjos em toda a sua leveza preenchem suas aquarelas sempre nos trazendo luz, seja com o brilho das estrelas ou pela chama de uma vela. Podemos vê-los tocar ou cantar e quase conseguimos escutar o som divino que deles emana.  As cenas de Von Kager nos levam de volta aquele mundo imaginário habitado por estes seres celestiais em forma de crianças, que cultivam a inocência e a pureza em seu olhar nos levando a enxergar no horizonte suas aquarelas pintadas com as cores suaves da esperança.


Erika Von Kager.



Erika Von Kager.


Erika Von Kager.


Erika Von Kager.

Erika Von Kager.


Erika Von Kager.

Erika Von Kager.

Erika Von Kager.

Erika Von Kager.

Erika Von Kager.


Erika Von Kager.           

Erika Von Kager.

Erika Von Kager.


Erika Von Kager.



HANNA HELWIG GOERKE – ILUSTRADORA DE LITERATURA INFANTIL – SUÍÇA.

Hanna Helwig Goerke.


Infelizmente não encontrei nenhum dado biográfico além daquele de sua nacionalidade, uma vez que ilustrou vários livros de Johanna Spyri, famosa escritora suíça (1807 – 1901) cujo livro mais conhecido é “Heidi”. Acredita-se que tenha vivido então nesta mesma época.  As cores das quais Hanna Helwig se utiliza ainda são os tons pastéis da aquarela, pois que representam um mundo encantado habitado por duendes e fadas, anjos e todo tipo de animais silvestres, que interagem com o espectador, porém ela nos mostra tons mais saturados, em cores brilhantes e vigorosas como quem quer dar um ar terreno aos seus seres míticos. 

Hanna Helwig Goerke.


Hanna Helwig Goerke.


Hanna Helwig Goerke.



Hanna Helwig Goerke.


Hanna Helwig Goerke.


Hanna Helwig Goerke.


Hanna Helwig Goerke.


ILSE SCHMID – ILUSTRADORA LITERATURA INFANTIL

Ilse Schmid.


Além de suas belíssimas ilustrações não foi possível encontrar nenhum dado biográfico sobre Ilse, cujas ilustrações em suaves tons de aquarela despertam anjinhos nas cidadelas celestes, em meio às nuvens e as estrelas. Sabemos ainda que os livros infantis que possuem suas belíssimas ilustrações foram publicados nos anos quarenta e cinquenta do século passado e que foram todas publicadas pela editora J.Müller, de Munique (Alemanha), o que nos faz deduzir de que Ilse Schmid tenha sido alemã.

Ilse Schmid.


Ilse Schmid.                               

                                    Ilse Schmid.


Ilse Schmid.



                                Ilse Schmid.



 É desconcertante observar que em um mundo sem limites no qual vivemos hoje, inseridos na Web de todas as formas possíveis, o passado recente às vezes nos observa como um imenso vazio. Em um universo onde tudo é conhecido a sombra do esquecimento cai rapidamente sobre aqueles que não tiveram a sorte de imporem sua própria pessoa ao interesse público, e infelizmente isto diz respeito às duas ilustradoras acima relatadas.


Ilse Schmid.



NORA SCHOLLY – ILUSTRADORA DE LITERATURA INFANTIL – ESLOVAQUIA


Nora Scholly.


Nora nasceu no dia 11 de abril de 1905 em Bratislava, Eslováquia. Pintora acadêmica durante sua carreira artística pintou Retratos (Portraits), pinturas sacras, principalmente Retábulos, além de ilustrar vários livros didáticos. Em aquarela criou as mais diversas ilustrações para a literatura Infanto-juvenil. Ela faleceu no ano de 1965, em 21 de outubro, na cidadezinha de Bad Ischl, na Áustria. Suas pinturas são finas, elegantes e docemente românticas. Em suas ilustrações infantis apresenta às crianças um mundo mágico onde seres etéreos e seres elementais convivem em plena harmonia.


Nora Scholly.


Nora Scholly.

Nora Scholly.


Nora Scholly.


Nora Scholly.


Nora Scholly.

2 comentários:

  1. Nosso primeiro contato com a arte, quando pequeninos, se dá através das maravilhosas histórias que desvendamos e carregamos ao longo da vida, marcadas na memória pelos belíssimos desenhos e pinturas que as ilustram. Poder resgatar esse sentimento através dessas belíssimas palavras é simplesmente encantador e revigorante.

    ResponderExcluir
  2. Delia Corecco Steinerdezembro 18, 2014

    Poder estar perto de você Aminah e ser iluminada por sua luz me faz feliz todos os dias, obrigado.

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets