27 de mai de 2014

CURIOSIDADES SOBRE O DAVID DE MICHELÂNGELO.

David - Michelangelo - original - 1501 -1504.
Galleria dell'Accademia, Firenze.
 
"A elegância dessa figura e a serenidade de sua pose nunca foram superadas, nem os pés, nem as mãos e a cabeça, cujas proporções e beleza harmoniosa estão em sintonia com o resto da obra. Certamente, qualquer pessoa que tenha visto o David de Michelangelo não tem necessidade de ver mais nada esculpido por qualquer outro escultor, vivo ou morto." - Giorgio Vasari.

 
 
Detalhe David - Michelangelo
 
 
Detalhe - David - Michelangelo
 
 
Michelangelo - David - detalhe
 
 

A escultura de David de Michelangelo é conhecida como o "Gigante de Florença" e tornou-se um dos símbolos desta cidade italiana.
 

"O Gigante de Florença" - David de Michelangelo.
 
Antes de Michelangelo receber a encomenda dessa obra, o bloco de mármore de Carrara ficou exposto ao tempo por 25 anos no pátio da catedral de Santa Maria Del Fiori, sendo danificado a ponto de diminuir de tamanho. Outros escultores já haviam recebido a incumbência da obra, mas, por razões diversas, eles não se interessaram em realiza-la. Entre eles os grandes escultores Duccio e Roselino.

 
Blocos de mármore de Carrara a serem esculpidos e escultura contemporânea.
 
Cúpula da Catedral Santa Maria Del Fiori
 
Agostini di Duccio – Virgin and Child  - 1450.
 
 
Virgin and Child - Antonio Rosselino - 1465.
 
 

Em 1501, a comissão de obras e o novo governo florentino decidiram que este grandioso bloco de mármore deveria ser transformado numa imagem a ser colocada em frente ao Palácio Vecchio e Michelangelo aceitou o desafio.
Ele enxergou nesta pedra rejeitada um gigante adormecido, e costumava dizer que em seu ofício de escultor o que fazia, era libertar a escultura que se encontrava aprisionada pelo mármore. Este grandioso e fascinante bloco de mármore acabou se tornando um dos marcos na vida de Michelangelo, pois ao se apropriar dele, libertou do excesso de mármore o colossal David.
 
Michelangelo's David.
 
David, o humilde pastor de ovelhas do antigo testamento da Bíblia, que matou o gigante Golias utilizando-se de sua inteligência, de coragem e de uma funda (uma espécie de estilingue usado na época), e que quase sempre foi retratado no mundo da arte, visto logo após a batalha contra Golias, como o demonstram as esculturas de Donatello, de Verrochio ¹, e de Antonin Mercié, assim como as pinturas de Caravaggio, Vermiglio e Tiziano Vecellio. 
Detail David - Andrea del Verrochio - Bronze.
 
 
Andrea Del Verrochio -  David – Bronze – Museu Pushkin – Réplica.
 
 
Donatello, David, c. 1409.
 
Mercié, original David, Musée d’Orsay, Paris; clothed version.
 
 
David and Goliath by Caravaggio - 1600.
 
Giuseppe Vermiglio - David holding Goliaths Head c. 1621.
 
 
Tiziano Vecellio – David and Goliath - Oil on canvas - C16th.
 
 
Porém, Michelangelo não o representaria como um simples pastor de ovelhas que era, mas como um guerreiro preparado para enfrentar um adversário que todos julgavam impossível vencer.
Michelangelo queria maravilhar o povo de Florença, com a majestade de seu David, o pastor valente que se tornou rei. O escultor planejava usar toda a altura do bloco para fazer seu David três vezes o tamanho natural. David se encontraria contraposto, com todo seu peso na perna direita, no momento imediatamente antes de toda sua vida mudar.
 
                                             Michelangelo's David.
 
Sua cabeça e mãos seriam grandes, como as Michelangelo. Para o rosto de David, Michelangelo usou como modelo um esboço que ele havia feito de um estranho na rua. Modelou as mãos de David após as suas, mãos boas capazes de realizar trabalhos surpreendentes.
 
Portrait de Michelangelo, de 1564, executado por Daniele da Volterra a partir de sua máscara mortuária.
 
Michelangelo's david - detail.
 
 
                                  Michelangelo's David - detail.

As pessoas na época estranharam o fato do David de Michelangelo ser retratado nu, diferente da maioria das esculturas e pinturas de outros artistas que sempre representavam David usando roupas. Entretanto, Michelangelo, em seu trabalho usou o realismo do corpo nu e o predomínio das linhas curvas para dar vida ao seu David.

                                   Michelangelo's David - detail.

Michalangelo's David - detail.
 
Michelangelo's David.
 
  
"Você com sua funda e eu com o meu cinzel", Michelangelo rabiscou em um de seus estudos de David, como se os dois se fundissem em um só, e ao olhar para David, Michelangelo gostou do que viu. Ele estava quase pronto para compartilhar seu David com o mundo.


 Estudo para David  - Michelangelo.
 
Estudo para David - Michelangelo.
 
Esculpindo com Cinzel.
 
E assim vemos o gigantesco David de Michelangelo, forte, decidido, e disposto a lutar. Ele tem 4,10 metros de altura e segura na mão esquerda a funda que pende sobre o ombro e as costas e demonstra força e coragem num olhar determinado.
 
David – Michelangelo - David segura a funda com sua mão esquerda.
 
                                 David - Michelangelo - Olhar.


O David foi finalmente exposto para a curiosa população Fiorentina no dia 24 de Junho de 1503, dia de San Giovanni, o padroeiro da cidade. Inicialmente a magnífica escultura foi colocada na Piazza della Signoria, em frente ao Palazzo Vecchio, porque ela representaria segundo Michelangelo o símbolo das duas principais virtudes cívicas do renascimento florentino: a coragem e a fortaleza. Lá permaneceu até 1873 – quando foi transferida para a Galleria dell’Accademia, onde pode ser admirada até hoje.
 


Giuseppe Zocchi - Piazza della Signoria
 
Por séculos, artistas ocidentais tem resgatado a escultura David como a beleza perfeita do homem. Uma inspeção mais apurada revelou que a estátua tem estrabismo nos olhos². Essa pequena imperfeição só foi descoberta recentemente, talvez porque a maioria dos observadores se distraiu com a grandeza da obra em si, talvez porque a perfeição seja isto, pequenas junções de imperfeitos tornando esta obra arte suprema entre as artes.
 
 
Detail face - David - Michelangelo.


Segundo teorias no mundo da arte e científico, Michelangelo esculpiu David com olhos estrábicos para que seu olhar acompanhe quem o visualizasse. A intenção do artista seria o de criar um rosto belo em todas as possíveis perspectivas do olhar. Seria exatamente esta uma das características mais importantes da obra.
 
 
Detail eyes - David  - Michelangelo
 
Detail eyes - David  - Michelangelo
 
 
“O mármore ainda não esculpido pode reter a forma de cada pensamento que os maiores artistas possuem.” - Michelangelo.


 
Detail Michelangelo's David.
 
¹ Curiosidade sobre escultura de David de Verrochio – no meio artístico existe a aceitação universal de que a estátua de Bronze retratando David, feita por Verrochio, foi feita a partir do semblante de  ninguém menos que o menino Leonardo da Vinci aos 14 anos ao posar para o mestre como modelo vivo.
² É o que diz o professor Marc Levoy, da Universidade de Stanford (USA) em artigo da revista britânica New Scientist.  Levoy, para chegar à conclusão apresentada, passou um ano fazendo pesquisas. Utilizou raios lazer para reproduzir a famosa estátua do séc. XVI, que atualmente se encontra na Academia de Florença, na Itália.
 
Michelangelo's David - detail.
 
 



 
 
 


 
 
 
 

 

 
 
 

2 comentários:

  1. Meu Deus, simplesmente fantástico! Parabéns Delia por mais este 'post'! Tanta coisa que nós não sabemos. Continue, seu blog é um dos mais interessantes. Bjs Muetti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delia Corecco Steinerjunho 01, 2014

      Obrigado pelo interesse e incentivo, sempre! Beijos!

      Excluir

Blogger Wordpress Gadgets