25 de nov. de 2013

TÉCNICAS E MATERIAIS DE PINTURA E DESENHO ARTÍSTICO - CURIOSIDADES SOBRE O GRAFITE.

 

Qual a diferença entre grafite e diamantes?
 
Os dois materiais são feitos de carbono, são formas alotrópicas do mesmo, mas ambos têm propriedades amplamente diferentes. Dependendo da maneira como seus átomos são arranjados, o carbono pode se transformar em grafite ou em diamante.
 
               LÁPIS GRAFITE.
 
 
 
 
 
 
DIAMANTE FACETADO.
 
Os diamantes são comercializados como gemas preciosas, possuindo um alto valor agregado, os que não são usados em joalheria terão uso industrial, pois são grandes abrasivos. O grafite, por sua vez tem múltiplas e importantes aplicações industriais, embora seja mais conhecido popularmente por sua utilização como mina do lápis.
 
 
 


Basicamente, a dureza de um mineral pode ser avaliada a partir da capacidade de um material "riscar" o outro, como na popular ESCALA DE MOHS, que é uma tabela arbitrada de 1 a 10 na qual figuram alguns minerais em escala crescente a partir do talco ao diamante.
 
Nesta escala, o grafite, é um mineral que tem uma dureza pequena de 1- 2; já o diamante está no topo da escala com dureza 10.
 
 
 
O grafite conduz eletricidade enquanto que os diamantes são isolantes. O grafite é opaco; os diamantes são geralmente transparentes.


 

Um comentário:

  1. que coisa interessante! Eu nem sabia da fraternidade entre grafite e diamante!

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets