13 de nov de 2013

FATOS CURIOSOS DA HISTÓRIA DA ARTE - REMBRANDT HARMENSZOON VAN RIJN

 Rembrandt - Self portrait as a young man, 1634.
 
Rembrandt foi um pintor e gravador holandês. Geralmente considerado um dos maiores nomes da história da arte européia e o mais importante da história holandesa.
 
 
 
 
Um cidadão comum, habitante de uma das inúmeras vilas na Escócia se tornou o dono de um desenho feito a carvão que ele encontrou em seu sótão dentro de um armário. A princípio isto não despertaria o interesse de ninguém, se fotos do mesmo não tivessem sido enviadas por este homem, cujo nome não foi revelado, para a casa de Leilões da Christie’s em Londres, por ele achar que o desenho lembrava os de um grande e famoso pintor.  
 
Gravura de Thomas Rowlandson (1756 - 1827) e
Augustus Charles Pugin (1762 - 1827)
mostrando a sala de leilões da Christie's , 1808.
 

Os especialistas concluíram para a sorte do dono do sótão que o desenho era de ninguém menos que do mestre holandês do século XVII, Rembrandt. O desenho retrata um mendigo cego, um menino e um cão, mede apenas 13 por 8,5 cm, e tem uma incrível semelhança a outro desenho atribuído ao mestre Rembrandt que se encontra no “Kupferstichgabinett”,  um museu de desenhos e gravuras localizado em Berlim, Alemanha. Os especialistas estão tendendo a acreditar que o desenho encontrado na Escócia é o verdadeiro Rembrandt enquanto que o de Berlim seria uma cópia feita por um de seus alunos. Eles elogiam as linhas, os traçados fluídos e detalhes sutis apresentados no desenho encontrado na Escócia, revelando o talento supremo do mestre Rembrandt.
 
 
 
Desenho de Rembrandt encontrado no sotão de casa na Escócia.
 


Além do desenho de Rembrandt o armário ainda continha mais cinco desenhos de alunos de Rembrandt incluindo um desenho de Ferdinand Bol, cuja representação de Jacob e Rachel reflete a forte influência do mestre. Ninguém pode explicar como os desenhos teriam ido parar naquele armário antigo, e o dono da casa desconhecia possuir tais obras de arte. Isto é que podemos chamar de uma casualidade feliz!
 
 
 
                            Ferdinand Bol, ilustre aluno de Rembrandt.
 
 
 
Jacob e Rachel - Ferdinand Bol.
 
Os desenhos foram leiloados em três de Julho, pela própria casa de leilões Christie’s, e especula-se que o valor alcançado apenas pelo desenho de Rembrandt teria superado os 100.000 Euros.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets