1 de nov de 2013

FATOS CURIOSOS DA HISTÓRIA DA ARTE - SALVADOR DALÍ

 
SALVADOR DALÍ
 
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha). Foi um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas da Espanha.
 
 
      A Descoberta da América por Cristóvão Colombo, 1958–1959, óleo sobre tela./Salvador Dalí
Um dos fatos curiosos que se conta sobre a vida deste grande artista é de que Salvador Dali foi expulso da Real Academia de Belas Artes San Fernando em 1926
pouco antes de seus exames finais.O motivo foi sua personalidade narcisista, o artista tería se negado a ser avaliado pelos professores e reitores da Real Academia porque insistía em dizer que alí não havía ninguém com competência suficiente para julgá-lo.
 
 
 
 
Real Academia de Belas Artes San Fernando
 
 
Outra curiosidade sobre o pintor surrealista é a de que ao contrário de seus colegas surrealistas, ele era católico e  apoiava Fransisco Franco e seu regime político.
 
 
 
Francisco Franco y Salvador Dalí
Salvador Dalí entrega ao chefe de Estado Fransisco Franco o quadro que pintou para sua neta mais velha.
 
 
 
Salvador Dalí
 
 
O bigode descomunal que exibia, foi uma homenagem a Diego Velasquez, pintor espanhol (1599 - 1660),  a quem Salvador dalí admirava muito.
 
 
 
 
Diego Velasquez - Self Portrait - 1630.
 
 
Ainda se diz que tinha fobia de germes, não gostava de mostrar os pés e tinha horror a gafanhotos.
 
 
Em seu quadro " El Gran Masturbador", de 1926 - óleo sobre tela, ele retrata entre outros, um gafanhoto, motívo de  terror desde sua infância.
 
 
Ainda adorava felinos, que o acompanhavam a todos os lugares, a personalidade, a sensibilidade e o carinho dos gatos o conquistaram.
 
Salvador Dalí com um de seus gatos.
 
 
 
Dream Caused by the Flight of a Bee around a Pomegranate,Oil on canvas, Salvador Dali.
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets