3 de mar. de 2013

A PÁSCOA E SUAS TRADIÇÕES:



A palavra Páscoa advém do nome hebraico “Pessach”, que denomina a festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada. Simbolicamente significando “passagem” representa tanto às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), quanto às celebrações cristãs que celebram o renascimento de Jesus e sua ascensão aos céus.
 
Pagan Easter Godess
 
 
Moses leads the Jews across the Red Sea
 

                          Christian Beliefs on Jesus Resurrection
 As festividades da Páscoa estão associadas à imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e aos ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, que são ofertados como presentes.

 
 
 
O ovo é considerado a mais perfeita embalagem natural. Em diversas culturas também simboliza o começo do universo. Os sacerdotes druidas escolheram o ovo como símbolo de suas crenças. Outra corrente assegura que o ovo é símbolo pascal inspirado no costume chinês de colorir ovos de pata, para celebrar a vida que deles se origina.
 

Ovos eram cozidos e comidos durante os festivais do antigo Egito, Pérsia, Grécia e Roma, e também eram presenteados para celebrar a chegada da florida primavera, depois do inverno branco no Hemisfério Norte. Estas culturas tinham o ovo como emblema do universo, a palavra da suprema divindade, o princípio da vida.
 
 
Os ovos de chocolate propriamente ditos só começaram a aparecer no século XVII; os ovos feitos de plástico e recheados com bombons surgirampor volta de 1960. Na verdade a troca dos ovos de pato ou galinha pelos de chocolate se deve ao fato da descoberta e da comercialização em massa do chocolate naquela época. De qualquer forma o ovo em si simboliza a vida imanente, oculta, misteriosa que está por desabrochar.
 

 O coelho simbolizando a Páscoa também tem origem anglo-saxônica e pré-cristã, simbolizando a fecundidade. Lebres e coelhos eram associados à abundância da nova vida, após um inverno de privações. Na verdade era uma lebre – que já nasce com os olhos abertos - e não um coelho que simbolizava a Páscoa.
 

Desde a antiguidade a lebre, cuja gestação dura apenas um mês, era a representação da Lua, que neste mesmo espaço de tempo passa da escuridão da Lua Nova ao brilho da Lua Cheia.
De fato, para entender o significado da Páscoa cristã atual, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar os antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam “Ostera” deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Os ovos, símbolos da fertilidade, eram pintados com símbolos mágicos ou de ouro, e eram enterrados ou lançados ao fogo como oferta aos deuses. É o Ovo Cósmico da vida, a fertilidade da Mãe Terra.
 
 

 
A última Lua cheia após o equinócio de inverno determinava a data da Páscoa. Também de acordo com as lendas, o coelho de Páscoa era um belo pássaro que pertencia à deusa Eostre que um dia, como por um passe de mágica se metamorfoseou. Como no âmago - continuava pássaro, o coelho continuava a construir seu ninho e o enchia de ovos. Ostara, o Equinócio da Primavera, e também conhecido como, Ritos da Primavera e Dia de Eostra, assinala o primeiro dia da real primavera. As energias da natureza mudam subitamente do repouso do inverno para a exuberante expansão da primavera. A Deusa cobre a terra com seu manto de fertilidade.
 
 
Muitas são as tradições e crenças. As crianças tchecas acreditam que uma cotovia lhes traga presentes na Páscoa, as suíças e as alemãs possuem outras duas opções, além do coelho: galos ou cegonhas. No Brasil, a tradição do coelho e dos ovos de Páscoa data do início do século XX. Foi trazida, em 1913, por imigrantes suíços e alemães.
A Páscoa está chegando. O mais comum é que as crianças montem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, enchendo-os de palha, flores e raminhos. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada da Páscoa. A 'caça ao ovo' ou 'caça ao cestinho' também é utilizada. Nos países europeus, as crianças são incentivadas a pintar os ovos. Cada país europeu tem suas tradições quanto a estas festividades, porém, até os dias de hoje, mantêm-se o hábito de presentear com ovos coloridos as pessoas queridas na época da páscoa.
 

Criança Sorábia seguindo a tradição de decorar Ovos de Páscoa.

Pintar ovos pode ainda se tornar uma coisa séria, e dependendo do país, ser considerado uma arte, que poucos sabem reproduzir.
 
 
Artista Sorábia decorando ovos de páscoa.
 
Dos meus antepassados trago o costume do “Eierfärben mit Blättertechnik”, ou simplesmente tingir ovos usando o que a natureza nos dá. Lembro de quando minha mãe nos levava para procurar flores e pequenos raminhos de plantas, que colocávamos cada qual em seu cestinho. Procurávamos pelos mais belos, pois que estes viriam a decorar os nossos ovos, que tingíamos cozinhando os mesmos em água com cascas de cebola (roxa ou marrom). Para nossas pequenas mãos de criança, prender os raminhos e as flores ao redor dos ovos com uma fina linha de costura, nunca se mostrou tarefa fácil, porém quando conseguíamos, ficávamos muito orgulhosos. O resultado vocês podem ver nas imagens a seguir, uma vez que mantive esta prática que se perde no tempo, ensinando-a aos meus filhos, que “quizás” a passarão para a próxima geração.
 
Ovos já decorados com plantas.
 
 
Flores e raminhos decoram ovos crus, esperando ser cozidos em àgua com cascas de cebola.
 
 
Eis o resultado, a natureza ajudando a fazer arte.
 
 
Da metade para a esquerda, ovos cozidos com casca de cebola marrom.
Da metade para a direita, ovos cozidos em casca de cebola roxa.
 
 
 
Natureza Fazendo Arte.
 
“A Páscoa é tão somente um recomeço, onde estará em alta a certeza de um futuro repleto de realizações, esperando que o Amor inunde o coração dos Homens...”
Desejo a todos uma Páscoa maravilhosa.
 
 

 
 


 

 

 
 

Um comentário:

  1. o tema que escolhestes é muito rico, parabéns pelo belíssimo post!
    Aguardo ansiosa por mais...
    Bjs. :-*

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets