17 de set. de 2012

ARTE E SUAS CURIOSIDADES - O CÉU DE VAN GOGH


                                       The Starry Night -  Vincent Van Gogh

Mais recentemente um especialista em história da arte e um astrônomo, se juntaram para reconstituir o céu como teria sido visto por van Gogh no dia em que pintou “Noite Estrelada”, um dos seus quadros mais famosos. E chegaram a uma conclusão surpreendente. O artista realizou a obra a partir de uma cena real, muito mais do que através de uma especulação imaginativa. A posição da lua e das estrelas mais marcantes no quadro sugere que a obra foi esboçada aproximadamente as 4 da madrugada de 19 de julho de 1889.  A data já era conhecida, assim como o local do ponto de vista do autor, a janela de um asilo em Saint -Remy. O quadro mostra com exatidão onde estariam a Lua, no lado direito do quadro, Vênus, em oposição, perto do cipreste e as três estrelas da constelação de Carneiros, mais acima, entre outras.

"Uma das coisas mais bonitas dos pintores do século XX", Van Gogh havia escrito para Theo seu irmão, em abril de 1885, "tem sido o retratar em pintura da escuridão, que, ainda assim é cor".


4 comentários:

  1. Belíssima obra...
    Um dos meus artistas favoritos...
    Ainda sim, apenas uma mente criativa e sensível poderia retratar tamanha beleza!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Apenas um sensível observador poderia retratar e transformar tamanha perfeição em arte! Amo essa obra e adorei saber um pouquinho mais sobre esse artista espetacular!

    ResponderExcluir
  3. Há pouco tempo recebi via e-mail uma msg falando dessa obra e seu autor o renomado Vincent e fiquei sensibilizada ao descobrir Van Gogh entrou em depressão ao descobrir que nem todos apreciavam sua obra como ele gostaria e acreditava, pois tinha trabalhado pra retratar o belo e conseguiu isso de uma forma espetacular.
    Quanta sensibilidade e quanta beleza é capaz de mostrar uma criatura tão simples e humana como nós!!
    Parabéns pelo Blog, que não conhecia, mas que ganhou mais uma fã.

    ResponderExcluir
  4. Desculpe a demore em responder, andei meio atarefada, mais adorei sua mensagem. Muito obrigada! Fico muito feliz em poder compartilhar um pouquinho de tudo aquilo que creio ser belo e que faz bem para o coração!
    Uma linda semana, bjs.

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets