12 de set. de 2012

PERSONALIDADES - FRANZ MARC


                                                 FRANZ MARC
Franz Marc
 
Today we are searching for things in nature that are hidden behind the veil of appearance... We look for and paint this inner, spiritual side of nature.”
- Franz Marc
Hoje estamos em busca de coisas na natureza que estão escondidas por trás do véu da aparência ... Nós procuramos e retratamos este lado interior, espiritual, da natureza. "
 - Franz Marc
 
 
                                               Cottage on the Dachau - Franz Marc - 1902
Franz Moritz Wilhelm Marc , pintor, desenhista e artista gráfico alemão, foi um dos mais influentes representantes do movimento expressionista na Alemanha. Decidiu iniciar seus estudos na Academia de Belas Artes de Munique, em 1900, depois de passar pela filosofia e pela teologia. Suas primeiras criações foram paisagens, de estilo naturalista.
Seu pai, Wilhelm Marc, formado, pela Academia de Belas Artes de Munique, era exímio paisagista, originário de uma família bávara de funcionários públicos. Sua mãe, Sofia, nascida Maurice veio da Alsácia e passou sua infância na parte francesa da Suíça, onde ela participou de uma abordagem estritamente calvinista
 
                                         Portrait of the Artists Father - Franz Marc
 
 
                            Portrait Of The Artists Mother - Franz Marc
 
 Graças ao seu excelente domínio do francês, que lhe fora transmitido pela mãe, durante duas temporadas que passou em Paris (1903 e 1907), descobriu o impressionismo e sobretudo uma grande afinidade com a obra de Vincent Van Gogh. Em 1910, fez amizade com os pintores August Macke, Gabriele Münter e Wassily Kandinsky. Com eles e outros pintores dissidentes do movimento Neue Künstlervereinigung, fundou o grupo “Der Blaue Reiter “ em 1911, em Munique, juntamente com Wassily Kandinsky.
 
 
                                        Die Grossen Blauen Pferde - Franz Marc
Este grupo de artistas de inspiração expressionista se manteve até o início da Primeira Guerra Mundial. Seus principais integrantes foram, Wassily Kandinsky, Franz Marc, August Macke, Paul Klee e Marianne von Werefkin, e posteriormente , Robert Delaunay.
São desta época, as obras de Franz Marc, "Die Grossen Blauen Pferde" e "Die Gelbe Kuh".
 
                                 Die Gelbe Kuh - Franz Marc
 
Influenciado pelo uso da cor do artista francês, Robert Delaunay,  gradativamente sua obra se aproxima do futurismo e do cubismo e para a crescente abstração, até culminar na abstração expressiva. O tema é a força vital da natureza, o bem, a beleza e a verdade do animal, que o autor não vê no homem.
 
                                 Zwei Katzen, blau und Gelb - Franz Marc
 
 
                                               Kühe - Franz Marc
 
 
                                                                             Pigs - Franz Marc

Blue is the male principle, stern and spiritual. Yellow the female principle, gentle, cheerful and sensual. Red is matter, brutal and heavy and always the colour which must be fought and vanquished by the other two.
- Franz Marc
 “O azul é o princípio masculino, severo e espiritual. O amarelo, feminino, gentil, alegre e sensual. O vermelho é a matéria bruta, a violência, a cor ser combatida e vencida pelas outras duas. "  
- Franz Marc


                                      Fox, Dog and Cat - Franz Marc
Franz Marc se utilizava de  técnicas como tinta a óleo, guache, lápis, aquarela e xilogravura. Seus temas preferidos eram os animais como um símbolo de originalidade e pureza, porque eles incorporam a idéia de criação e viver em harmonia com a natureza. Se sentia intimamente ligado a eles e tentou representar o mundo através da visão deles, mediante a simplificação formal e cromática do mundo, expressando a utopia de um mundo celestial. O uso da cor em seu trabalho é não só expressiva, mas também simbólico porque Marc criou leis e simbolismo, próprias para as cores, denotando-lhes um significado.
 
                                   Spielende Katzen - Franz Marc
Na Primeira Guerra Mundial, Franz Marc apresentou-se como voluntário. Em 1916, em Gussainville, nas proximidades de Verdun, foi abatido por um obus, quando realizava missão de reconhecimento. Morreu jovem, aos 36 anos.
 
                                                                       Franz Marc
Artistas expressionistas como Franz Marc se utilizavam da cor, das formas e das linhas para expressarem os seus sentimentos. Com a pintura expressionista começamos a nos distanciar da idéia de que o artista pintava apenas para imitar a natureza e o ser humano, retratando-os. Cria-se pela primeira vez na história da pintura o conceito de que o artista sente uma necessidade interior de recriar não somente as emoções humanas, mais principalmente dar vazão aos próprios sentimentos, propondo uma arte pessoal e intuitiva, onde predominasse a visão interior do artista – a "expressão" – em oposição à mera observação da realidade – a "impressão". A linha e a cor são usadas de forma emotiva e carregadas de simbolismo.
  Nesta mesma época a Psicologia começa a sugerir que estas mesmas cores e formas possuem qualidades emocionais específicas, podendo ser alegres ou tristes, deprimir ou inspirar.
 
 
                                Horses in Pasture - Franz Marc
 
 
                                                    Cats on a red cloth - Franz Marc

Art is nothing but the expression of our dream; the more we surrender to it the closer we get to the inner truth of things, our dream-life, the true life that scorns questions and does not see them.
- Franz Marc
A arte nada mais é do que  a expressão do nosso sonho,  mais que nós nos rendemos a ela  mais nos aproximamos da verdade interior das coisas, ao nosso sonho de vida, a verdadeira vida que despreza e não vê as perguntas "
 - Franz Marc
 

                                       In The Rain - Franz Marc
 

5 comentários:

  1. Livia Caetanosetembro 12, 2012

    Obrigada, Delia, por tanta informação interessante!
    Não conhecia o trabalho de Franz Marc e gostei muito!
    Beijo grande,
    Livia

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o trabalho desse maravilhoso artista... É magnífico !!! Parabéns por mais um post interessantíssimo !!!

    ResponderExcluir
  3. Delia Corecco Steinersetembro 13, 2012

    Que bom meninas que gostaram, acho os quadros dele sensacionais, gosto mesmo!Bjs e obrigada pelo carinho, sempre!

    ResponderExcluir
  4. Realmente é um belíssimo trabalho, as cores são sensacionais!
    Não conhecia sua arte, mas passei a apreciar após a leitura interessante de seu post!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas informações sobre esses belos artistas que mudaram o conceito sobre as artes no inicio do século XX.
    Possuo uma replica de Franz Marc, mas não consigo identificar a gravura em nenhuma das imagens postadas na net. Como faço para achar ?
    Grato

    Marcelo Pepino

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets