22 de ago. de 2018

CONTOS DE FADA MODERNOS – UM ENSAIO FOTOGRÁFICO DE KATERINA PLOTNIKOVA




Há muito tempo atrás quando o ser humano ainda não dispunha dos recursos tecnológicos que possui hoje existiam as fábulas e os contos, que eram transmitidos oralmente, de geração em geração, através dos anos. Pequenas estórias que eram contadas às crianças na beira de suas camas, com o objetivo de transmitir de forma lúdica valores ou crenças que eram considerados importantes.







Estes contos traziam aos seus protagonistas situações de antagonismo, impasse, contrariedade, e, também de vitórias. Para as crianças escutá-las fazia com que se identificassem com as mesmas aprendendo a lição imbuída em cada conto trazendo-a consigo pelo resto da vida. Quando cresciam e tinham seus próprios filhos contavam a eles a mesma narrativa








O poder do conto de fadas é tão grande que até hoje, séculos depois, a magia deles permanece. A forma de contá-los pode ter se alterado muito ao longo do tempo, mas a essência e a fantasia que eles carregam não se perderam.


























  

































A fotógrafa russa Katerina Plotnikova raramente usa fotomontagem em suas imagens que retratam  elementos míticos e contos de fadas em tons suaves e etéreos dando as fotografias um quê de sonho. Katerina consegue captar em cada imagem muito além de um cenário digno de contos de fada, ela é capaz de criar uma atmosfera mágica. Suas fotos retratam a inocência que nos leva a lembrar de que os contos de fada nunca morrem, pois continuam vivos em nosso imaginário e em nossos corações.





Com a ajuda de treinadores, seus modelos interagiram com animais como ursos, elefantes, girafas e alces. Katerina conseguiu criar tamanha afinidade entre a vida selvagem e humana que alcançou uma conexão energética, um carinho implícito, um profundo respeito e admiração, quietude e leveza que nos elevam a outra dimensão, ao âmbito dos sonhos.






Katerina Plotnikova define seu trabalho como "UM OUTRO CONTO SOBRE MARAVILHAS". Seu trabalho é simples, mas muito deslumbrante, com uma boa utilização de luz, cor e ambiente, além da sensível captura de expressões completamente naturais de seus modelos em cada uma de suas fotografias.



















      Saiba mais sobre Katerina Plotnikova seguindo os links:


 https://www.facebook.com/KaterinaPlotnikovaPhotography/


https://www.instagram.com/_katerinaplotnikova_/?hl=pt-br



























2 comentários:

  1. Elas conseguem capturar a essência mágica de universos fabulosos, refletir a fantasia e a imaginação que habita em nós!

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets