7 de fev de 2016

AS FLORES DE ANEŽKA.

Anežka Kašpárková e sua arte floral eslava.



The most beautiful art comes from the heart. It needs no explanation or interpretation. It is just there, visually stimulating the senses, unique to all, always telling a story and always brilliant.

Anežka Kašpárková  e sua                                               arte.


A arte mais bonita vem do coração. Ela não precisa de explicação ou interpretação. Apenas se encontra lá, estimulando visualmente os sentidos, de forma única, contando histórias de forma preciosa.


Pintura Mural folclórica de Anežka Kašpárková






















Algumas pessoas têm o dom natural de nos inspirar, sejam por suas palavras, gestos ou trabalhos. Esta linda senhora chamada Agnes Kašpárková (Anežka Kašpárková) é capaz de nos encantar pela sua maneira de ser e de nos fazer ver o mundo através de seus olhos e de sua arte.


Anežka Kašpárková.



Pintura mural de Anežka                                                           Kašpárková.


Pintura mural de Anežka Kašpárková    



Dizem que a idade é apenas um número, e Agnes Kasparkova, esta senhorinha natural da República Tcheca, é o exemplo perfeito. Aos 87 anos, esta adorável artista ainda passa a maior parte de seu tempo livre fazendo o que mais gosta: pintar à mão as casas dos vizinhos na aldeia de Lužice, Morávia do Sul, com motivos tradicionais.


Estação de trem da                                                                                   cidadezinha de Lužice.


Anežka Kašpárková           



Pesquisando sobre arte mural encontrei uma bela imagem de uma senhora sentada no chão pintando lindamente uma pequena parede, fui procurar mais informações e descobri que a foto é do mês de maio de 2007 na República Tcheca e a senhora que se dedica a dar um ar de elegância a torre do sino da capela que data do século XVIII é quem chamam carinhosamente de babička Anežka ou simplesmente vó Agnes em seu vilarejo.

Anežka Kašpárková - a foto que me inspirou a escrever este post.


Campanário da Igrejinha de Lužice.


Sem nenhum molde nem outra ferramenta, apenas com a tinta, pincel e mão livre ela trabalha dizendo "Estou criando aquilo que levo em minha imaginação, mas quando estou pintando as flores criam vida própria, estão vivas...", e assim nenhuma pintura é igual a anterior assim como nenhuma flor é idêntica à outra, na natureza.Todas são únicas e todas são perfeitas.


Anežka Kašpárková criando inflorescências.


Pintura mural de Anežka                                                           Kašpárková.

Pintura mural de Anežka Kašpárková



Agnes Kasparkova se aposentou do seu trabalho na agricultura há 30 anos, e tem pintado murais desde então. Apesar de suas mãos frágeis, ela consegue acrescentar beleza aos prédios em quais trabalha com seus projetos de elaborados desenhos em tom de azul ultramarino. "Eu só estou fazendo o que eu gosto", diz ela, humildemente. "Eu tento ajudar a decorar um pouco o mundo”, uma vez que não se considera uma artista, pois acredita que com suas flores está apenas embelezando o mundo um bocadinho mais. Agnes diz que não pode imaginar uma vida sem trabalho, seja em casa, no seu jardim, ou em suas pinturas. Ela aprendeu o ofício da pintura folclórica com outra artista chamada Manakova, e quando esta faleceu, Agnes decidiu continuar seu trabalho de embelezar o seu entorno.


Anežka Kašpárková trabalhando.

Campanário da Igrejinha                                                       de Lužice.

Artista Manakova decorando um mural.   



Uma das características mais marcantes da arte de Agnes é o tom de azul ultramarino, que contrasta esplendidamente com as paredes brancas das casas da Morávia. Ela faz questão de usar tintas caras e de boa qualidade, que ela garante que irão durar pelo menos dois anos. Outra característica que se destaca é o tema floral presente em todas as suas obras de arte. Ela nunca planeja com antecedência. Vai criando na medida em que as pinta.


Anežka Kašpárková e suas                                                                             flores em azul ultramarino.


Mural pintado com flores azul ultramarino - Anežka Kašpárková.


Devido à sua idade, às vezes Agnes encontra algumas dificuldades para executar sua arte. Ela acha os invernos especialmente difíceis, mas isso nunca a impediu de manter seu passatempo. Todo mês de maio, ela passa 10 dias decorando as paredes recém-pintadas de branco da capela da vila, chegando a subir em andaimes e escadas se equilibrando nas mesmas para poder pintar o topo das edificações se preciso for.


Anežka Kašpárková trabalhando sobre andaimes.

















Anežka Kašpárková                                                                                     trabalhando sobre andaimes.


Anežka Kašpárková trabalhando sobre andaimes.


A missão da tcheca Agnes Kasparkova, de 87 anos, é simples: tornar o mundo um lugar mais bonito, com sua simplicidade, simpatia e inspiração.

Anežka Kašpárková pintando               


A arte floral eslava de Anežka                                  Kašpárková.



Que belo seria se tivéssemos mais avós como Agnes Kasparkovas mundo afora, trazendo a beleza da arte para mais perto de cada um de nós com ternura e amor.

Vó Anežka Kašpárková criando e embelezando seu entorno.


4 comentários:

  1. O passar do tempo trouxe a Agnes a velhice, roubando um pouco de sua juventude, no entanto não foi capaz de levar sua vitalidade e paixão pela arte evidente em admiráveis e delicados florais monocromáticos...Sem dúvida um post inspirador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delia Corecco Steinerfevereiro 10, 2016

      Inspiradora é a maneira linda como você descreve o que lhe vai na alma quando lê meus posts, obrigado pela força e delicadeza! Bjs

      Excluir
  2. Questa nonnina è meravigliosa...!!!! grazie.

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets