10 de set de 2013

WILL BARNET – ESBOÇANDO A ALMA.


                                           Three Chairs by Will Barnet.


"Os velhos mestres ainda estão vivos após 400 anos, e é isso que eu quero ser"( Will Barnet)
 
Will Barnet in his Studio.
 
 
Mr. Barnet, nasceu em 25 de maio de 1911, em Beverly, Massachusetts . Seu pai, Noah, que havia imigrado da Rússia para os EUA, trabalhava em uma fábrica de sapatos. Sua mãe, Sarahdina, veio da Europa Oriental. Mr. Barnet mostrou-se interessado em arte desde muito pequeno e aos 12 anos já possuia seu próprio estúdio no porão da casa de seus pais.
 
 
Will Barnet.
 
Descobriu seu amor pela arte na biblioteca pública como um jovem rapaz. Ele largou o ensino médio em seu último ano para estudar arte na Escola do Museu de Belas Artes de Boston, onde aprendeu desenho, pintura, anatomia e história da arte na tradição européia. Isto foi seguido por estudos na Liga dos Estudantes de Arte de Nova York, onde ele desenvolveu um interesse em litografia, gravura e xilografia.
 
 
 
"Mother" by Will Barnet, 1930.
 
Watercolor.
 
 
 
"The Butchers Son" ,Will Barnet.
 
Color Woodcut.
 
 
"Men in Ditch",1936, Will Barnet.
 
Lithography.
 
 
Impulsionado por uma bolsa de estudos para a Art Students League, Will Barnet, um aspirante a artista com um portfólio forte em marinhas e retratos de  gatos e da família, trocou Boston por Nova York, em 1931, com U$ 10 no bolso. Era verão, estava quente, a grave crise econômica chamada Depressão rondava as ruas, o ar estava saturado com protestos políticos estridentes. Ele alugou um quarto por um U$ 1 a noite, se  empanturrou de feijão barato no Automat e começou a esboçar os rostos desolados e com raiva que ele via em cada esquina, com estilo austero,exalando realismo social. Ele tinha apenas 19 anos e um mundo de possibilidades pela frente.
 
 
"Factory District Norwalk" by Will Barnet./1936
 
Lithography.
 
 
                                 "Irish Kids" by Will Barnet - 1938
                                                Woodcut.
 
 
"City Child" ,Will Barnet, 1938.
 
Lithography.
 
 
Fã de Picasso, Ingres e Cézanne, Will Barnet queria ser um pintor norte-americano moderno em uma cidade americana do século 20. "Eu tinha que ser um artista e não me sacrificaría por nada mas que apenas a arte",disse ele certa vez.
 
 
"Idle Hands", Will Barnet, 1935.
Oil on Canvas.
 
Ele se tornaría um artista americano conhecido por suas pinturas, aquarelas, desenhos e gravuras, retratando a figura humana e animais, tanto em cenas casuais da vida diária como em mundos de sonhos transcendentes.
 
"Woman reading" ,Will Barnet, 1970.
Color Serigraphy.
 
 
 
"Waiting" ,Will Barnet, 1937.
Xilography.
 
 
"The Mirror", Will Barnet, 1981.
Color Serigraphy.
 
As pinturas produzidas por ele  variam entre uma forma simplificada de realismo e de um poético simbolismo visionário. Desenhista habilidoso, ele criou, retratos sutilmente coloridos de familiares e amigos.
 
 
"Three Generations", Will Barnet,1990.
Oil on canvas.
 
 
 
"Sleeping Child" ,Will Barnet, 1961.
Oil on canvas.
 
 
Study for " Gramercy Park" , Will Barnet,1995.
 Shows himself
 and his Granddaugther.
 
 
 
"The Great Granmother", Will Barnet, 1984.
Oil on canvas.
 
 Foi casado por duas vezes, do primeiro casamento com Mary Sinclair, teve três filhos, Peter (pintor), Richard( escultor), e Todd Barnet(advogado).Mais tarde viría a se casar com a dancarina Lituana Elena Barnet, com quem teve uma filha, Ona Barnet.
Will and Todd Barnet.
 
 
 
 
                                    Will Barnet wis his wife, Elena.
 
 
Will at 100 years young  on May 2011. Afternoon celebration in Gramercy Park with sons Peter (painter) and Richard (sculptor) and Debbie Slowey Raguso (painter).
 
 
A partir de 1970, Will Barnet nos presenteia com imagens enigmáticas de mulheres em florestas escuras ou nas varandas das casas à beira-mar que parecem estar à espera de seus entes queridos. Essas imagens de misteriosas mulheres esperando mostrou as influências das narrativas pré-rafaelitas, do surrealismo de Magritte e do taciturno romantismo de Edward Hopper.
 
 
"Sanctum" ,Will Barnet ,1976.
Oil on canvas.
 
 
 
"Way to the Sea", Will Barnet, 1981.
Lithography.
 
 
 
"The Nightfall" , Will Barnet , 1979.
Oil on canvas.
 
 
 
 
"Grand Pier", Will Barnet, 1976.
Oil and charcoal on paper.
 
As obras de Barnet, apesar de universais fazem referência a sua própria história pessoal , retratando  imagens de sua esposa, sua filha e seus animais de estimação. Como James Thomas Flexner escreveu, sobre a obra de Barnet "Will Barnet nos faz experimentar a interação entre o pessoal e o universal. Mantendo a representação, a elegância simples das figuras e suas superfícies planas que refletem sua exploração com a abstração”
 
 
"Polly,Mimou and Eon", Will Barnet,1979.
Oil on canvas.
 
 
"Summer Silent Season", Will Barnet.
1975/ Lithography.
 
 
 
"The Blue Robe", Will Barnet, 1971.
Etching and acquatint.
 
 
"Young Woman and White Cat" 
                                             Will Barnet,1971. Color Serigraphy.
 
 
 
Quase nove  décadas depois, com deficiência auditiva e sem poder usar sua perna esquerda depois de uma queda, porém ainda lúcido e rápido em suas respostas, Mr. Barnet continua a pintar todos os dias.  "Eu não tenho nenhuma opinião sobre o que significa ter 99 anos , exceto que  é diferente de se ter  19. Eu costumava trabalhar 8, 9, 10 horas por dia ", disse ele. Agora  pinta de  três a quatro horas diárias, apesar de sua incapacidade de ficar de pé.   Cria belíssimos quadros de  formas abstratas, de exôticos matizes e, como sempre, de uma percepção e sentimentos, profundos .
 
 
Will Barnet,99 years old, in his Studio.
 
 
"The Memories of Childhood", Will Barnet, 1949./ Oil on canvas.
 
 
 
"A Peaceable Kingdom", Will Barnet, 1946.
Watercolor on paper.
 
Suas pinturas e gravuras estão nas coleções  de mais de 300 museus mundo afora, podemos citar o Museu Metropolitano de Arte, o Museu de Arte, o Museu Whitney de Arte Americana, o Museu Guggenheim e o Museu de Arte Moderna, Philadelphia.
 
 
"Mother and Child", Will Barnet, 1993.
Oil on canvas.

 
 
                            Study for "Three Muses", Will Barnet, 1985.
                                         Charcoal on paper.


"Enclosure", Will Barnet, 1963.
Woodcut on paper.
 
Em quase um século em que viveu nesta terra,(faleceu em 13 de novembro de 2012) o artista Will Barnet mudou seu estilo do abstrato ao figurativo e de volta ao abstrato sem porém nunca alterar o seu ritual diário de pintura.Viveu, amou e respirou arte durante toda a sua vida, e ao segurar o pincel, este se tornou muito mais que  uma extensão do seu corpo, refletindo não apenas uma vida bem vivida, mas uma vida criativa e completa.
 
"Old Mens Afternoon",Will Barnet,
1947./ Oil on canvas.
 
 
 
                 "Three Chairs II", Will Barnet, 1991. Oil on canvas.
 
"Youth", Will Barnet, 1970.
Oil on canvas.
 
                   Will Barnet: Tracing the Soul of the Work - an excerpt.
 
 
 
Will Barnets painting Studio.
 
 
 
"Estas mãos tem pintado há mais de oitenta anos"
Will Barnet.
 
 
 
Painting is almost like a religious experience, which should go on and on. Age just gives you the freedom to do some things you've never done before. Great work can come at any stage of your Life.(Will Barnet)
 http://watch.njtvonline.org/video/2243937431/     Assista ao Documentário.

 

Um comentário:

Blogger Wordpress Gadgets