20 de mar. de 2014

UCRÂNIA - A GRANDE FOME – HOLOMODOR VISTO PELOS OLHOS DA ARTE.

                             HOLOMODOR - Victor Zaretsky - 1989.




"The wells in the field have dried up
Nobody was sowing, plowing
The hungry year, as a black bird
Was flying over the exhausted land..."

(from Village Folklore, 1920s).

"Os poços no campo secaram
Ninguém estava semeando, arando
O ano de fome, como um pássaro preto
Foi voando sobre a terra esgotada ... "


(Tradição Folclórica da Vila, durante os anos de 1920).
 



 

 
Entre 1932 e 1933, o regime comunista da União Soviética, comandado pelo ditador Joseph Stalin, promoveu uma reestruturação na agricultura, criando fazendas coletivas pouco eficientes e modificando os ciclos produtivos. Esta colectivização dos agricultores na década de 1930 teve resultados catastróficos em muitas partes da União Soviética e, de acordo com muitos relatos as medidas tiveram conseqüências trágicas na Ucrânia, onde aproximadamente quatorze milhões de pessoas morreram de fome.
 
 
The Road of Sorrow - Nina Marchenko.
 
 
 
There is nothing - Daniel Nemyrovsky.
 
 
O Coletivismo total da agricultura imposto pelo Comitê Central do partido comunista da União Soviética, em 1929, significava na prática forçar os agricultores a abandonarem a sua propriedade privada em prol do governo. Muitos agricultores ucranianos recusaram-se a cooperar. Mais de um milhão desses agricultores foram arrancados de suas casas e jogados em campos de trabalho forçado, Gulags, na Sibéria. Um grande número deles nunca voltou para casa.
 
Gulag - Vladimir Sergeyev Kutkin.


 
 Stalin and the Ukranians - Yevhen Luniov.
 
 
 
 
The Great Hunger - artist unknown.
 
 

O governo soviético conseguiu matar entre sete e quatorze milhões de ucranianos antes e durante o “Holodomor" que literalmente significa “morte pela fome” e,  é aplicado especificamente aos acontecimentos que tiveram lugar em territórios povoados pelos "ucranianos étnicos”. Seus métodos foram forçar os camponeses e civís, incluindo crianças ao trabalho escravo, execuções sumárias e morte por fome.
 
 Homeless - Mykhailo Dmytrenko.
 
 
 
One cannot forget - Vira Kuleba-Barynova.
 
 
 

Em 1930, 25.000 militares comunistas soviéticos fortemente armados foram enviados para a Ucrânia para perpetuar o coletivismo. Assim teve início o "Holodomor", a fome forçada. Uma vez que um agricultor abandonasse sua propriedade e fosse trabalhar em uma fazenda coletiva, todos os seus pertences, incluindo equipamentos, gado e colheitas, passariam a pertencer ao governo soviético. A partir de 1932, Stalin impôs aos agricultures ucranianos, quotas de grãos impossíveis de serem alcançados nas fazendas coletivas.
 




 Everything belongs to the State - Artist unknown - Ukraine.
 
 
A impossibilidade para os agricultores cumprirem as quotas de grãos e alimentar suas famílias era de conhecimento total do Governo Soviético parecendo ser exatamente o objetivo do mesmo, assim como forma de punição pelo não alcançe das cotas e, segundo relatos, para dar início a eliminação étnica na Ucrânia; Moscou começou a enviar seus militares para as vilas onde procuravam de casa em casa por grãos escondidos. Bastava um punhado de grãos para que os camponeses perdessem também suas casas e fossem punidos por “Entesouramento de Bens de Propriedade do Estado”. Não demorou muito para que milhões de pessoas começassem a morrer. Durante o Holodomor, houve momentos em que até 25 mil ucranianos morriam de fome em um único dia. Muitos deles morríam nos campos, cercados por grãos dos quais não eram autorizados a levar nada. Há relatos de sobreviventes que  dizem ter presenciado a execução sumária de crianças que tentavam subtrair um punhado de grãos dos campos para levar para mães ou pais que morriam de inanição em suas casas.
 
 
 
Famine 1933 - Volodymyr Kutkin
 
 
 
Where di you hide the Grain? - Mikhailo Ivanchenko - Ink on Paper.
 
 
Complete Collectivitazion - Volodymyr Kutkin.
 
 

Os soviéticos usaram os grãos dos campos da Ucrânia para alimentar os trabalhadores em suas cidades, o que sobrou foi exportado. Em 1932, eles se apossaram de 18,1 milhões de toneladas de grãos a partir do trabalho escravo dos agricultores pobres da Ucrânia. Em 1933, eles levaram dez milhões de toneladas rumo a "Mother Russia". Há sinais que indicam de que as sobras que não conseguiam exportar ficavam armazenadas em silos, na União Soviêtica e em instalações militares, muitas vezes chegando a apodrecer enquanto os ucranianos morriam de fome.
 
Zemiilia (Earth) - Bohdan Pevny.
 
 
 Sister, Sister, Woe to you! - Kutkin.
 
 
 
Pleading - Pleading...Bondarenko
 
 
 
Ilko Myronenko Kosovytsia - Dead over Ukraine.
 




Sobre o quadro acima:
 
Ilko Myronenko era um professor em uma escola na periferia de Kiev. Ele usou seus desenhos para contar a seus alunos sobre Holodomor (1932-1933 ), na Ucrânia.
 
 
 
 
Mother - Nina Marchenko.
 
 

O Holodomor tornou-se recentemente amplamente reconhecido como um genocídio e crime contra a humanidade. A maioria dos estudiosos concorda que foi uma tentativa deliberada do Governo Soviético de, obviamente, acabar com a oposição camponesa na Ucrânia, porém os defensores do sistema e ideologia soviéticos dirão que foi apenas uma decisão mal tomada pelo partido. Na minha opinião e, creio que assim todos concordaremos, o “Holomodor” foi um momento terrívelmente triste na história recente e deve ser lembrado como tal. Que possamos aprender com os erros do passado para que os mesmos não se repitam mais.
 
Kasimir Malevich - Peasant between a cross and a sword. - 1932.
 
 
 
Artist Vira Kuliba in front of her pinting "Unforgettable"
 
 
 


"Enquanto sua ideologia identificar a principal fonte de males do mundo como um grupo definível, ela acabará por levar ao genocídio." - Steven Pinker.


 
1933 - Mykhailo Dmytrenko.
 
 


“Lembrem –se: não são apenas as pessoas más que cometem genocídio; todos nós somos capazes disso.“ – James Lovelock.
 
 
The last road - Nina Marchenko
 
 
Those crows have flown - Ivan Novobranets Poltava
 
 
In the year of 1933 - Ivan Novobranets Poltava
 
 
 
Holodomor Genocide - Orysia Sinitowitch - Gorski.
 
“O que conecta dois mil anos de genocídio? Muito poder em poucas mãos.” - Simon Wiesenthal.
 
 
Holomodor Memorial - Statue of emaciated girl.
 


 
 
 

 
 


18 de mar. de 2014

FATOS CURIOSOS DA HISTÓRIA DA ARTE - PICASSO.

 

                  “Não se pode fazer nada sem solidão” - Pablo Picasso.
 
 
Boy with a dog - Pablo Picasso - 1905.
 
 
O trabalho desse artista genial compreende quase todos os campos das artes visuais. Ele foi desenhista, pintor, escultor, ceramista e gravurista. Pablo Picasso é sem dúvida um artista multifacetado e fértil que produziu intensamente durante 70 anos de sua vida, marcando profundamente o século XX.
 
Maternity - Pablo Picasso - 1905.
 
 
Los Bañistas - Pablo Picasso - esculturas - 1956.
 
 
 
Escultura  - " Le Hibou Gris" - Pablo Picasso
 
  
A Cerâmica, antiga arte do Mediterrâneo permitiu a  Picasso combinar seus talentos como escultor e pintor.

Pablo Picasso - Atelier cerâmica.
 
 
Cerâmica - Coruja - Pablo Picasso - 1951.
 
 
Picasso at work - 1953.
 
 
 
Cerâmicas de Pablo Picasso
 
Picasso também explorou seu processo criativo através de suas gravuras, desenhos e pinturas.
 
 
Gravura - Pablo Picasso
"Um minotauro cego guiado por uma garota com uma pomba"
 
 
 
Rooster - 1938 - Pablo Picasso (Charcoal).
 
 
 
Pomba da Paz - Pablo Picasso - 1961.
 

 
A Pomba, de uma série de gravuras dedicada aos pássaros, foi utilizada em um cartaz do Congresso pela Paz em Paris, e a partir de então tornou-se um símbolo universal.
                     Pablo Picasso - Femme Nu dans L'atelier - 1953.
Sobre o seu nome e infância
 
Os biógrafos de Pablo Picasso afirmam que, ao nascer, ele foi considerado um natimorto. Após sair do ventre da mãe, o bebê não apresentou sinais de respiração ou de batimentos cardíacos. Um tio, o médico Salvador Ruiz Blasco, tentou reanimar a criança e baforou a fumaça de seu charuto sobre o rosto dela. Para surpresa de todos, o recém-nascido reagiu e começou a chorar. Depois do incidente durante o nascimento do pequeno Pablo, a família quis garantir a proteção dos céus para o filho e reuniu, na hora do batismo, uma série de referências a santos protetores. É por este motivo que o nome completo do artista era enorme: Pablo Diego Jose Francisco de Paula Juan Nepomuceno Crispin Crispiniano de la Santisima Trinidad Ruiz Blasco Picasso y Lopez.
 
  
Pablo Picasso and his sister Lola - 1889./ Pablo Picasso 4 years old.
 
 
Conta-se ainda que ao falar pela primeira vez não pronunciou a palavra mãe ou pai, como costumam fazer os bebês, mas “piz”, diminutivo para lápis em Espanhol.
Child with a dove - 1901 - Picasso.
 
 
 
Fez seu primeiro quadro intitulado “Le picador” aos nove anos.
El Picador - Pablo Picasso - 1890.
 
 
Aos 15 anos fez seu primeiro trabalho acadêmico. A pintura intitulada "Primeira Comunhão" mostra seu pai, José Ruiz Blasco, sua mãe chamada Maria Picasso Lopez, e a irmã Lola que se encontra ajoelhada em um altar. Diz-se que ele pintou uma série de pinturas religiosas mas nunca se atreveu a vendê-las.
 
Primera Comuñon  - Pablo Picasso - 1896.
 
 
A primeira exposição de seus trabalhos foi nos fundos de uma loja que vendia guarda-chuvas. Ele tinha 13 anos.
 
Sobre a fase azul
“Comecei a pintar em azul, quando percebi que Casagemas havia morrido.” - Picasso.
Picasso, Soto e Casagemas.
 
 
O choque emocional provocado pelo suicídio de seu amigo, o pintor Carlos Casagemas, em 1901, por causa de uma desilusão amorosa, inundou a vida de Picasso de tristeza, guiando sua carreira rumo a melancólica, porém também maravilhosa “Fase azul”.  Casagemas havia sido rejeitado por uma jovem chamada Germaine, que havia posado para alguns quadros de Picasso. Após a morte do amigo, Picasso pintou várias obras em homenagem a seu colega.
 
 Germaine - Pablo Picasso.
 
 
Life - 1903 - Pablo Picasso.
 
 
 
Em sua pintura "La Vie", Picasso retrata o seu amigo Casagemas com Germaine, juntos, assim como sonhava seu amigo.
 
 
 
 
Casagemas in his Coffin - 1901 - Pablo Picasso.
 
 
Nesta fase Picasso retrata a solidão, a pobreza, mendigos, doentes, a marginalidade e a velhice. Os corpos são rígidos, magros, por vezes ressequidos e excessivamente alongados. Sua melancolia se expressa monocromaticamente em azul, com uma pequena permissão ao verde.
 
Sleeping drinker - 1901 - Picasso.
 
 
 
 
 
O mendigo e o menino - 1903 - Pablo Picasso.
 
 The Blind Man's Meal Pablo Picasso - 1903.
  
 
La Soupe - Pablo Picasso - 1903.
 
 
 Seller of Gul - Picasso - 1902.
 
 
 
 
The old Guitarist - 1902 - Pablo Picasso.
 
 
Woman - Pablo Picasso - 1902.
 
 
Foi ainda um período de vida materialmente precário; Picasso vivia entre Barcelona e Paris, onde dividiu a casa com o escritor Max Jacob. A casa era pequena, e nela havia apenas uma cama na qual se revezavam: Picasso dormia durante o dia e trabalhava a noite; e Max Jacob dormia a noite e trabalhava durante o dia. Durante um inverno mais rigoroso, para escapar do frio, Picasso foi obrigado a queimar alguns de seus desenhos para manter o cubículo aquecido.
 
 Max jacob e Pablo Picasso.
 
 
 
 
 
                           Picasso devant l'atelier Bateau Lavoir - Paris
 

                                                   Casa onde Picasso viveu em Paris.


No Guinness Book of Records, Picasso é retratado como o artista mais prolífico do mundo: sua coleção conta com cerca de 13.500 pinturas, 100 mil cópias, 34 mil ilustrações e 300 esculturas.












" Cansei-me de ser moderno, quero ser eterno." - Pablo Picasso.



Ma Jolie - Woman with a Zither or guitar - Pablo Picasso - 1919.

16 de mar. de 2014

55.000 VISUALIZAÇÕES.

 
 

"A criatividade é contagiosa, transmita-a." - Albert Einstein.
"Creativity is contagious, pass it on." - Albert Einstein.
"Kreativität ist ansteckend, geben Sie sie weiter." – Albert Einstein.
"La creatività è contagiosa trasmettila." – Albert Einstein.
"La creatividad es contagiosa ¡Pásala!"- Albert Einstein.
"La créativité est contagieuse faites la tourner." – Albert Einstein.
 
Muito obrigado Bruno C. Calado pela linda Arte Gráfica acima.


FATOS CURIOSOS DA HISTÓRIA DA ARTE - MATISSE - LE BATEAU.

Henri Matisse - 1933.
 

Em 1961,  A Litografia de Henri Mattise "Le Bateau" foi equivocadamente pendurada de cabeça para baixo por 47 dias no Museu de Arte Moderna de Nova York.
 
 
Nenhum dos 116.000 visitantes notou o erro, que porém não escapou aos olhos do corretor Genevieve Habert que ao notar a falha comunicou aos responsáveis pela exposição, que re-penduraram o quadro corretamente.


Le Bateau - Henri Matisse.

54.000 VISUALIZAÇÕES.



 

“A pintura é um poema sem palavras.” - Horácio

" A Painting is a poem without words." - Horace

"Une peinture est un poème sans mots." - Horace

"Una pittura è una poesia senza parole." - Orazio

"Ein Bild ist ein Gedicht ohne Worte." - Horace

"Una pintura es un poema sin palabras." - Horacio

Nosso muito obrigado à Bruno C. Calado pela arte gráfica.

6 de mar. de 2014

53.000 VISUALIZAÇÕES.




"Criatividade exige coragem." - Henri Matisse
"Creativity takes courage." - Henri Matisse
"La creatividad requiere coraje." - Henri Matisse
"Kreativität braucht Mut." - Henri Matisse
"Creatività vuole coraggio." - Henri Matisse
"Créativité faut du courage." - Henri Matisse
 
Nossos agradecimentos a Bruno C. Calado pela Arte Gráfica.

5 de mar. de 2014

MÁRMORE EM MOVIMENTO – GIAN LORENZO BERNINI.

 
GIAN LORENZO BERNINI - SUPPOSED SELF PORTRAIT - 1630.
 


Gian Lorenzo Bernini – ( Nápoles, 7 de Dezembro de 1598 - Roma, 28 de Novembro de 1680 ) – Escultor e arquiteto dos mais importantes do barroco italiano. Extremamente produtivo e talentoso viveu durante o século XVII, criador do estilo barroco italiano de escultura e certamente um dos maiores escultores de que se tem conhecimento. O seu virtuosismo como escultor cedo atraiu atenção dos grandes mecenas da época, fazendo dele um dos mais solicitados escultores de seu tempo trabalhando sob encomenda para as personalidades mais destacadas da época, dentre eles, papas, príncipes, duques e cardeais.
 
 
O RAPTO DE PROSPERINA - DETALHE - 1622.
 



As primeiras esculturas de Bernini já eram altamente revolucionárias pelo movimento, pelos valores tácteis e pela expressão dos rostos.

 
BERNINIS DAVID, 1623.
 
 
 

O seu trabalho inovador abarcava os principais campos escultóricos de sua época: o religioso, o mitológico e o sepulcral. Em todos eles aplicava os caracteres de seu novo estilo: movimento e agitação, formas amplas, efeitos teatrais e expressões abundantes de sentimento. Do ponto de vista técnico não seguia a norma renascentista de lavrar as suas peças num só bloco de mármore, mas separava-as em vários blocos que reunia em seguida.

FOUNTAINE OF THE FOR RIVERS - 1648 - 1651/PIAZZA NAVONA - ROMA - ITALIA

  A maioria de seus trabalhos se encontra em Roma onde viveu e trabalhou durante toda a sua vida.
 
 
 
 


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