Lystovky - Ucrânia.
A Páscoa é uma festa de tradições. Outrora ela acontecia
somente no hemisfério norte, na primavera em uma Europa pagã onde as pessoas
vivam uma relação íntima com a natureza estando à mercê das forças e vontades
da mesma. Antigamente, sobreviver aos rigorosos invernos, onde os alimentos
eram escassos, as vestimentas ineficientes e os abrigos rudimentares,
demonstrava ser um enorme desafio, e assim sendo, sobreviver a esta época do
ano chegando à primavera era motivo de celebração. Cultuava-se a Deusa da Fertilidade,
Ostara, (Eostre), o recomeço da vida, a volta das cores e do despertar da
natureza.
As celebrações significavam também a vitória da vida sobre a
morte. Ovos, símbolos da abundância eram colocados em pequenos ninhos em honra
a Deusa. Num período posterior, as culturas judaica e cristã acabaram por
absorver estas festividades pagãs, e as primeiras cestas de Páscoa se
assemelhavam aos ninhos de pássaros.
Primavera - Renascimento.
Curiosamente,
Cristo ressuscitou na época do Equinócio de primavera, o que vem a ser muito
simbólico, pois o princípio de vida rega os dois eventos. Antes de Cristo, na
mesma época, ocorreu o Pessach, êxodo dos judeus do Egito, e, esta palavra
hebraica, dá origem a palavra “Páscoa”, que em muitos povos tem a mesma raiz,
em russo nacxa - Paskha, por exemplo. Uma variação para Páscoa que não vem de
Pessach é Easter, em inglês. Surgiu de Esther, ou Ostera, ou Ostara, deusa da
fertilidade nos tempos pagãos, que segura um ovo na mão e observa um coelho.
A Jewish family celebrating the Passover Feast.
Os três acontecimentos que marcam a mesma data: a chegada da
primavera, o êxodo dos judeus e a ressurreição de Cristo representam a passagem
de um estágio para outro: do inverno para a primavera, da escravidão para a
liberdade, da morte para a vida. Portanto o ovo também significa transição,
momento de migrar do estado sombrio para o luminoso; e recomeçar, finalizar um
ciclo para iniciar outro. Presentear um ente querido com um ovo, portanto, é um
ato ancestral, com significados primitivos, que toca o coração do ser humano.
OS OVOS SÍMBOLOS DA
PÁSCOA.
Sunrise by
the Ocean – Vladimir Kush.
O ovo era associado a lendas e mitos sobre a criação do
universo, não só porque ele é a semente que contem o gérmen vital, mas também
devido à sua forma, redonda, sem princípio nem fim. Os ovos guardam em si a
imagem de uma nova vida, por isso foram adotados como símbolo de renovação.
Costumavam ser oferecidos em muitas civilizações como presentes. No Antigo
Egito e na Pérsia, por exemplo, eram pintados em tons primaveris. Na China,
antes mesmo do nascimento de Cristo já se presenteava com ovos de pata pintados
em cores vivas. Na Europa católica do século XVIII, ovos coloridos passaram a
ser bentos pelos cristãos e oferecidos aos fiéis.
O
nome para lebre no antigo Egito era “Un” = aberto, porque rezava a lenda de que ela nunca
fecha os olhos.
Na Pérsia, ovos coloridos eram ofertados à ocasião das
festividades do NOVROUZ, que em
persa e em sânscrito, significa ”novo dia de luz”. Comemorado há pelo menos
3.000 anos, celebra o Ano Novo do calendário persa, o primeiro dia da primavera,
principalmente por Zoroastristas e Yazidistas (religiões pré-islâmicas). Hoje
ainda se comemora o Novruz em todas as regiões que outrora pertenciam ou foram
influenciados pelo Império Persa: Irã, Afeganistão, no Curdistão (onde é
chamada Newroz), nas antigas repúblicas soviéticas do Tajiquistão, Uzbequistão,
Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão e por várias comunidades de origem persa,
por todo o Oriente Médio. O Novruz também é comemorado pelos parses zoroastristas
na Índia. Todos eles comemoram nesta data a chegada do ano novo persa
representando o final da escuridão do inverno e o renascimento da luz e da
fertilidade da primavera.
Celebração
de Ano Novo Persa.
Mesa
de celebração de Ano Novo Persa.
Os povos eslavos decoram de forma variada e rica os seus
ovos de páscoa. Na tradição eslava, os ovos coloridos a mão são presentes
oferecidos principalmente na Páscoa Ortodoxa, mas suas origens remontam à época
pagã.
Ovos
de páscoa com decoração eslava.
O PÊSSANKA OU PYSANKA
derivado do verbo pysaty que
significa “escrever” simboliza a vida, a saúde e a prosperidade. São ovos
inteiros crus (hoje os esvaziam antes da aplicação do ornamento) decorados com
uma complicada combinação de desenhos geométricos, cores variadas, figuras e
símbolos religiosos originários da Ucrânia.
Esta belíssima arte tem longa tradição relacionada aos
costumes pré-cristãos. Na história do povo ucraniano sempre esteve presente uma
tradição de colorir ovos na época em que o Sol voltava triunfante ao firmamento,
eliminando a neve que cobria a rica terra negra, fazendo com que fosse
substituída pelo verde, pelas flores desabrochando, por árvores oferecendo seus
frutos, e assim, os ucranianos, que em paridade com outros povos antigos,
veneravam a natureza e os regentes dos elementos, assim como ao Sol, pudessem
trabalhar novamente a terra para obter seu sustento.
Pysankas
da Ucrânia.
Á Dajbóh, ou seja ao Sol eram rendidas as homenagens deste
povo que nos primórdios dos tempos oferecia as Pêssankas não somente a ele por
trazer luz e calor para a Terra, mas também aos entes da natureza, fazendo seus
agradecimentos pelas colheitas e firmando seus pedidos para que a terra
continuasse produzindo aquilo de que necessitavam para viver. Estas Pêssankas
eram enterradas no campo, nas lavouras, pois deveriam ser oferendas a mãe
natureza. Neste tempo anterior ao cristianismo, o povo tinha suas crenças
voltadas para aquilo que via e sentia. Era uma época em que mais do que nunca,
o ucraniano estava ligado à natureza, sua fonte de vida e energia. Em 988 d.C, por
obra do Príncipe Volodymir, a Ucrânia é batizada nas margens do Rio Dnipró,
passando a adotar o cristianismo como religião oficial.
500
year old Pysanka style egg discovered by archaeological rescue service in Lviv,
western Ukraine.
O povo absorveu essa mudança, mas não aceitou abandonar seus
antigos rituais, como as Festas da Primavera. A solução encontrada pelo clero
foi a adaptação destes antigos costumes, aos símbolos cristãos, ou seja,
permitiam e até apoiavam o povo à manter suas tradições consideradas pagãs, mas
lhes incutiam um simbolismo correlato ao cristianismo. A antiga e tradicional
Festa da Primavera transformou-se na Páscoa cristã, por se tratar da mesma
época. O povo continuava com os antigos festejos, mas mudavam-se gradativamente
o sentido da ocasião festiva. As Pêssankas continuaram existindo, o povo não
deixou o costume de colorir ovos para expressar seus sentimentos, mas o clero
religioso fez com que se abandonassem as crenças nos entes da natureza, porque
segundo o mesmo estes costumes deveriam ser extintos por serem tidos como
pagãos.
Ukrainian
spring rituals.
As pessoas passaram então a fazer Pêssankas para dar aos
parentes e amigos respeitados, na época da Páscoa, para demonstrar tudo aquilo
que desejavam para seus entes queridos. As pequenas obras de arte também
passaram a aparecer em datas importantes, como casamentos e nascimentos, como
materialização das boas intenções que se queria expressar. Nesta tradição, as
pessoas idosas recebem um Pêssanka com cores escuras ou com sofisticados
desenhos, pois já viveram muito e adquiriram sabedoria; já as crianças recebem
um Pêssanka de cor predominantemente branca, pois a sua existência é, ainda,
uma página em branco a ser escrita.
Além disso, cada um dos desenhos e das cores usados na
Pêssanka possui um significado profundo e simbólico. Os traços desenhados na
fina casca simbolizam diferentes desejos, sendo considerados uma espécie de
amuleto, que preferencialmente deve ser ganho e mantido em casa para trazer a
boa sorte, saúde, prosperidade e longevidade.
Durante o Regime Comunista as Pêssankas foram proibidas no
país, mas os ucranianos mantiveram suas raízes culturais continuando a pintar
as Pêssankas longe das grandes cidades as escondidas do regime opressor. No
Brasil, assim como em outros países onde há descendentes de ucranianos são
produzidos principalmente na época da
páscoa. Depois da independência da Ucrânia em 1991 eles voltaram a ser
produzidos abertamente sendo um traço marcante desta cultura.
Pêssankas,
ovos pintados à mão, tradição da Páscoa na Ucrania preservada pelos imigrantes
em Prudentópolis - Paraná - Brasil.
Tetiana
Dathtzen ensinou a arte da pêssanka para filha e para a neta (Foto: Fernanda
Fraga) – Central Ucraniano-Brasileira – Curitiba.
21ª
festa de Comemoração da Independência da Ucrania no Memorial Ucraniano no
Parque Tingui em Curitiba.
KRASHANKY – КРАШАНКИ
– Originários da Rússia, Bielorrússia e da Ucrânia, esta tradição de tingir
ovos com corantes naturais pode ser encontrada ainda nos países Germânicos,
como Alemanha, Áustria e Suíça. A palavra крашеный (em russo kráchenêy) significa pintado ou decorado. Para fazer este tipo de ovo, usa-se
cozê-los em uma mistura de água com cascas de cebolas. Pode-se ainda adornar os
mesmos com pequenas flores, folhas e plantinhas da fauna local fazendo menção à
primavera e ao renascimento. Depois de prontos eram levados às igrejas
ortodoxas locais para serem abençoados e somente então estavam prontos para ser
consumidos por toda família como primeira refeição depois da Grande Quaresma.
Krashanky
Prontos na Igreja Ortodoxa.
A cor original do Krashanky é vermelha. A história vem de
uma lenda sobre Maria Madalena. Acredita-se que quando ela veio trazer a
mensagem cristã ao imperador Tibério sobre a ressurreição de Jesus o imperador
não acreditou nela e disse que seria mais crível os ovos em sua mesa de almoço
mudarem de cor do que um ser humano voltar a vida depois da morte. Conta a
lenda que logo em seguida os ovos que ali se encontravam tingiram-se de vermelho. Esta cor simbolizando o sangue do
Salvador.
Hoje
em dia os ovos em estilo Krashanki podem ser tingidos de várias outras cores de
preferência naturais. São utilizados infusões de casca de carvalho, hastes de
trigo, flores de malva e violetas, sucos naturais de beterraba, cenoura, salsa entre
outros.
Krashanki
diversos.
LYSTOVKY – Uma variação
dos ovos Krashanky. A palavra "lystovka" (листовка) vem da palavra
ucraniana lystya (листя), significando "folhas". Os ovos Lystovky são
criados a partir da sobreposição de pequenas folhas, flores e folhagens em um
ovo comum brancos, geralmente atados ao mesmo com linha bem fina, para depois
ser tingido preferencialmente com corantes naturais, no mesmo processo dos ovos
Krashanky. Quando o material de planta é
removido, os seus contornos permanecem, recriando a natureza nas cascas dos
ovos. Infusões com café, espinafre, beterraba, repolho além da já tradicional
casca de cebola são usadas para obtenção de diversas cores de fundo.
O nome DRAPANKА,
cuja pronúncia Drápanka é a mesma em russo, bielorrusso e ucraniano, tem origem
na antiga palavra eslava драпать (drápaty), que significa arranhar. Para se fazer Drapanki (plural) é melhor usar ovos
vermelhos cuja casca é mais forte do que a dos brancos. Em primeiro lugar,
cozinham-se os ovos, depois os mesmos são tingidos com, uma cor ainda mais
escura e colocados para secar bem. Quando secos, usa-se um lápis para desenhar
sobre o mesmo os ornamentos que farão a decoração e raspa-se o mesmo com muito
cuidado com um instrumento de ponta metálica muito afiada. Os resultados do
desgaste da casca destes ovos ficam maravilhosos e são verdadeira obras de
arte.
Desgastando
(arranhando) o Drapanka.
HÍMES TOJÁS - Na
Hungria, além da decoração dos ovos (Hímes Tojás), existe uma tradição chamada
de “Regas”. Uma festividade celebrada nas segundas-feiras logo após o domingo
de Páscoa. A preparação começa na sexta-feira santa, onde as mulheres decoram
as cascas vazias dos ovos e depois as enchem com guloseimas. Seguindo a
tradição as moças devem conservar os ovos decorados por elas em casa como
objetos decorativos até a segunda-feira de Páscoa (celebrada no Hemisfério
norte). Neste dia os rapazes dos vilarejos irão à casa das moças, em grupos ou sozinhos, a fim de
cortejá-las, recitando poemas e versos para suas escolhidas, dando início a um ritual antigo ligado à fertilidade e á
primavera.
Essas rimas comparam as moças a belas flores que necessitam
de água para poder desabrochar em todas as suas cores e beleza, enquanto
recitam os rapazes mergulham ramos de flores e de plantas aromáticas e aspergem
água ou perfume nas mesmas (hoje em dia este costume que perdura virou um grande “banho coletivo” onde baldes de água são despejados nas moças).
Cartão Postal com imagem que retrata a tradição do “Regas”.
Em troca as moças presenteavam os rapazes com as Hímes
Tojás, os ovos pintados com zelo como presente amoroso, oferecendo a eles ainda
comida e doces. Esta tradição húngara é mantida ainda hoje em pequenas
comunidades, inclusive as habitadas pelos húngaros na Roménia e na Eslováquia.
Páscoa - Hungría - Hímes Tojás.
POLISH NAKLEYANKY - A
palavra "Nakleyanka" se origina da palavra ucraniana kleyaty (клеяти), "a cola, para colar." Nakleyanky são simplesmente ovos que
foram decorados por materiais colados neles. Eram tradicionalmente feitos com
ovos comuns, mas, hoje em dia, além de usarem ovos de gansos e avestruzes
esvaziados, pode-se usar ovo de madeira também. Vários itens podem ser colados a
uma casca de ovo. Na Polônia, onde esses tipos de ovos são muito mais comumente
feitos, há vários apliques para os ovos. Os Naklejanki ou nalepianki são decorados com
pétalas de sabugueiro, sementes, cereais, cascas coloridas de ovos e pedaços de papel colorido (incluindo
wycinanki).
Naklejanki
decorados com sementes e cereais.
NAKLEJANKI WYCINANKI
– é uma belíssima arte polonesa de “papercut”, arte de cortar papel de
forma decorativa com tesouras especiais, popular também na Bielorrússia e
Ucrânia.
Paper cut Wycinanki.
Wycinanki era tradicionalmente usada por camponeses
poloneses para decorar suas casas e muitas vezes eles mostravam cenas da vida
diária, tais como casamentos ou festas. Esta forma de arte belíssima ainda é popular
e amplamente praticada em duas regiões da Polónia, Kurpie e Lowicz. Vale ressaltar que na época da Páscoa
estes artistas usam as sobras dos papéis coloridos que usam para sua arte para
produzirem ovos com esta técnica. Consiste em fazer a colagem dos motivos em
ovos previamente esvaziados e tratados.
ALEMANHA.
Sigrid
Bolduan from the village Klein Loitz, wearing a traditional Lusatian sorbian
folk dress, paints an Easter egg in traditional Sorbian motives.
SÉRVIO JEJKA PISAĆ
- Sorábia – Os sorábios são um povo eslavo ocidental relativamente pequeno,
vivendo como minoria na região conhecida como Lusácia nos estados alemães da
Saxônia e Brandenburgo. Também são conhecidos como lusácios, wends,
serbo-lusácios ou sérvios da Lusácia. Dentre os muitos costumes que este povo
traz dos eslavos, um deles é o de tingir e decorar ovos de páscoa.
Os sorábios utilizam-se técnicas específicas e a decoração
feita por eles em ovos comuns esvaziados é chamada de "Sérvio Jejka Pisać", técnica que exige paciência e muita habilidade.
Esta tradição é passada por eles de geração para geração e cada família tem um
estilo próprio. Hoje as escolas públicas da Sorábia ensinam e mantêm esta tradição
junto aos seus alunos, onde ovos brancos são “soprados” (esvaziados), as
aberturas vedadas com cera de abelha e depois tingidos nas técnicas
tradicionais para posteriormente serem decorados, na época da Quaresma.
Die
Wachsreservetechnik - Técnica da reserva de cera. Método mais popular entre os Sorábios.
Usa-se nesta técnica uma pena de ganso de ponta muito fina, e, na falta da mesma pode-se utilizar um alfinete (onde ambos os lados serão
utilizados, tanto a ponta fina – para linhas - quanto a “bolinha colorida” utilizada para fazer os pontinhos na
decoração do ovo) colocado na ponta de uma estaca de madeira. Utiliza-se uma
colher dobrada fincada em um recipiente de areia, uma vela, depois se liquefaz
uma mistura de 1:1 de cera de abelha e parafina para os trabalhos.
Materiais
utilizados para a técnica Wachsreservetechnik.
Ovo
de páscoa decorado – Sorábia.
Desenha-se os ornamentos e motivos que se deseja ver no ovo,
depois mergulha-se a pena em cera líquida para cobrir os ornamentos que devem
permanecer com a cor original do ovo. O ovo é inserido no primeiro banho de
tingimento, geralmente em uma cor bem clara. Esta solução deve ser quente ao
toque, porém não pode estar quente demais para não derreter a cera. Estas
etapas se repetirão e a cada banho de tingimento a cor ficará mais escura. No
final se retira a cera que ocultaram cada ornamento com cuidado por sobre a
chama da vela, (de 2 a 5 segundos), limpando o excesso que derreteu com um pano
macio.
A
foto ilustra as diversas etapas desta técnica que se assemelha ao “Batik” em
tecidos.
Banho de cor durante o processo de decoração do processo do Sérvio Jejka Pisać.
Moça
em trajes típicos Sorábios confeccionando Ovos decorativos tradicionais.
Na Ornamentação de ovos de páscoa se observa um retorno à
simetria típica e a ornamentação imbuída de simbologia.
O triânculo ou o chamado dente lobo (1), que representa o poder e a originalidade sendo um símbolo de proteção. A linha de fundo,
como o Sol (2) ou vigas (3) amarrados juntos, são sinônimo de crescimento,
calor e luz, um sinal de esperança para o verão recorrente. O favo de mel (4)
simboliza a diligência das abelhas, o trabalho árduo das pessoas na
agricultura. (5) representa um círculo mágico que deve proteger as pessoas,
animais e terras dos demônios. A combinação de um círculo que é alinhado com
dentes de lobo exteriormente representa, portanto, uma fazenda protegida. Além
disso, ainda há o ramo de pinheiro (6) que prevê saúde, (7) Os três pontos (ou
triângulos como a figura (1) simbolizando a Trindade, a família ou o céu, terra
e inferno e a estrela (8) simbolizando luz espiritual.
CORES E SEUS
SIGNIFICADOS NO TINGIMENTO DE OVOS.
O vermelho: simboliza a morte sacrificial de Cristo, Vitória,
Vida.
O amarelo: representa o desejo de iluminação e sabedoria.
O branco: é a cor da pureza.
O verde: significa juventude e inocência.
O laranja: está para a força, a resistência e a ambição.
Natural dyed Easter Eggs.
SIMBOLOGIA REFERENTE AOS DESENHOS EM OVOS.
Animais – cavalos, carneiros, renas – simbolizam riqueza,
prosperidade e boa saúde.
Flores – simbolizam o amor, a felicidade e a caridade, são o
princípio feminino, da delicadeza, da elegância e da fragilidade. Flores e
folhas sugerem vida e crescimento e atraem bons fluídos.
Aves – Galos ou outras aves – fertilidade e realizações – O
galo é símbolo de masculinidade, coragem e ousadia e no cristianismo está
ligado a anunciação da luz para o mundo enquanto que na Grécia antiga era símbolo de “condutor de
almas”
Peixes – simbolizam Cristo denotando vida e pureza.
Árvores – em especial pinheiros porque resistiam ao frio e
continuavam verdes no inverno – Simbolizam vida eterna, o triunfo da vida sobre
a morte (renovação das folhas) - ligam
a vida na terá as esferas celestiais.
Live-Tree
– Ukranian Pysanka.
Espigas de trigo - simbolizam a fartura, boa colheita,
prosperidade e riqueza espiritual. O trigo e o arroz significam comunhão e são
jogados sobre as pessoas que se casam para dar sorte.
Figuras
geométricas.
Triângulo =
Santíssima Trindade – Homem, Mulher e Filho – Nascimento Vida e Morte. O
triângulo com o circulo no meio significa – o olho de Deus – a luz – o fogo – a
sabedoria divina e a beleza – manifestação de Deus na terra. Triângulo com
vértice para cima = fogo e energia masculina – com vértice para baixo = o
feminino.
Lithuanian
Chicken Egg Scratched. – triangles.
A cruz é um dos símbolos mais antigos da humanidade e há
pouco mais de dois mil anos tem um significado especial para os cristãos.
Representa a imortalidade, a união e integração de todos os homens, chave da
sabedoria futura e os quatro pontos cardinais.
O girassol e o Sol
simbolizam longa vida, riqueza prosperidade e fortuna. O sol símbolo milenar,
significa a luz, a força vital e a inteligência suprema – ligada a energia
masculina e a nobreza.
Traços contínuos em forma de ondas, espirais e triângulos
representam a continuidade, eternidade = ondas e espirais – formas
triangulares = harmonia e proteção.
Losango – significa o diamante – gema mais dura do mundo,
inviolável, muito valiosa significa imortalidade – firmeza de caráter e de
conhecimento.
Estrelas – os antigos acreditavam que as estrelas eram as
almas reluzentes dos mortos que nos saúdam em meio a escuridão com seu brilho.
Sua simbologia é o da luz espiritual capaz de atravessar qualquer escuridão.
Estrela
– Pysanka.
Que esta Páscoa faça renascer em nós os melhores
sentimentos, nossa força de vontade, nossas esperanças e que reacenda a luz divina
que existe em cada um de nós.
Feliz Páscoa!
Nada melhor do que iniciar a festividade da Páscoa buscando iminentemente saber suas origens e tradições elementares...
ResponderExcluirO que mais me encantou neste post foi poder maravilhar-me com a riqueza com a qual os tradicionais ovos de páscoa, especialmente nos países eslavos, são ornamentados cada qual de formas completamente distintas, únicas e belas obras de arte...
Pequenas miniaturinhas capazes de carregar um significado, tradição e simbolismo imensos!
Verdade, e poder trazer isto para mais perto da alma dos leitores deste blog é meu intuito. Obrigado Aminah pelo carinho e por suas palavras. Bjs
ExcluirParabéns Delia, amei este post interessantíssimo e maravilhoso !
ResponderExcluirExcelente matéria! Para mim uma descoberta maravilhosa sobre a origem dessas tradições.
ResponderExcluirParabéns