26 de nov. de 2014

86.000 VISUALIZAÇÕES.

Arte Gráfica gentilmente elaborada para este blog por Vanessa Corecco Calado.


"Arte não é o que você vê, mas o que você faz os outros verem." - Edgar Degas

“Art is not what you see, but what you make others se.e” – Edgar Degas

"L'arte non è quello che si vede, ma quello che dovete fare altri vedono." - Edgar Degas

"El arte no es lo que ves, sino lo que haces los demás veren." - Edgar Degas

"Kunst ist nicht das, was man sieht, sondern das was man anderen zu sehen hilft." - Edgar Degas

"L’ Art ne est pas ce que vous voyez, mais ce que vous faites voire aux autres." - Edgar Degas

21 de nov. de 2014

O MUNDO CANINO DE LORRAINE CORRIGAN – ARTE EM PAPEL MACHÊ.

Sighthounds - Papier Machê - Lorraine Corrigan.

Lorraine Corrigan emociona a todos aqueles que como eu, amam os cães. Pela lealdade, instinto de proteção e principalmente pela amizade incondicional com a qual nos brindam estes seres peludos, de focinhos macios e olhos plenos de amor.

Sighthound - Papier Machê - Lorraine Corrigan.


Lorraine Corrigan with her Sighthound.


Sighthounds - Papier Machê - Lorraine Corrigan.


Suas esculturas feitas de arame e recobertas de papel machê parecem conseguir capturar a alma dos cães da raça denominada galgos (Sighthound/ Greyhound em inglês, Windhund em alemão, também conhecidos por Whippet, Borzoi e Salukis). Estes cães possuem traços delicados e elegantes, seus pelos podendo variar de curtos (Galgos), longos (Afghan) ao pelo duro (irlandês). 


Sighthounds.


Sighthounds - Papier Machê - Lorraine Corrigan.

  Whippet.


Whippet Papier Machê 



Deerhound.


Deerhound Papier Machê.


Afghan Hound.


Afghan Hound  - Papier Machê - Lorraine Corrigan.


Borzoi.

Borzoi - Papier Machê - Lorraine Corrigan.


Segundo relatos históricos, os Sigghthound teriam vivido no Oriente Médio e na Ásia em 7.000 a.C e trazidos para o Continente Europeu pelos celtas em 4.000 a.C. Originalmente usados para a caça de lebres, por possuírem uma visão mais aguçada que outros cães, e por serem capazes de com suas longas pernas e corpos atléticos perseguirem suas presas por longas distâncias em alta velocidade, mudando de rumo rapidamente quando necessário. Pela sua agilidade, chegam a atingir 72 km por hora, passaram a ser usados em corridas de cães. Demonstraram, porém serem cães de companhia perfeitos, dóceis e afetuosos. Adoram repousar de dia de preferência cobertos por uma bela manta e sobre um sofá confortável. Assim, entraram definitivamente nos corações dos seres humanos.

Sighthound in Petroglyph – found in the Nyle Valley – (4.000 – 3.500 B.C.)

Sighthouns on pottery – 4.000 B.C.



                  Sighthounds in Egyptian art - (2949 – 2345 B.C.)

Greyhounds on beach-Michael Tompsett.

Sighthound on Papier Mâché.

Sighthound and his human on Papier Mâché.

Sighthounds on sofa.

Sighthound on sofa - Papier Mâché - Lorraine Corrigan.

Sighthound on run.


Sighthound on run - Papier Mâché.Lorraine Corrigan.



Apesar de retratar outras raças de cães, Lorraine possui um interesse apaixonado pela reprodução artística dos Sighthounds  em especial.
Suas linhas elegantes vão se revelando e lhe inspiram esculturas que tem em média 13 cm de altura. Ela tem a capacidade de conferir a cada uma de suas peças seu próprio caráter sem, no entanto perder a beleza e graciosidade do grupo ao qual pertencem. Capta com igual facilidade o refinamento do Whippet em uma peça como consegue fazer aparecer à rusticidade do Irish Wolfhound em outra.

Borzoi.


Pointer Papier Machê.  


Pointer and Labrador Papier Machê.

Schnauzer Papier Mâché.   

Griffon Azul Gasconha Papier Machê.

Dachshound Papier Machê.

Whippet - Papier Machê - Lorraine Corrigan.

Whippet.

Irish Wolfhounds - Lorraine Corrigan - Papier Machê.

Irish Wolfhound.

Lorraine nos conta que seu amor pela escultura aflorou quando ainda era pequena, na escola, pois lá tinham aulas de arte nas quais entre outras técnicas o professor os incentivava a fazer esculturas em argila. Ela diz que sabia que um dia voltaria a esta forma de arte, pois a mesma a impregnou profundamente, porém até então nunca havia encontrado o método certo. Mais tarde, quando participou de um grupo de arte terapia os alunos foram incentivados a fazer uma escultura a partir de um arame, e Lorraine faria seu primeiro cachorro. Ela diria que parecia mais um "carneiro mal formado", mas mesmo assim ela o guarda com carinho até hoje porque foi a partir dele que se reencontrou com a arte. Mais tarde ainda frequentando aulas, se deparou com o papel machê e instintivamente sabia que tinha encontrado o material a partir do qual daria vida aos cães que habitavam sua alma e que necessitavam ser libertos em formas tridimensionais.


Galgo espanhol - Papier Machê.

Galgo espanhol.

Italian Greyhound - Papier Machê.


Sighthounds - Papier Machê - Lorraine Corrigan.

Italian Greyhound.


Italian Greyhound - Papier Machê.

Saluki.

Salukis  - Papier Machê.

Quanto a usar a usar páginas de livros desgastados destinados à reciclagem em vez de jornal para fabricar o seu papel machê a artista nos conta que o trabalho com jornal lhe foi muito penoso e ela ficava frustrada com o resultado, pois ele não lhe permitia representar os finos e delicados detalhes tão necessários a sua obra, assim como lhe impossibilitava alcançar a naturalidade das diversas posições dos cães. Com o papel mais fino dos livros lhe foi possível esculpir camada por camada, em papel assim com os outros escultores o fazem com a argila.

 






Cada cão leva cerca de 12 horas para ser esculpido, pois que Lorraine precisa reunir todo o cuidado e o amor que tem aos cães, assim como tem a necessidade de observação daquele animal que esculpirá, porque como ela nos conta, "cada um é único, tem sua alma, seu jeito, seu caráter que precisam ser retratados na escultura para que a mesma viva". Depois de pronta cada peça é embalada separadamente e é enviada com um certificado de autenticação aos clientes.

Foto enviada por um cliente e peça pronta.

Greyhound.

Greyhound Papier Machê.

Foto enviada por um cliente e peça pronta.

Foto enviada por um cliente e peça pronta.

Irish Wolfhound - Papier Machê - Lorraine Corrigan.

Irish Wolfhound.

Peça a ser enviada para um cliente com certificado de autenticidade.

Sobre sua escolha de retratar quase que exclusivamente um grupo específico de cães ela diria que "simplesmente adora Sighthounds, pelas suas linhas elegantes que já intuem os traços de uma escultura, por sua elegância e movimento que fazem virar realidade o sonho de qualquer escultor". Por todas estas qualidades este grupo de cães ocupa um lugar firme através da história da arte e ainda nos tempos de hoje no mundo da arte.

Pharao Hound.

Whippet.

Irish Wolfhound.

Magyar Agár.

Pharao Hound.

Greyhound.

Eastern Greyhound.

Sighthounds.

Pharao Hounds.

Pharao Hound and Whippet.

Blogger Wordpress Gadgets