18 de set. de 2014

ANDRES AMADOR – A IMPERMANÊNCIA DA ARTE.

Sand Art by Andres Amador.

SAND ART

Playa Painting by Andres Amador.

“Para mim minha arte são mais do que apenas desenhos na areia, porque ao fazê-los sinto uma elevação do espírito, uma luz interior se manifestando” – Andres Amador.


Andres Amador.

Ao longo da história, a evolução da arte pode ser rastreada através das obras de artistas visionários que foram pioneiros de uma nova forma de expressão artística. Um deles é o artista Andres Amador. Aos 41 anos, este americano que tem suas raízes ancestrais fincadas no Equador, país andino na América Latina, fez da Califórnia seu lar transformando as lindas praias de São Francisco onde vive em obras de arte efêmera. Andres diz que o que o motivou a praticar este tipo de arte foi seu estudo de mandalas e da arte dos símbolos inerentes a toda e qualquer cultura, elevando seu nível de percepção interior e espiritual. Em suas viagens se inspirou na geometria sagrada dos círculos de Crop¹ ou círculos Ingleses.

Crop Circles.

Sand Art - Mandala – Andres Amador at work.

Sand Art - Mandalas (Finished Work).

Inspirado por formas geométricas, fractais, que são como que partes da construção de algo maior, só vistos à distância, sua arte literalmente vai ganhando vida nas poucas horas em que, criando formas na areia, precisa correr contra o tempo, uma vez que a maré tem horário certo. Usa a praia inteira como tela, revolvendo cuidadosamente a areia, com nada mais que um ancinho e uma vara, seguindo um esboço criado por ele anteriormente, proporcionando beleza. Muitas vezes, cria suas obras à luz da lua cheia, quando a maré se encontra mais baixa oferecendo-lhe um pouco mais de superfície arenosa. Normalmente costuma usar a topografia natural da praia para inserir nela seus desenhos criando autênticos jardins zen feitos de areia.

Andres Amador going to work.

Andres Amador at work.

Andres Amador painting on Sand.


Andres Amador in the midst of his finished work.

Some sketches created by Andres Amador.

Sand Art - Andres Amador.

“Comecei a ver os caminhos da energia representados nos padrões encontrados na natureza, os padrões de vida que se expressa. A arte que surgiu então foi uma representação da energia que eu vivenciei. Os padrões encontrados na natureza sugerem vida, os fractais são frações de um todo muito maior e espiritual. Então tive o ímpeto de traduzir tudo isto em arte gráfica, porém viva, orgânica e efêmera tal qual a natureza. A praia é uma tela incrível, embora não muito confiável, pois está diferente a cada vez que a visito. Amo o fato de poder fazer da natureza meu atelier, deixando ao encargo do oceano preparar meu local de trabalho a cada dia de modo diverso.” diz Andres.

Organic Sand Art By Andres Amador.

Sand Art by Andres Amador been washed away by the Ocean.


Fractal Sand Art - Andres Amador.

A impermanência da sua arte é um lembrete constante de sua própria mortalidade e do estado de todas as coisas na vida. A própria escala de seus desenhos, nos deixa perplexos, pois que recobrem a praia como um todo, por alguns momentos, por algumas horas, para desaparecer pouco a pouco engolidas pelas ondas do mar.

The impermanence of Sand  Art - Andres Amador.


  And the Ocean is erasing the Sand Art which remains only in the soul of the beholder.

Fractals by Andres Amador.


Creio que somos todos atraídos por suas formas já que há algo que reconhecemos quase que atavicamente como sagrado em sua geometria, algo que transcende nossas vidas comuns, que nos leva além, de encontro ao que somos de verdade, algo que eleva nossa energia levando-nos a perfeição, a comunhão com a natureza distanciando-nos da realidade confusa de nossa existência humana.
Para os povos antigos, criar o triângulo perfeito através da intersecção de três círculos era um ato místico, tão perfeito que era como poder ver a mente de Deus, que no final pode ser considerada absoluta, e assim sendo, estes símbolos passam a representar o divino.


 Sand Art - Andres Amador.

Sand Art - Andres Amador.

Sand Art - Andres Amador.



Andres diz esperar que sua arte acabe por lembrar as pessoas de como a vida é maravilhosa, porém frágil, convidando-os a dirigirem seu olhar para dentro de si mesmos onde encontrarão  todas as respostas da vida.

Sand Art - Andres Amador.


“A mensagem de qualquer obra de arte especial vem através de seu próprio tempo e modo. Desta forma, a minha arte tem realmente influenciado a minha própria consciência.” – Andres Amador.

Meditating.


¹ São desenhos formados em plantações com complexidade e perfeição matemática incrível, aparecem de um dia para o outro e ninguém escuta, vê ou ouve nada. Como principais características, as genuínas formações possuem uma energia capaz de alterar a estrutura molecular da planta sem danificá-la. As próprias moléculas de água se agrupam formando a figura geométrica correspondente a cada Pictograma. Não há corte da plantação, somente quebras na base, de forma a “deitar” cada unidade para formar espaços em meio à plantação.
Formam lindos padrões geométricos circulares altamente complexos e de grande simbolismo místico, como cruzes, mandalas, estrelas, pentagramas, borboletas, animais (insetos), entre muitos outros. O fenômeno se concentra na Inglaterra com 80% de “Crop Circles” produzidos no sul em uma área denominada "Triângulo Místico", cujos vértices seriam os sítios de Stonehenge, Avebury e Glastonsbury. Geralmente aparecem onde se cruzam linhas magnéticas da terra. Possuem um profundo efeito espiritual em visitantes e pesquisadores.


Sugiro os seguintes vídeos sobre o artista:




Um comentário:

  1. Quanto menos sua expressão artística sobrevive, mais encantadora ela é....

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets