DALI E DISNEY – UM
ENCONTRO COM O DESTINO
O
curta-metragem de animação “Destino” é resultado da união de dois grandes
artistas - O desenhista, roteirista, cineasta e já rei da animação, o americano
Walt Disney e o pintor espanhol surrealista Salvador Dali, gênios e precursores
em suas respectivas áreas, planejaram um belo curta-metragem de animação —
surrealista, naturalmente.
Salvador Dalí e Walt Disney.
O
contrato, de dois meses, firmado entre ambos em janeiro de 1946, permitia a
Dalí uma dedicação completa à realização do projeto na "Disney Studios Burbank" (Califórnia), mas depois de oito meses o trabalho ainda não estava concluído.
Ao mesmo tempo, “Fantasia”, a animação clássica de 1940, era rejeitada pelo
público e a Disney perdeu mercado na Europa. O projeto foi interrompido por
problemas financeiros durante a II Guerra Mundial e não havia boa perspectiva
comercial para a obra. John Hench (um dos mais conceituados artistas do
departamento de Animação da Disney, que na época foi chamado para ensinar a
Salvador Dalí a técnica de animação dos estúdios) chegou a compilar uma
animação de teste, com 17 segundos, na esperança de reanimar o interesse da
Disney pelo projeto, mas o cancelamento da produção foi confirmado. Em seguida,
seus estúdios foram requisitados pelo exército e acabaram produzindo “cartoons”
para incentivar as tropas.
Dalí and Hench.
Cartoon
da Disney criado para as tropas americanas – “Together we win”.
Por algum tempo, o projeto permaneceu secreto para grande
parte do estúdio. Trabalhando num ateliê no terceiro andar do antigo “Animation
Building” dos Estúdios Disney, Salvador Dalí e John Hench, estavam unidos
criando uma nova técnica de animação, o equivalente cinematográfico a “paranoid critique” de Dalí. Este método, que teria pouca conexão com o título, é
enormemente inspirado pelo trabalho de Freud no subconsciente e na inserção de
imagens ocultas duplas no trabalho de arte. Dalí apresentaria uma imagem que o
espectador reconheceria como sendo uma coisa…. E lentamente forçaria o
espectador a visualizar formas estranhas na imagem, que podem eventualmente
revelar algo novo.
"Animation
Building” dos Estúdios Disney.
Sketch
for Destiny by Dalí.
O trabalho do pintor catalão Salvador Dalí era preparar uma sequência
de seis minutos combinando animação com dançarinos ao vivo e efeitos especiais
para um filme no mesmo formato de “Fantasia”. Quando Dalí roteirizou “Destino”
em sua forma livre de pensamento para se encaixar perfeitamente na canção do compositor
mexicano Armando Dominguez, um cenário enigmático apareceu representando as ideias
do artista sobre o amor e o que o tempo faz a ele. O roteiro que criou com assistência de sua
esposa Gala descreviam como os apaixonados em “Destino” seriam filmados com
dançarinos de ballet ao vivo (em live-action) ao lado dos cenários ‘Daliescos’
repletos de estátuas, telefones, conchas e moedas. Eles estariam ‘lutando’
contra o tempo, na forma de um gigantesco relógio solar que emerge da grande
face de pedra de Júpiter, que determina o destino de todos os romances humanos.
Dalí dizia ser “Uma exposição mágica do problema da vida no Labirinto do Tempo”
e na visão de Walt Disney se tratava de uma simples história da busca de uma
jovem pelo verdadeiro amor. A balada romântica do curta “Destino” foi escrita
pelo compositor mexicano Armando Dominguez e interpretado por Dora Luz.
Cenas
da animação “Destiny”.
Dalí rapidamente adotou a rotina do estúdio. Por dois meses,
ele chegou pontualmente todos os dias às 09h e 30min da manhã, e trabalhava em seu
cavalete. O artista normalmente almoçava no restaurante executivo do estúdio –
“Coral Room” – com Disney e Hench, ou com os empregados do estúdio conversando
com sua mistura de línguas quase indecifrável: uma mistura de francês,
espanhol, catalão e um “mal” inglês. Sua esposa e musa, Gala, frequentemente o
acompanhava ao estúdio para inspirar seu marido. Quando ela estava lá, Dalí era
mais produtivo, criando desenhos para serem utilizados junto à trilha musical
pré-gravada.
Salvador
Dali at Disney Studios.
Salvador
Dali at Disney Studios.
Salvador Dali, Walt Disney, Gala, Lillian Bounds,esposas de
Dali e Disney, respectivamente.
Combinar o Surrealismo com a animação era algo jamais visto
aquela época, Disney queria que a animação deixasse de ser coisa de criança e
se tornasse de vez uma forma de arte. É claro que, com o cancelamento de
“Destino”, a chance de ganhar o reconhecimento seria perdida para sempre.
“Destino” poderia ter modificado, à época, a forma de se ver e de se
compreender a animação. Somente 58 anos depois, em 2003 “Destino” seria concluído.
Cena do curta "Destiny".
Cena do curta "Destiny".
Em 1999, Roy Edward Disney, sobrinho de Walt Disney,
encontrou o material e convidou o estúdio parisiense da Disney para dar
continuidade ao trabalho. A direção ficou ao encargo de Dominique Monfery que
convocou 25 animadores para retomarem os “storyboards” originais deixados por Salvador
Dalí e John Hench. Como este último ainda estava vivo e conhecia profundamente
a obra, serviu de orientador no término desta, baseando-se em notas de Gala
Dalí (esposa de Salvador Dalí), assim como em suas próprias anotações. O
resultado é uma animação que inclui imagens originais de Hench, cenários
inspirados nas pinturas de Dalí e também animações feitas no computador. A
animação deveria ser inserida como parte final no filme “Fantasia 2006”,
posteriormente cancelado pela Disney.
"Destino" estreou então em dois de junho de 2003, no "Annecy International Animated Film" Festival” na França. O Curta Metragem foi muito bem recebido
ganhando vários prémios sendo inclusive indicado ao Oscar de 2004 na categoria
de melhor curta de animação.
Em 2007 foi exibido no Museu Tate Modern, como
parte da exposição “Dalí & Film”, fez parte da exposição “Dalí”, no "LA
County Museum Of Art", bem como em uma exposição do Museu “New York Modern Art”
denominada “Dalí: Pintura e Cinema”, percorrendo ainda diversos outro Museus em
exposições relacionadas ao artista Salvador Dalí.
Walt Disney and Salvador Dalí.
Infelizmente seus mentores, os inesquecíveis, Walt Disney
(falecido em 1966) e Salvador Dalí (falecido em 1989) não chegariam a assistir
a conclusão de seu trabalho conjunto.
Cena do curta "Destiny".
“Destino” é uma história de amor. O curta de seis minutos conta a história de Chronos, a personificação do tempo e da incapacidade de realizar seu desejo de amor por uma mortal. A história segue enquanto a mulher dança, sem interrupção, conectada ao cenário surreal. As cenas misturam a iconografia das pinturas de Dalí com dança e metamorfose. Não há diálogo, mas a trilha sonora inclui música escrita pelo compositor mexicano Armando Dominguez, interpretada pela cantora Dora Luz.
Muito interessante!
ResponderExcluirParabéns pela página!
ResponderExcluirAmei.