3 de dez. de 2013

EUCALIPTO ARCO - ÍRIS.

 
         “Toda arte é imitação da natureza.” - Sêneca.


Enganam-se aqueles que acharam que lhes traria mais uma obra de arte criada pelo Homem, de fato nada lhe tira o caráter de obra de arte, mas o artista que nos traz esta obra, original e criativa é a própria Natureza.
 
 
Nada é mais belo do que a éteriedade do arco-íris depois de um encontro de chuva e sol, deixando um quê de quem já não está mais aqui. Porém, se esse encontro raramente acontece a natureza nos oferece uma paleta de cores no tronco do Eucalipto Arco-íris. Uma belíssima árvore que nos presenteia com efeitos e gama de matizes quase que mágicos.
 
 
 
 
O que torna o Eucalipto Arco-íris uma das árvores consideradas mais bonitas do mundo é exatamente o colorido do seu tronco. Depois de algum tempo de vida temos a nítida sensação de que esse tronco foi pintado por mãos de algum grande mestre cujas cores vibrantes se tornam a maior característica.
 
 
 
 
 
O Eucalipto Arco-íris (Eucalyptus Deglupta) é uma árvore de grande porte com tamanho variando entre 20 a 25 metros de altura. Tem sua origem nas florestas tropicais do Mindanao, sendo nativo das Filipinas. Seu grande atrativo ornamental é o caule bem cilíndrico que é revestido por uma casca marrom. Esta no momento em que vai se desprendendo da árvore em fibras longas, vai expondo a nova textura do tronco de cor verde brilhante e á medida que vai amadurecendo vão aparecendo nuances de cores nos tons de azul, roxo, laranja e marrom.
 
 
 
Além do tronco, suas folhas também são decorativas, apresentam coloração verde-escuro brilhante na parte superior e acinzentado na parte inferior.


O Eucalipto Arco-Íris produz uma grande quantidade de flores brancas pequenas reunidas em grandes inflorescências florescendo diversas vezes ao ano sendo que o auge ocorre na primavera. Essas flores são perfumadas.
 
 

 

Uma das principais curiosidades a cerca dessa árvore é que se trata do único tipo de eucalipto do Hemisfério Norte.

Outra curiosidade sobre os eucaliptos arco-íris é que estes não produzem os óleos aromáticos pelos quais os outros eucaliptos são tão bem conhecidos, porém quem se importaria, uma vez que o mesmo produz em seus troncos as mais belas telas já produzidas pela natureza, pois ela a cada dia nos surpreende novamente, nos revelando sua capacidade de ser grande mesmo em pequenos e singelos espaços como o tronco de uma árvore.
 
 

“A Natureza está constantemente a misturar-se com a arte.” - Ralph Waldo Emerson.

 
 
 
"A Natureza não faz milagres, faz revelações." - Carlos Drumond de Andrade.
 
 

4 comentários:

  1. Eu simplesmante ADOREI !!! Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Magníficos exemplares da natureza que cada dia nos supreende ao provar a existência milagrosa do divino....

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que espetáculo pincelado pela natureza!Eu desconhecia essa maravilha.Obrigada,querida Delia!

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets