15 de jul. de 2013

REMBRAND, O MESTRE DAS LUZES E DAS SOMBRAS.

 
Christ by Rembrandt

Rembrandt Harmenszoon Van Rijn foi um importante pintor e gravador holandês. Há poucas pessoas famosas na história que são conhecidas por seu primeiro nome, e Rembrandt é uma delas. É considerado um dos mais importantes pintores do barroco europeu. Nasceu em 15 de Julho de 1606 na cidade de Leiden e faleceu em Amsterdam em 4 de Outubro de 1669.



Filho de uma família simples e com muitos irmãos Rembrandt estudou latim quando era criança. Nesta época, já demonstrava grande interesse pela pintura. Ainda jovem, foi matriculado na Universidade de sua cidade natal (Leiden).

Foi aprendiz do pintor holandês Jacob Van Swanenburgh e, pouco depois, abriu seu próprio estúdio de arte em sua cidade.

Em 1629, seu talento foi descoberto e conseguiu várias encomendas de pinturas para a corte de Hague.
                                    The  Holy Family by Rembrandt


Nas décadas de 1630 e 1640 seu nome ficou muito conhecido no cenário artístico holandês e europeu. Grande parte de suas obras famosas foram realizadas neste período. Durante sua vida foi um artista importante, e sua fama aumentou com o passar dos anos. As pinturas, os desenhos e as gravuras criadas por ele são inestimáveis.

Family Portait by Rembrandt.
 
 
Rembrandt era famoso por pintar retratos. Ele pintou a si mesmo e todos em sua família. As pessoas o pagavam para retratá-las. A fotografia não havia sido inventada naquela época, de modo que contratar um artista era a única forma de “tirar um retrato”. Rembrandt gostava de usar iluminação forte para acrescentar atração a um rosto. Ele mostrava a metade do rosto de uma pessoa com uma luz do sol forte caindo sobre ela e a outra metade na sombra. Todos os tipos humanos lhe serviram de modelo para as suas telas. Durante a carreira, pesquisadores acreditam que Rembrandt produziu cerca de 300 pinturas e outras 300 gravuras. Seus principais objetos eram, como já mencionado, os retratos e também paisagens, além das chamadas pinturas narrativas - suas obras sobre passagens bíblicas são muito elogiadas por especialistas devido a atenção aos detalhes e por representarem com precisão a emoção dos personagens em cena. Hoje em 15 de Julho o artista completaria 407 anos se vivo fosse e fica então aqui a nossa homenagem.
 

 

2 comentários:

  1. Eu resumiria em apenas uma palavra suas obras: Intrigantes... E o jogo de luz e sombra é realmente marcante. Belíssima homenagem!

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delia Corecco Steinerjulho 25, 2013

      Obrigada pela presença em meu Blog sempre tão carinhosa.Bjs

      Excluir

Blogger Wordpress Gadgets