"In meinen
Zeichnungen sind die Grundlagen meiner Bilder gegeben. Gewissermaßen das
Urbild, wie wenn man bei Ornamenten von Urformen spricht. Formeln verschiedener
Art, teils verstandesmäßig konstruktiv, teils Gefühlsausdruck, zufällig dann
auch aus direkt handlichen Übungen, bestimmten gleichmäßigen Linienschwingungen
entstanden." - Adolf Hölzel.
"Em meus desenhos podemos encontrar as
bases da minha pintura. Assim por dizer, o arquétipo, como se falassemos de
formas ancestrais ao mencionar ornamentos. Preceitos de diversos tipos são assim criados, ora
intelectualmente construtivos, ora apenas uma expressão de sentimentos, advindos
como que casualmente de dinâmicas
aleatórias conferindo certas oscilações às linhas uniformes." - Adol Hölzel.
Adolf Hölzel (13 de maio de 1853 - 17 de outubro 1934)
Artista alemão e pintor. Seu estilo vai do Realismo, passando pelo Impressionismo finalmente chegando ao Modernismo
expressivo. Adolf Hölzel nasceu filho de um comerciante de livros e litógrafo
na cidade da Morávia de Ohlmütz em 13 de maio 1853. Ele foi criado para
participar dos negócios de seu pai e começou a trabalhar ainda muito jovem. Em
1868, ele começou um estágio como tipógrafo em Gotha enquanto tinha aulas de desenho e pintura, pelos quais era
apaixonado.
Hölzel Familie - 1860.
De 1872 a 1873
frequentou a Academia de Viena onde se revelou um aluno extraordinário e, posteriormente,
ele completou o serviço militar de um
ano como voluntário considerando uma carreira como oficial, depois de passar no
exame.
Portrait Emmy Hölzel - 1890.
Dachauer Bauernmädchen - 1899.
Sonnige Häuser im Moos – 1902 - Adolf Hölzel.
Adolf Hölzel, Akt vor gelber Wand, um 1908/10 - Expressiver Realismus.
Komposition - Adolf Hölzel - 1917.
Adolf Hölzel-Ohne-Titel-1925.
Quando ele
finalmente decidiu em favor da pintura, embora contra a vontade de seu pai,
Hölzel foi para Munique, a fim de continuar seus estudos de arte na academia de
artes local. Em 1888, mudou-se de Munique para Dachau, onde ele se tornou o
chefe da comunidade artística "Neu-Dachau", conhecendo Fritz von Uhde (pintor alemão, seu estilo se
encontra entre o Realismo e o Impressionismo), se inspirando no estilo
impressionista do mesmo. Em 1906, Adolf Hölzel foi chamado para a Academia de Artes de Stuttgard, onde ocupou uma cadeira de professor até o ano de 1918.
Selbstportrait - Adolf Hölzel - 1887.
Paar am Wasser - Adolf Hölzel - 1902.
Three Nudes - Adolf Hölzel - 1908.
Anbetung - 1912 - Adolf Hölzel.
Adolf Hölzel-Fuge ueber ein Auferstehungsthema - 1916.
Gradualmente seu estilo passou a incluir
configurações de preto e branco usando a forma invês da cor como canal para
representação de experiências interiores, assim
desenvolveu estudos de cor bidimensionais, não representacionais com
espirais e circulos que se trespassam.
Análises próprias
feitas a partir de estudos da teoria da cor de Goethe levou-o a uma pintura de
formação de campos de cor abstratas. Hölzel revelou-se como um importante pioneiro do
Modernismo. Os pensamentos e ensinamentos de Hölzel sobre a arte foram àvidamente
assimilados por seus alunos, dentre eles os famosos (Johannes Itten, Oskar
Schlemmer e Willi Baumeister) moldando as
futuras gerações de artistas até hoje.
Abstraktion II - 1915 Adolf Hölzel.
Kreiskomposition - Adolf Hölzel.
Heilige Ursula - 1914 - Adolf Hölzel.
Seus métodos de
ensino inovadores o fizeram muito
popular entre artistas da Alemanha e no
exterior. A chamada "Escola de
Hölzel" não consistia de qualquer autoridade real, ele simplesmente começou a dar aulas de pintura,
teoria da cor (com base em estudos de Goethe), de composição, etc. no estúdio de artes de seu
amigo Langhammer.
Adolf Hölzel.
Begegnung - Adolf Hölzel.
Adolf Hölzel und Schüler (Adolf Hölzel e seus alunos).
Adolf Hölzel an der Arbeit (Adolf Hölzel trabalhando).
Adolf Hölzel
também escreveu trabalhos teóricos, que tiveram um efeito sobre a próxima
geração de artistas como Johannes Itten e particularmente Oskar Schlemmer, dois
futuros membros do Bauhaus, que
cuidadosamente se dedicaram aos seus escritos.
Na década de 1920
a sua série de pastéis veio à público. A ela, assim como ao trabalho de arte em
vidro para arquitetura sacra secular, Hölzel dedicou seus últimos dez anos de vida. Em 1934 Hölzel, um dos
mais importante precursores da arte moderna, falece aos 81 anos de idade, em Stuttgart.
Em última
análise, o grande reconhecimento que esperava, segundo ele, lhe foi negado em vida. Pouco antes de sua
morte, ele escreveu: "Eu desejo que ninguém seja perturbado
através da minha morte, uma vez que sei quão poucas pessoas entenderam de fato
minha vontade artística e portanto compreenderam minha alma".
Woman in wood - 1906 - Adolf Hölzel.
Mutter mit Kind - Adolf Hölzel.
Biblische Begegnung - Adolf Hölzel.
Adolf Hölzel - Segelboot Knokke - 1913.
“Mit aller
Energie und Liebe tätig sein, denn Kunst ist Liebe, Energie und Tat gesteigert
bis zur höchsten Leidenschaft für die Kunst und ihre seltsamen Wunder.” - Adolf
Hölzel
"Sê ativo
com toda energia e amor, porque arte é amor, energia e ação elevadas à paixão
pelo ofício e pelos seus insondáveis
milagres." - Adolf Hölzel
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