Detalhe quadro "A Virgem das Rochas" - Leonardo da Vinci
A arte de pintar e desenhar estão diretamente ligados, não
somente aos nossos sentimentos, emoções e sensações, mas também a metodologias,
técnicas, materiais e suportes que foram evoluindo através dos tempos. Os
instrumentos são, para nós artistas, o prolongamento das nossas mãos, e facilitam
a livre manifestação de nossas idéias.
A pintura e o desenho formam a arte de representar graficamente
impressões e sentimentos, assim como retratar pessoas e situações através dos
mais diversos materiais. Dependendo do resultado final desejado aplicamos pigmentos
em forma líquida (tintas acrílicas, a óleo, aquarelas, guaches, nanquim) ou sólida
(resinas, ceras, grafites, lápis de cor, giz pastel ou óleo) sobre uma folha de papel, uma tela, um muro,
um objeto de madeira ou cerâmica, e ainda em vidro ou tecido, a fim de colori-las, atribuindo-lhes matizes, tons e
texturas fazendo nascer a obra de arte em si.
LÁPIS DE COR.
NANQUIN
GIZ PASTEL
PALETA DE PINTURA
Dentre as técnicas mais conhecidas na concepção das artes
visuais podemos relacionar as seguintes:
CARVÃO /
LAPIS GRAFITE / SANGUINEA, SÉPIA E PEDRA NEGRA / GIZ PASTEL / GIZ ÓLEO / LAPIS DE
COR / NANQUIM E AGUADAS / AQUARELA / GUACHE / ÓLEO / ACRÍLICA / ENCÁUSTICA /
ALQUÍDICA / AEROGRAFIA / TÉCNICAS DO FOGO / TÉCNICAS EM TECIDO E SEDA / TÉCNICAS EM
MADEIRA.
A partir de agora e nos posts seguintes caminharemos juntos por
mais este tema tão interessante é útil a cada um de nós, que temos a
necessidade de libertar o artista que nos habita.
Desenho de carvão e giz - Diane Moses Botkin - Heart to Heart.
1. CARVÃO:
O carvão é o método de desenho mais antigo do qual temos notícia,
e ao mesmo tempo um dos mais simples. Os Homens primitivos já se utilizavam de
galhos queimados para desenhar. Usamos este tipo de pintura para esboçar ou para
realizar desenhos definitivos de acordo com o suporte e a intenção. Consiste no
uso de hastes de madeira carbonizados, geralmente provenientes de ramos da
videira ou do salgueiro.
Cavalos em carvão vegetal, caverna de Ardèche, em
Chauvet, França.
Estima-se que foram desenhadas há mais de 30.000 anos atrás.
O traço a carvão evidencia luz e sombra nos dando a
possibilidade de sombrear pequenas ou grandes áreas do desenho e por possuir
grande qualidade expressiva, nos oferece a possibilidade de plasmar a luz, a
atmosfera e inclusive a cor desejada para os temas a serem realizados. Usamos
também o desenho com carvão para esboços de pinturas a óleo e acrílicas, pintura
de cenários ou murais, porque pode ser removido com certa facilidade deixando
apenas suaves manchas ou traçados que servirão de guias para o trabalho de
pintura posterior.
Murilo Pagani - Noturna, desenho a carvão.
Algumas ferramentas que nos ajudam no sombreamento neste tipo de desenho são: a
borracha miolo de pão ( Knetgummi), o
esfuminho em forma de lápis ou paninho de camurça, assim como os próprios
dedos. Por ser o desenho a carvão o mesmo
deve receber após sua finalização uma leve camada de spray próprio para esta
finalidade que pode ser facilmente encontrado no comércio especializado.
Knetgummi/Borracha Miolo de pão.
Esfuminho.
TIPOS DE CARVÃO:
Hastes de carvão: Apresentam-se com
forma e aspecto original de galhos. Podem
ser oferecidas em três consistências: macia, média e dura, sendo as mais suaves
galhos de videira. Afiam-se com
navalha ou sobre uma superfície abrasiva como uma lixa. São muito úteis
para realizar desenhos amplos, soltos e expressivos.
Hastes de carvão com esfuminho.
Katherine Schneider - charcoal drawing Hampton Plantation.
Barras de carvão: Consistem na mistura
de pó de carvão com aglutinantes, e por vezes misturados a argila. Resultam em
uma estabilidade maior que as hastes de carvão e sua intensidade e fluidez se
assemelham ao do giz pastel.
Barras de carvão vegetal.
Desenho de flor feito com bastões de carvão.
Cabin in Oaks - Charcoal drawing - Katherine Schneider.
Alguns
quadros de artistas famosos feitos com a técnica do carvão:
Self portrait - Pablo Picasso - 1900.
Charcoal drawing.
Pablo Picasso - Charcoal drawing - Bulls.
Embrace - charcoal drawing - Pablo Picasso.
Charcoal drawing for "Le Luxe" - Henri Matisse.
Henri
Matisse drawing with a bamboo pole tipped with charcoal. Cimiez (Nice). August
1948. From the collection of the International Center of Photography, New York.
Henri Matisse - Maternité - Charcoal drawing.
Portrait of Erasmus - 1518 - Albrecht Dürer - Charcoal drawing.
"The Virgin Nursing Her Child" - Charcoal drawing - 1512 - Albrecht Dürer.
Um maravilhoso universo preto e branco desvendado por uma grande artista! Parabéns pelo belíssimo post!
ResponderExcluirObrigado pelo carinho e pela presença constante.Bjs
ResponderExcluirUma vez na aula de arte (há muito tempo atrás), a professora pediu que levássemos carvão para realizarmos uma atividade, tínhamos que fazer pinturas rupestres, lembro-me como era suave o toque do carvão sobre o papel. Seu post me trouxe boas memórias e uma vontade imensa de desenhar. Obrigada :)
ResponderExcluirObrigada Delia pelo post! Muito interessante! Da até vontade de pegar carvão e pintar...Bjs Muetti
ResponderExcluirAmo arte e esta é linda. Presumo que tenho dom com o carvão, vou tentar
ResponderExcluiramei as pinturas com carvão!
Amo a arte todavia quero aprender mais tudo que tem haver com a arte
ResponderExcluir