We live in
Paradise, but we do not know it. Do not
destroy. Do not revolt. Do not escape. Just improve slowly and all will be
good”
Hundertwasser
Eu ainda era criança quando minha mãe me levou a uma exposição
no Rio de Janeiro, no museu de Arte Moderna, era a exposição de Hundertwasser! Adoro a arte verdadeira,
genuína amo o mundo das cores e nuances então, nada mais natural do que ter
ficado impressionada com aquelas pinturas. Seu nome verdadeiro é Friedrich
Stowasser (1928 a 2000), artista austríaco de muitos talentos,
nascido em uma família judia, estudou em uma escola de linha pedagógica
Montessori, onde em seu boletim pode-se ler a observação: grande noção e
sensibilidade para cores e formas. Para salvar a família do Holocausto sua mãe
o alista na juventude Hitlerista, enganando aos soldados da SS. Sempre que
passavam pela casa da família Stowasser , Friedrich abria a porta trajando o
uniforme nazista, adornado com as medalhas
da primeira guerra mundial, de seu pai, austríaco, já falecido. Após a guerra, e tendo sobrevivido com o
restante de sua família graças ao estratagema de sua mãe, Friedrich adota o
nome artístico pelo qual ficou conhecido, “ Friedensreich Regentag Dunkelbunt Hundertwasser”. No mínimo
curioso. De seu sobrenome
checo, traduziu o prefixo” STO” (
que significa cem) para o alemão, “Hundert” e o juntou ao restante do
sobrenome, “Wasser”(que significa, água),assim seu sobrenome se transformou em
“Hundertwasser”,( cem águas).” Friedensreich” (reino da paz), ele elege para
nunca esquecer da guerra pela qual passou e junta a este pré-nome os nomes de”
Regentag “ (dia de chuva) e “Dunkelbunt” (colorido profundo).
Hundertwasser com sua mãe, 1932Foto do site www.hundertwasser.at
As características de Hundertwasser são a expressão da filosofia do ambientalismo.
Preocupado com as questões ambientais, onde na sua visão, não se limitava
somente às questões naturais, mas também sociais. Desenvolveu a teoria das três
peles do homem, as quais seriam a sua epiderme, as suas vestes e a sua casa. Através
de seus manifestos, e de seu próprio exemplo de conduta pessoal, ele procurava
demonstrar os caminhos para se buscar uma harmonia entre estas três peles,
maltratadas, segundo ele, pela sociedade automatísta que queria transformar a
todos, em homens-autómatos.
“Hundertwasser acredita no homem como ser em camadas que se
desenrolam espiraladas a partir da primeira pele, que segundo ele é a epidérmica
em direção a quinta pele, a planetária, pelas etapas sucessivas da segunda
pele, o vestuário, a terceira pele, a casa e a quarta pele, a identidade, o
meio social que transcende a família. As cinco peles de Hundertwasser são um
plano de vida, uma reflexão profunda do ser e estar sobre a terra, colocada em
prática ao longo de sua jornada artística.
¹ da dissertação de Bianca Bernardo Barros UERJ
Paris 1954, Hundertwasser antes da inauguração de sua 1ª exposição,
Studio Paul Facchetti.
Foto do site www.hundertwasser.at
Começou sua carreira no pós-guerra, em 1949, quando
desembarcou em Paris com o desejo de tornar-se um artista, tendo feito sua
primeira exposição em 1954. Temas comuns de seu trabalho são o repúdio a linha reta,
segundo ele, fruto do racionalismo que
prima pela estrutura e pela função, então em suas obras procurava a espiral
como forma ideal e natural.Ainda em suas obras chamam a atenção as cores sempre
brilhantes, as formas orgânicas, a
reconciliação do ser humano com a natureza .
Seus desenhos arquitetônicos por vezes se assemelham aos do
arquiteto catalão, Gaudí, também tendo ainda
Hundertwasser se inspirado em suas obras
pelos trabalhos de Egon Schiele e de
Gustav Klimt.
Adquiriu notoriedade com suas pinturas multicoloridas, porém
hoje em dia é mais conhecido por seus desenhos arquitetônicos revolucionários,
que visam incorporar paisagens naturais, aos edifícios e casas que criam vida
em sua prancheta. Formas irregulares, o direito a ter arvores plantadas em seu
entorno e o direito a individualidade de cada morador, faziam parte de suas
criações arquitetônicas, e foram esclarecidas e/ou denunciadas em seus
manifestos. O manifesto de 4 de julho de 1958, Verschimmelungs- Manifest,
contraria o racionalismo na arquitetura, defendendo o uso de ornamentos na
mesma. Já o “Your window right — your
tree duty” Fensterdiktatur/Fensterrecht- Manifest, de 1972, reflete sobre o
dever que temos em protestar contra a mesmice das construções, principalmente
no que diz respeito às janelas e varandas, que em todas as construções se vêem iguais.
Hundertwasser defende que os prédios não são compostos de paredes e sim de
janelas e varandas, compondo a visão para sua alma! Segundo Hundertwasser, a obrigatoriedade
arquitetônica de construir um prédio com janelas completamente iguais lembra a
um campo de concentração, e deveria ser por nós rechaçado, uma vez que cada
morador é um indivíduo distinto do outro.
Fensterrechtdemonstration, Andergasse, Wien, 1974
Schwimmende Fenster- Hundertwasser 1979
35 obras arquitetônicas ao todo foram realizadas por
Hundertwasser, dentre eles um dos mais conhecidos, o “Hundertwasserhaus” em
Viena. Dentre seus outros trabalhos podemos citar a criação de selos,
bandeiras, moedas, mosaicos, pósters e quadros, sempre em seu estilo único,
individual e multicolorido.
Hundertwasserhaus, Viena
Fica aqui minha homenagem a este grande artista e a sua
mente inquieta, revolucionária, capaz de presentear o mundo da arte com a
presença inesquecível de suas obras.
1978, Foto do site www.hundertwasser.at
Hundertwasser no telhado"verde" de seu atelier em Viena, 1980.
Foto do site www.hundertwasser.at
O girasol e a cidade - Hundertwasser
desejo um bom fim de semana a todos!
Belíssima história...
ResponderExcluirSuper-super interessante Delia! Gostaría morar na Hundertwasserhaus! Adoro die 'schwimmenden Fenster' e o girasol e a cidade, aliás, eu sou fã dele faz muitos anos! Obrigada Delia pelo presente! Vc é de+!!!! Sempre procurando nos surpreender!
ResponderExcluirO amor pela arte é algo que nasce com a gente porém tem de ser despertado. Obrigado por ter sido uma das ferramentas deste despertar. Bjs
ResponderExcluirVocê sempre procura nos surpreender com a sua sensibilidade e percepção apuradas !!! Adorei conhecer esse artista e suas belíssimas obras através do seu olhar artístico !!! Parabéns !!!
ResponderExcluirObrigada querida, de todo coração! Bjs
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