DIVINA PROPORÇÃO - PROPORÇÃO ÁUREA - NÚMERO DE OURO -
NÚMERO DE DEUS - PARTE UM
Você já parou para observar que o crescimento de uma planta,
assim como tudo na natureza, segue uma regra? E se eu te disser que esta regra
é matemática, que foi primeiramente estudada por Leonardo de Pisa, conhecido
como Fibonacci. Pois é, esta lei é conhecida como a “Equação Áurea” ou “Retângulo Áureo”.
LEONARDO DE PISA - FIBRONACCI
A proporção áurea (número de ouro ou número áureo) é uma
constante real algébrica irracional denotada pela letra grega
PHI e com o valor arredondado a três casas
decimais de 1,618. Como é um número extraído da sequência de Fibonacci, o
número áureo representa diretamente uma constante de crescimento. A parte da
explicação puramente matemática você poderá encontrar seguindo os links abaixo
relacionados, a matemática realmente nunca foi o meu forte então deixo esta
explanação para aqueles que fazem dela a sua arte.
Existem estudos que apontam a beleza, ou o conceito de
perfeição passando pela Proporção Áurea. Podemos observar a Divina Proporção no comportamento da refração da luz, dos átomos, no canto das baleias, no marfim dos elefantes, nas plantas, na
proporção das conchas do caramujo marinho Nautilus, nas ondas no oceano, nos
furacões, nas espirais das galáxias, no corpo dos seres humanos (o tamanho das
falanges, ossos dos dedos por exemplo)
entre inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento. O fascínio
pelo Número de Ouro data de mais de 2.000 anos. Os "antigos"
aperceberam-se que a arte e a arquitetura baseadas na Razão de Ouro, eram harmoniosas e muito agradáveis à vista. Com
certeza uma boa razão para ter despertado o interesse de artistas, arquitetos,
projetistas e músicos ao longo da história da arte. A proporção áurea está
inserida no mundo por uma razão matemática existente na natureza.
Fibonacci numbers - The Fingerprint of God (em inglês)
The Fibonacci Sequence (mesmo vídeo acima, porém legendado)
Ao assistirmos o vídeo acima começamos a perceber que existe
consciência em cada partícula, em cada bloco de construção da matéria onde cada
consciência individualizada segue seu próprio propósito de realização formando
assim o Universo físico que nós conhecemos. Este é o verdadeiro milagre da
vida, que se encontra em todas as coisas. Aparentemente separadas, porém unidas
por uma força inegável, que a tudo conecta.
O romance da arte com a ciência dos números, figuras e
funções, ultrapassa a história da arte, se você considerar nessa matemática, a
produção estética encontrada na Mãe Natureza. Basta apenas saber observar:
CRISTAL DE GELO
COLMEIA DE ABELHAS
FOLHA
As plantas e árvores se desenvolvem por algoritmos, a espiral
da concha no Nautilus cresce na proporção da razão áurea, a seção de um favo de
mel tem o formato hexagonal que permite o máximo de armazenamento, os cristais
apresentam uma delicada simetria. Os exemplos são numerosos, onde beleza e
eficiência andam de mãos dadas.
Ainda na Botânica, podemos nos fazer as seguintes perguntas: Por que as margaridas tem geralmente 34, 55, ou 89 pétalas? Por que as pinhas tem 8 diagonais num sentido e 13 no outro? Por que o girassol tem 21 espirais para um lado e 34 para o outro? A verdade é que os biólogos não estão de acordo sobre qual a razão para toda essa "numerologia". Entretanto, é espantoso que todos esses números tenham relação com a série de Fibonacci e, consequentemente, a razão áurea.
Girassol, o centro é marcando com um ponto. Pode-se ver que as sementes parecem formar espirais a curvar tanto para a direita como para a esquerda. Se contar essas espirais que partem da direita, a partir da borda da figura, são 34. Para o outro lado quantas são? Verá que esses dois números são vizinhos na série de Fibonacci.
A concha do caramujo Nautilus – A proporção em que cresce o raio do interior da concha desta espécie de caramujo. Este molusco bombeia gás para dentro de sua concha repleta de câmaras para poder regular a profundidade de sua flutuação.
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Se observados os flocos de neve, todos diferem uns dos outros, mas o padrão hexagonal básico, de seis faces, é comum a todos eles pois segue a equação Áurea.
Até hoje a Razão Áurea é considerada a mais perfeita das proporções.Será tudo isso apenas uma coincidência, um capricho da natureza, ou é prova viva de que, afinal de contas Shakespeare tinha razão .
" Há mais mistérios entre o céu e a terra do que possa imaginar a nossa vã filosofia"
Simplismente fascinante....
ResponderExcluirAmei o post, vou aguardar ansiosa por sua continuação!
Bjs. ;)
Obrigada sempre! Bjs
ResponderExcluirInteressantíssimo, fascinante, incrível☆☆☆
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