27 de mar. de 2016

UMA VISÃO ARTÍSTICA SOBRE A PÁSCOA.




Pela primeira vez no ano o dia e a noite se fazem iguais. É, portanto, uma data de equilíbrio e reflexão. Os dias escuros se vão, e a terra está pronta para receber as sementes, a vida. Desde tempos imemoriais a Páscoa significa as passagens de zonas da escuridão para as regiões de luz, mesmo antes de ser considerada uma festa cristã. Na Idade média os povos ditos pagãos celebravam esta transição anunciada pelo equinócio de primavera (ou vernal) homenageando a deusa Ostera, ou Esther – deusa germânica da lua ou da aurora que acabou por dar nome a Páscoa, (em inglês, Easter). Seu símbolo é o coelho, que simultaneamente é também símbolo de fertilidade e da lua (os antigos viam a sombra de uma lebre nas manchas da lua cheia). Ostara refletia a natureza a renovação do espirito e da mente trazendo abundância e fertilidade a todos. Ostara equivale, na mitologia grega, a Persephone e na mitologia romana, a Ceres. 


Eostre By Amanda Clark.


Movimento de translação.



As marcas que podemos visualizar a olho nu na lua são conhecidas como “a marca da Lebre.



Pagan Wheel of the Year.


Rabbits  - Watercolor Stan Miller                           



                Celebrando Ostara


A Páscoa santa dos cristãos se relaciona, portanto com Ostara, significando a vitória do Deus Sol (Jesus) sobre as trevas (a morte). Contam as lendas das antigas religiões pagas que a deusa descia, neste período do ano, ao mundo subterrâneo regressando ao fim de três dias, o que hoje coincide com a história contada sobre Jesus que ressuscita ao fim de três dias do mundo dos mortos. Os rituais em homenagem a Ostara acabaram por ser, como tantos outros, cristianizados, e hoje ainda podemos observar os principais símbolos da Páscoa cristã como provenientes destes rituais mais antigos e pagãos.


The Resurrection – Regine Martin



Eostre - Overcoming  Darkness -                         Rebirth



Christ Ressurection  - Jared Barnes,"The First"



Eostre by Angiand Silas, the Spring goddess after whom "Easter" is named. She's the one with the bunnies and the eggs.


A Páscoa é a data mais importante para a religião cristã. A semana que antecede o domingo de Páscoa é chamada pelos cristãos de “Semana Santa”. Ela começa com o Domingo de Ramos, que recorda a entrada de Jesus em Jerusalém e simboliza o amor e a dedicação dos cristãos para com Jesus Cristo, segundo a crença. 







Gemälde zum Palmsonntag: Der Einzug Jesu in Jerusalem – Wilhelm Morgner

A chamada Quinta-feira Santa simboliza a última ceia e a prisão de Jesus.


Vasiliy Myazin - The Last Supper,                        1994.


A Sexta-feira da Paixão é representada pela crucificação e morte de Cristo, quando há encenações em diversas igrejas católicas. 


Duccio di Buoninsegna Crusifixion scene Maestà Altarpiece


No sábado à noite, há a vigília pascal e o domingo representa a ressurreição (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo) do filho de Deus.


Resurrected Christ, Oil on                                                                       Panel 2011, J. Kirk Richards.


Os Judeus festejam a Páscoa através da chamada Festa da Libertação ou Pessach, significando literalmente” Passagem” pois o Senhor “passou” sobre as casas dos filhos de Israel, poupando-os. Significa não apenas passar além geograficamente mas sim também de forma simbólica, passando da escravidão à liberdade.
Durante oito dias nesta época do ano, os judeus comemoram a libertação do domínio egípcio e da escravidão. A Páscoa judaica fala da memória e da identidade de todo um povo afirmando ao mesmo que ele nunca deve esquecer-se de quem foram, quem são e de quem deverão ser. Para os judeus, Deus os libertou para que servissem de luz para as outras nações.


EXODUS - MARC CHAGALL


Para os Espíritas a Páscoa através da ressurreição de Jesus é uma prova concreta de que o espírito não morre, mas somente o corpo. Para eles Jesus foi o primeiro a revelar a imortalidade do espírito, surgindo em um mundo invisível como espírito. “Ele ressuscitou como espírito e se materializou depois disso para provar que, quando morremos nesta dimensão, continuamos vivos”. A celebração da Páscoa pede para que nos lembremos dos outros 364 dias do ano, pois para os espíritas se faz necessário que nos deixemos penetrar por esta energia pascal de renovação. A começar por nossas atitudes. Baseados nas palavras de Paulo de Tarso, os espíritas fazem chegar a nós a seguinte mensagem:
"Que surja o homem novo a partir do homem velho. Que do homem velho, coberto de egoísmo, de orgulho, de vaidade, de preconceito, ou seja, coberto de ignorância e inobservância com relação às leis morais, possa surgir, para ventura de todos nós, o homem novo, gerado sob o influxo revitalizante das palavras e dos exemplos da energia crística de Jesus , tão esquecida por muitos de nós, que se agitam na sociedade tecnológica, na atual civilização dita e havida como cristã. Que este homem novo seja um soldado da paz neste mundo em guerras. Um lavrador do bem neste planeta de indiferenças e insensibilidades.”

                                      Second coming of Christ.


Para os seguidores do Espiritismo e para os espiritualistas em geral, a páscoa é uma oportunidade de reflexão sobre o tema. Porém, não há qualquer manifestação religiosa exteriorizada, o caminho se faz internamente.


Giovanni Battista Gaulli (Il Baciccio), Christ in Glory, late 17th century
































O artista é um ser sensível que através de suas obras nos mostra sua visão, seu olhar sobre todo e qualquer acontecimento, acompanhe-nos através da percepção e da interpretação talentosa com a qual nos presenteiam alguns artistas.


                                A todos desejamos tempos de paz e uma Feliz Páscoa




Maurice Denis Easter                                                                            Morning or Easter Mystery 1891


Easter Morning, or Holy Women at the Tomb, 1894/Maurice Denis.



Easter morning He Qi, China
 


He is not here - Hanna                                                          Varghese.


                    Easter morning prayer in Malorosia - Mykola Pymonenko




 Easter Morning  Edward Burne-Jones
                               





Elena Flerova-Pesach-                                                                              Jewish Art/ oil-painting.




Pesach  -  Marc Chagal



SANDRO BOTICELLI  - PRIMAVERA.


Confira como se deseja uma "Feliz Páscoa" em outras línguas:

Inglês - Happy Easter/ Francês – Joyeuse Pâques/ Alemão: Frohe Ostern/ Italiano: Buona Pasqua/ Espanhol - Feliz Pascua/ Grego  - Kalo Paska/ Yddish - גליקלעך יסטער/ hebraico - חַג פַּסחָא שָׂמֵח/ Holandes - Vrolijk Pasen/ Polones- wesołych Świąt/ Russo - Христос воскрес/
Armênio - Շնորհավոր Զատիկ/ Hindi - हैप्पी ईस्टर/ Latim - Beatum Pascha.


Odilon Redon,                                                                                        Christ in Silence, 1897




Palm Sunday Procession in the Streets of Jerusalem". Painting by James Jacques Tissot


Giotto - Entry into                                                                  Jerusalem



                    Paul Gauguin, Christ in the Garden of Olives. 1889.


Gethsemane by J. Kirk Richards


The Last Supper – Leonardo da Vinci


Gustave Dore, Christ taken Prisoner, French, 1800's

Anatoly Shumkin/ 2013/ The Passion of                                  Christ  -  ECCE HOMO


William-Adolphe BOUGUEREAU - Christ Meeting His Mother on the Way to Calvary

Giovanni Battista Tiepolo  -                                                                           Christ Carrying the Cross.



            Matthias Gruenewald, Crucifixion from the Isenheim Altarpiece.



Grey Day Golgotha by J                                                               Kirk Richards.


Compassion - William-Adolphe Bouguereau


Marc Chagall - Le Christ dans la nuit 1948


Crocifissione -  1928  - Gerardo Dottori



          Edvard Munch -                                                                           Golgota.

Art by Lisa Doezema


Michelangelo -  Pietá         


Arnold Böcklin -  Marie Madaleine pleurant Le Christ mort.


Pieta -  Vincent Van Gogh/                                        1889.


Eugène Burnand The Disciples Peter and John Running to the Sepulchre on the Morning of the Resurrection 1898


The Three Mary’s at the                                                                Tomb, William-Adolphe Bouguereau.


Jesus appears to Mary Magdalene


Pieta detail,                                                                                               1876 William-Adolphe Bouguereau.


                                 Matthias Grünewald - Auferstehung .

Blogger Wordpress Gadgets