31 de jan. de 2014

49.000 VISUALIZAÇÕES



"A arte é a última forma de magia que existe."

“Art is the last form of  Magic that exist.”

"El arte es la última forma de Magia que existe."

"L'arte è l'ultima forma di magia che esiste".

"Die Kunst ist die letzte Form der Magie die existiert."

" L'art est la dernière forme de magie qui existent."

Obrigado pela belíssima arte gráfica, Vanessa C. Calado .

19 de jan. de 2014

48.000 VISUALIZAÇÕES.

 
"Em arte tudo está naquele 'nada'." Tolstoi
"In art everything is in that 'nothing'." Tolstoy
"Dans l'art tout est dans ce « rien »." Tolstoï
"En el arte todo está dentro del  'nada'." Tolstoi
"In der Kunst ist alles im " nichts "." Tolstoi
"In arte tutto è in quello 'niente'." Tolstoj
 
A Vanessa C. Calado nosso muito obrigado de coração pela linda arte gráfica que me lembra demais uma alma felina que partiu cedo demais e que me era muito cara. Linda lembrança.

13 de jan. de 2014

FATOS CURIOSOS DA HISTÓRIA DA ARTE – LEONARDO DA VINCI.

                                    Esboços de Leonardo da Vinci.






O italiano Leonardo di ser Piero da Vinci nasceu no dia 15 de abril, no calendário Juliano, ou no dia 25 de abril, no calendário gregoriano, de 1452.
Nascido em Anchiano uma aldeia nos arredores da cidade de Vinci, Leonardo veio de origem humilde. Ele nasceu de uma relação fora do casamento de um abastado notário Ser Piero da Vinci com uma camponesa.
 
         Casa onde Da Vinci nasceu, hoje museu da Vinci, Toscana – Itália.
 
 
 
 



 
Não se sabe muito acerca da educação e formação do artista, no entanto, muitos autores afirmam que seu conhecimento não provinha de fontes tradicionais, mas sim, da observação pessoal e da aplicação prática de suas idéias, ao longo de sua vida. Leonardo da Vinci tornou-se uma das mentes mais célebres do Renascimento Italiano.
 
 




 
Portrait of Leonardo by Francesco Melzi after 1510, red chalk on paper.
 
 



Adulto, foi uma personalidade polêmica no seu modo de vestir, e no comportamento chegou a ser denunciado por prática de sodomia, mas não foi condenado. Supõe-se que ele tenha sido homossexual, mas sua intimidade permanece misteriosa.

As descrições de contemporâneos de Leonardo e os seus retratos combinam-se para criar uma imagem de um homem alto, atlético e extremamente atraente. Os seus retratos mostram que, na velhice, usava o cabelo comprido num tempo em que a maioria dos homens o usava curto ou pelos ombros, e a barba curta ou a cara barbeada. A barba de Leonardo, por seu lado, descia-lhe até ao peito. Sua roupa era descrita como diferente, na escolha de cores vivas e de túnicas curtas, ao gosto dos mais novos, já que os homens da sua idade vestiam normalmente trajes compridos. A imagem de Leonardo, durante a velhice, foi recriada na estátua que se encontra no exterior da Galleria degli Uffizi, em Florença
.



 
Estátua de Leonardo no exterior da Galleria degli Uffizi, em Florença, baseada em descrições de contemporâneos do artista.
 


Foi um dos maiores gênios da humanidade, atuou como pintor, escultor, arquiteto, botânico, músico, engenheiro, cientista e geólogo, além de ter estudado anatomia, óptica e perspectiva, mas ainda assim, há vários fatos sobre ele que muitos desconhecem.



Como por exemplo, o fato de ele ser canhoto, e isto, em uma época em que os canhotos eram tidos como enviados do diabo. Obstinado continuou a escrever com a mão esquerda o que lhe causou alguns dissabores. Além disso, Leonardo escrevia também da direita para a esquerda, sendo apenas possível a leitura dos seus textos em frente a um espelho¹.



 
                        Texto em escrita invertida – Leonardo da Vinci


 
Desenho Homem Vitruviano com escrita invertida – Leonardo da Vinci
 
 
Palavra “Spiegelschrift” (cuja tradução literal é "escrita espelhada"), escrita de maneira invertida/espelhada.
 
 
Em cerca de seis mil páginas manuscritas que permaneceram inéditas até a sua morte, há a mais fantástica coleção de invenções e soluções de engenharia já imaginadas por um único homem: esboços de helicópteros, submarinos, pára-quedas, veículos e embarcações automotoras, máquinas voadoras, projetos minuciosos de tornos, máquinas perfuratrizes, turbinas, teares, máquinas hidráulicas para limpeza e dragagem de canais, canhões, metralhadoras, espingardas, bombas, carros de combate, pontes móveis entre outros.
 
            Criações de Leonardo da Vinci.
 
 
 
Estudo de Da Vinci: Tanque.
 

 
Estudo de da Vinci: Helicóptero.
 
 
Estudo de Da Vinci: Pára-quedas.
 

 
Da Vinci fez o primeiro projeto de uma bicicleta muitíssimo superior, em termos de solução de engenharia, às primeiras que seriam fabricadas por volta de 1817. O sistema proposto por Leonardo tinha o pedal ligado a uma roda dentada, que transmitia força à roda traseira por meio de uma correia. A idéia seria adotada no começo do século XX. Sua bicicleta jamais foi construída em seu tempo. O mesmo aconteceu com todos os seus outros inventos, avançados demais para as possibilidades técnicas da época.

 
                                  Bicicleta – estudo de Da Vinci.
 
 
                         Correia/corrente bicicleta – estudo de Da Vinci.
 




Leonardo era, porém conhecido principalmente como pintor. Duas de suas obras, a Mona Lisa e A Última Ceia, estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e apreciadas de todos os tempos, e sua fama se compara apenas à Criação de Adão, de Michelangelo. O desenho do Homem Vitruviano, feito por Leonardo, também é tido como um ícone artístico e cultural.

 
Mona Lisa ou La Gioconda, 1503-15061 Pintura a óleo sobre madeira de álamo, localizada no museu do Louvre – Paris, França.



The Last Supper /A Última Ceia (1495-1498), técnica mista com predominância da têmpera e óleo sobre duas camadas de preparação de gesso aplicadas sobre reboco (estuque). Localizada no Refeitório de Santa Maria delle Grazie, Milão, Itália.
Homem Vitruviano - segundo a interpretação de Leonardo da Vinci. Técnica: Lápis e tinta sobre papel.
 




Segundo relatos Leonardo Da Vinci tinha dois defeitos incompatíveis entre si: era perfeccionista e procrastinador (ou seja, postergava aquilo que tinha para fazer). Isto fez com que deixasse de terminar várias de suas obras, pois ao retomá-las lhe parecia que as mesmas não tinham ficado boas o suficiente, o que às vezes o fazia colocá-las de lado definitivamente ou até se desfazer destas.
Adoration /Adoração dos Magos - 1481-1482, Óleo e têmpera sobre madeira 
Galleria degli Uffizi, obra inacabada.
 
 
 
Pintura inacabada de São Jerônimo no Deserto - 1480 - Óleo e têmpera sobre madeira, museu do Vaticano.
 
Como se não bastasse ser provavelmente um dos homens mais inteligentes que já existiu, (Seu QI foi estimado entre 180 e 220, um índice acima de 141 pontos já indica genialidade.) Freqüentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção.
 
Leonardo da Vinci.
 
 
Pouco conhecido também é o ofício com o qual, por vezes, ganhava a vida, e pelo qual era apaixonado: o de cozinheiro, "alquimista dos sabores" como ele denominava aqueles que dominavam as artes culinárias.
Só em 1981 o precioso Codex Romanoff foi descoberto, no arquivo da família imperial russa, preservado no Museu Hermitage de São Petersburgo (Leningrado).  Nele, Leonardo da Vinci costumava tomar nota de receitas e idéias sobre culinária e etiqueta. O códice também mostra diversos projetos para máquinas, criadas e desenhadas por ele, como auxiliares no trabalho de cozinha. Estes são dispositivos absolutamente surpreendentes. Do “esticador” da massa de espaguete para o moedor de pimenta, inspirado na torre Sforza, este manuscrito nos traz uma fonte incrível, não só pela tradição culinária italiana do século XVI, mas também é um espelho que reflete uma outra faceta de seu gênio!
 
Máquina de abrir massa de espaguete - Leonardo da Vinci.
 
 
 
Esboço de moedor de pimenta - Da Vinci.
 
 
 
Fatiadora de ovos - Da Vinci.
 

Embora  a culinária de Da Vinci apresentasse uma grande diversidade de pratos que passam de carne de foca a pernas de Rã, ele era um vegetariano convicto. Entre os pratos favoritos de Leonardo estavam a sopa de grão de bico, o pudim de amêndoa, figos fritos e feijão, além das muitas maneiras de se preparar polenta de aveia (o milho ainda não era conhecido), prato que levava sua assinatura na “Taberna dos três Caracóis”, onde realizava um trabalho extra como garçom aos 17 anos, enquanto também era aprendiz do mestre Verrocchio (escultor, pintor, engenheiro, ourives e matemático de Florença).
 
                      Ilustração  de “Notas de cozinha” de Leonardo da Vinci.
Foi inovador ainda quanto a características e técnicas de suas receitas. Iniciou um novo estilo de apresentação e preparação de alimentos, quando junto com seu amigo Sandro Boticelli abriu uma pousada que se chamava “A pegada das três rãs”. Colocou mesas pequenas e serviu pequenas porções de pratos sofisticados e muitos vegetais, com uma apresentação da atual "Nouvelle Cuisine" incomum na época, porém própria dele e de sua finesse. Eles fracassaram, porque a sociedade se negava a considerar como almoço uma fatia de pão torrado com uma anchova enrolada artisticamente.
 
Desenho de maneiras diversas de dobrar guardanapos (Codex Romanoff).
Eis um trecho de um de seus cadernos em relação à saúde e o cozinhar:
  “Se quiser ser saudável observe este regime.
   Não coma quando não tem apetite e jante alimentos leves,
   Mastigue bem e atente para que tudo aquilo que ingere
  Seja bem-preparado e de ingredientes simples.
  Aquele que toma a medicina é mal aconselhado
  Cuidado com raiva e evite o ar abafado.
  Fique de pé por um tempo quando você se levantar após uma refeição.
  Certifique-se de não dormir ao meio-dia.
  Deixe o seu vinho ser misturado com água, tome pouco de cada vez
  Não entre as refeições, nem com o estômago vazio.
  Não demore e nem prolongue a sua visita à casa de banho.
  Se fizer exercícios, não deixe que sejam muito extenuantes.
  Não deite com o estômago para cima e sua cabeça em posição
  inclinada para baixo
  Certifique-se de estar bem coberto a noite,
  Mantenha a cabeça descansada e a mente alegre.
  Evite libertinagem e mantenha esta dieta.”  - Leonardo da Vinci.
 
Reproduction of page from da Vinci’s notebook (Codex Romanoff) Source: Library of Congress.
 


Leonardo sempre amou a natureza. Nas proximidades da sua casa de infância haviam montanhas, árvores, rios e animais selvagens. Este ambiente de juventude terá estado na origem do interesse de Leonardo pela natureza, lhe proporcionado as condições perfeitas para observação e estudo do mundo natural e, talvez, da pintura. Teve uma grande paixão por cavalos que, mais tarde, foram objeto de magníficos estudos.
 
Leonardo da Vinci - Sketch of Horses.
 
 
Horse drawing – Leonardo da Vinci.
 
 
 
                                        Study of Horses and Rider – Leonardo da Vinci.

O amor de Leonardo pelos animais está documentado em relatos dos seus contemporâneos, nas suas biografias mais antigas e nos seus livros de notas. Contrariamente aos costumes da época, Leonardo chegou mesmo a questionar a moralidade de comer animais quando tal não era indispensável à saúde. Coerente com as suas idéias, Leonardo tornou-se vegetariano, numa época em que as carnes eram consideradas essenciais em uma alimentação farta e um indicativo de posição e status social. Também há relatos de que em dia de feiras onde eram vendidos animais, os comprava em quantidade para dar-lhes liberdade.

 
 
 
Study of cats and other animals, 1513 – Leonardo da Vinci.
 

Mas seu grande atributo talvez tenha sido “o olhar”, pois observando buscava a representação fiel da natureza usando todo o conhecimento possível como ferramenta, fosse a matemática, a medicina ou o que mais aparecesse. Para ele, os olhos eram a principal via do conhecimento – o que fazia da pintura a mais elevada de todas as artes. Explorou ao máximo a capacidade que os olhos têm de perceber a luz e as sombras, a posição e a distância, o movimento e o repouso das coisas; sondou tudo o que podia com seu olhar. De suas análises sobre os efeitos da atmosfera sobre uma paisagem, criou normas rigorosas de perspectiva. Definiu, por exemplo, o quanto a imagem dos objetos ao fundo de uma cena deveria ter as cores e os contornos suavizados para passar a impressão de profundidade. Tudo com uma precisão matemática. Ele ainda observou atentamente os movimentos do mundo – da água, das nuvens, das folhas, dos animais e, claro, do homem. Além dos desenhos de anatomia humana, fez dezenas de esboços de cavalos galopando, gatos repousando e cães se coçando. Enfim, em nome da arte, Da Vinci tirou de cada momento da vida uma cena digna de ser representada em detalhes. Para ele, a pintura era uma ciência.
 
Leonardo da Vinci – Study of dog and cat.
 
 
 
Botanical studies of flowers - Da Vinci.
 
 
Old Man with Water Studies, Leonardo da Vinci c. 1513, possible self-portrait.
 



 Leonardo da Vinci, the Foetus in the womb, 1511.
 
“Ele foi o maior curioso da história”, escreveu o historiador inglês Kenneth Clark, autor de uma das mais respeitadas biografias de Da Vinci. De fato, Leonardo nunca deixava de questionar o como e o porquê das coisas.
Leonardo da Vinci - Self Portrait.
A morte o encontrou, num dia de maio de 1519, angustiado com a idéia de que a alma, fosse lá o que fosse, só poderia existir num corpo vivo. Para Da Vinci, o Universo seria regido por leis harmoniosas – vida e morte se complementariam. E ele tinha consciência de que não estava imune a essas leis: “Quando pensava estar aprendendo a viver, eu também estava aprendendo a morrer”.
                            Leonardo da Vinci - Salvator Mundi -1499.

 

 

 


 

47.000 VISUALIZAÇÕES.



“A simplicidade é o último grau de sofisticação.” - Leonardo da Vinci

“Simplicity is the ultimate sophistication." - Leonardo da Vinci

"La simplicidad es la máxima sofisticación." - Leonardo da Vinci

"Einfachheit ist die ultimative Raffinesse." - Leonardo da Vinci

"La semplicità è l'ultima sofisticazione." - Leonardo da Vinci

"La simplicité est la sophistication ultime." - Leonardo da Vinci

Nosso muito obrigado a Vanessa C. Calado pela arte gráfica.

7 de jan. de 2014

46.000 VISUALIZAÇÕES.




“As cores são os filhos da luz.” -  Delia C. Steiner

"Farben sind die Kinder des Lichts." - Delia C. Steiner

"Colors are the children of light." - Delia C. Steiner

"Los colores son los hijos de la luz." - Delia C. Steiner

"Les couleurs sont les enfants de lumière." - Delia C. Steiner

"I colori sono i figli della luce." - Delia C. Steiner

Nosso agradecimento a Vanessa C. Calado pela belíssima arte gráfica.

ADOLF HÖLZEL – DO REALISMO A ABSTRAÇÃO.

                          Adolf Hölzel, Grüne Anbetung, 1908/1909


"In meinen Zeichnungen sind die Grundlagen meiner Bilder gegeben. Gewissermaßen das Urbild, wie wenn man bei Ornamenten von Urformen spricht. Formeln verschiedener Art, teils verstandesmäßig konstruktiv, teils Gefühlsausdruck, zufällig dann auch aus direkt handlichen Übungen, bestimmten gleichmäßigen Linienschwingungen entstanden." - Adolf Hölzel.
"Em meus desenhos podemos encontrar as bases da minha pintura. Assim por dizer, o arquétipo, como se falassemos de formas ancestrais ao mencionar ornamentos. Preceitos de diversos tipos são assim criados, ora intelectualmente construtivos, ora apenas uma expressão de sentimentos, advindos como que casualmente de dinâmicas aleatórias conferindo certas oscilações às linhas uniformes." - Adol Hölzel.
 
 
 
        Anbetung, Madonna mit zwei Engel – 1907 – Öl auf Leinwand Adolf Hölzel.
 
 
 
                                                                  Adolf Hölzel
 

Adolf Hölzel (13 de maio de 1853 - 17 de outubro 1934)


Artista alemão e pintor.  Seu estilo vai do Realismo, passando pelo Impressionismo finalmente chegando ao Modernismo expressivo.  Adolf Hölzel nasceu  filho de um comerciante de livros e litógrafo na cidade da Morávia de Ohlmütz em 13 de maio 1853. Ele foi criado para participar dos negócios de seu pai e começou a trabalhar ainda muito jovem. Em 1868, ele começou um estágio como tipógrafo em Gotha enquanto tinha  aulas de desenho e pintura, pelos quais era apaixonado.
 
Hölzel Familie - 1860.
 
 
De 1872 a 1873 frequentou a Academia de Viena onde se revelou um aluno extraordinário e, posteriormente, ele completou o serviço militar de um ano como voluntário considerando uma carreira como oficial, depois de passar no exame.
 
                                      Portrait Emmy Hölzel - 1890.
 
Dachauer Bauernmädchen - 1899.
 
 
 
Sonnige Häuser im Moos – 1902 - Adolf Hölzel.
 
Adolf Hölzel, Akt vor gelber Wand, um 1908/10  - Expressiver Realismus.
 
 
 
        Komposition - Adolf Hölzel - 1917.
 
 
Adolf Hölzel-Ohne-Titel-1925.
 
Quando ele finalmente decidiu em favor da pintura, embora contra a vontade de seu pai, Hölzel foi para Munique, a fim de continuar seus estudos de arte na academia de artes local. Em 1888, mudou-se de Munique para Dachau, onde ele se tornou o chefe da comunidade artística "Neu-Dachau", conhecendo Fritz von Uhde (pintor alemão, seu estilo se encontra entre o Realismo e o Impressionismo), se inspirando no estilo impressionista do mesmo. Em 1906, Adolf Hölzel foi chamado para a Academia de Artes de Stuttgard, onde ocupou uma cadeira de professor até o ano de 1918.
 
Selbstportrait - Adolf Hölzel - 1887.
 
Paar am Wasser - Adolf Hölzel - 1902.
 
Three Nudes - Adolf Hölzel - 1908.
 
 
 
                                          Anbetung - 1912 - Adolf Hölzel.
 
Adolf Hölzel-Fuge ueber ein Auferstehungsthema - 1916.
 
Gradualmente seu estilo passou a incluir configurações de preto e branco usando a forma invês da cor como canal para representação de experiências interiores, assim  desenvolveu estudos de cor bidimensionais, não representacionais com espirais e circulos que se trespassam.
 
Anbetung vor Häusergruppe - 1915 - Adolf Hölzel.
 

 

Lange Figuren - Adolf Hölzel - 1914.
 

                                              Gartentreppe mit Figuren - 1916.




Análises próprias feitas a partir de estudos da teoria da cor de Goethe levou-o a uma pintura de formação de campos de cor abstratas. Hölzel revelou-se como um importante pioneiro do Modernismo. Os pensamentos e ensinamentos de Hölzel sobre a arte foram àvidamente assimilados por seus alunos, dentre eles os famosos (Johannes Itten, Oskar Schlemmer e Willi Baumeister) moldando as futuras gerações de artistas até hoje.
 
Abstraktion II - 1915 Adolf Hölzel.
.

 
                                     Kreiskomposition - Adolf Hölzel.
  
 
Heilige Ursula - 1914 - Adolf Hölzel.
 
 
Seus métodos de ensino inovadores o fizeram  muito popular  entre artistas da Alemanha e no exterior. A chamada  "Escola de Hölzel" não consistia de qualquer autoridade real, ele  simplesmente começou a dar aulas de pintura, teoria da cor (com base em estudos de Goethe), de  composição, etc. no estúdio de artes de seu amigo Langhammer.
 
Komposition in Rot
                                                                        Adolf Hölzel.
  
 
 
Begegnung - Adolf Hölzel.
 
 
 
Adolf Hölzel und Schüler (Adolf Hölzel e seus alunos).
 
 
 Adolf Hölzel an der Arbeit (Adolf Hölzel trabalhando).
 
 
Adolf Hölzel também escreveu trabalhos teóricos, que tiveram um efeito sobre a próxima geração de artistas como Johannes Itten e particularmente Oskar Schlemmer, dois futuros membros do  Bauhaus, que cuidadosamente se dedicaram aos seus escritos.
 
Dos escritos de Adolf Hölzer.
 
 
 
 
Na década de 1920 a sua série de pastéis veio à público. A ela, assim como ao trabalho de arte em vidro para arquitetura sacra secular, Hölzel dedicou seus últimos dez anos de vida. Em 1934 Hölzel, um dos mais importante precursores da arte moderna, falece aos 81 anos de idade, em Stuttgart.
 
                             Pastell - Figürliche Komposition - 1928 - Adolf Hölzel.
 
Pastel and Indian Ink -1918 Komposition über geometrische Formen - Adolf Hölzel.
 
Rathausfenster - Adolf Hölzel - arte em vidro.
  
 
                                Bahlsenfenster - arte em vidro - Adolf Hölzel.
 
                            Rathausfenster – Adolf Hölzel - arte em vidro.
 

Em última análise, o grande reconhecimento que esperava, segundo ele, lhe foi negado em vida. Pouco antes de sua morte, ele escreveu: "Eu desejo que ninguém seja perturbado através da minha morte, uma vez que sei quão poucas pessoas entenderam de fato minha vontade artística e portanto compreenderam minha alma".
 
                                Woman in wood - 1906 - Adolf Hölzel.
 
Mutter mit Kind - Adolf Hölzel.
 
 
                                     Biblische Begegnung - Adolf Hölzel.
 
 
                                     Adolf Hölzel - Segelboot Knokke - 1913.
“Mit aller Energie und Liebe tätig sein, denn Kunst ist Liebe, Energie und Tat gesteigert bis zur höchsten Leidenschaft für die Kunst und ihre seltsamen Wunder.” - Adolf Hölzel
"Sê ativo com toda energia e amor, porque arte é amor, energia e ação elevadas à paixão pelo ofício e pelos seus insondáveis milagres." - Adolf Hölzel
 
Adolf Hölzel um 1930.
 
 
Mutter mit Kind - Adolf Hölzel.
 
 

 
Blogger Wordpress Gadgets