23 de jun. de 2014

PEBBLE ART – FAZENDO ARTE COM SEIXOS



"Tenho uma pedra na palma da minha mão.
É antiga e cheia de segredos.
Ela passou por dez mil tempestades.

Viu  incontáveis dias de verão.

Tem saltitado através da superfície das águas.

Balançado suavemente no fundo do oceano.

Até as ondas a levarem de volta a terra na praia depositando-a aos meus pés.

Farei algo especial. " - Sharon Nowlan.

Pebble art - Sharon Nowlan.

A arte está onde o olhar sensível pode encontra-la, onde mãos habilidosas podem revela-la, a arte está em tudo e vai se revelando aos poucos. Muito já se trabalhou com pedras e seixos, desde grandiosas esculturas, passando pela joalheria e dela ao puro artesanato, as pedras vão se evidenciando, ora singelas, ora imponentes e monumentais.
Cristo Salvatore - Bernini - Scultura in Marmo.



Stone art  - Stanley Park - Vancouver/ Canadá.


                                Natural stone and gold - Jewellery.

Stone art.

Nas minhas incursões pela internet a procura de arte, me deparei com este lindo trabalho da canadense Sharon Nowlan que trabalha no condado Pictou, Nova Escócia.
Sharon Nowlan in her atelier.

Sharon Nowlan working in her studio.

                                       Happy - Sharon Nowlan.


Ela tem um estilo único de arte, e o exprime através dos mais diversos materiais, em sua maioria seixos, mas também pedaços de conchas ou vidro, já desgastados pelo mar e pequenas hastes que encontra no mundo que a rodeia. Esta matéria prima é por ela interpretada e montada em formas originais, sensíveis e interessantes, às vezes alguns singelos traços a lápis completam suas obras. Deslocando pedrinhas para frente e para trás, trocando uma cor por outra ou substituindo uma forma por outra ela vai combinando formatos variados até encontrar o que combina melhor, até que a imagem final se encaixe de tal modo que o observador possa sorver o sentimento da situação representada em toda a sua extensão. Sua arte nos traz uma ampla gama de temas que incluem família, amizade, amor e lembranças...

Family - Sharon Nowlan.

Love - Sharon Nowlan.

Embrace - Sharon Nowlan.

Out on the water - Sharon Nowlan.
  
Kitte Runners - Sharon Nowlan.

                                   On the line - Sharon Nowlan.

Pebble art - Sharon Nowlan.
  
É surpreendente a forma tão plana de seus seixos, pois as variedades que conhecemos dos córregos de montanhas são geralmente mais espessas e arredondadas."O oceano faz com que as pedras se tornem mais lisas e planas" - ela diz. O material resulta de falésias ao longo da costa, que por sua vez foram formadas a partir de sedimentos que com o bater das ondas vão se separando em camadas.
Ocean Pebbles.
Sharon Nowlan procura por determinadas formas ou cores, deixando-se inspirar por aquilo que for encontrando na natureza, jamais submetendo sua matéria prima a um processamento.
Cats - Sharon Nowlan.

Balloons - Sharon Nowlan.

Sweet Angels - Sharon Nowlan.

Sailing - Sharon Nowlan.


Seus temas descrevem situações do dia a dia. "Eu gosto de compor imagens que me lembrem meus filhos e minhas tentativas de educá-los" - diz ela, "as pessoas me escrevem e me contam histórias de suas vidas, ou de pessoas que elas amam."

Sharon Nowlan - Pebble art.
Wind - Sharon Nowlan.


The gift - Sharon Nowlan.

Always - Sharon Nowlan.

Ouçam a história que ela nos conta:
"Eu fui colecionando seixos por toda a minha vida. Porém comecei a fazer quadros com eles há 13 anos, em uma das praias perto de minha cidade. Tudo começou com um punhado de seixos. Um dia observei meu filho de três anos procurar pedrinhas na praia durante toda uma tarde.
Encontrando várias, dentre elas separou as que lhe pareceram mais belas e especiais. Estas ele colocou com firmeza no bolso do meu casaco. Ele as havia escolhido com tanto cuidado, que me senti compelida a fazer algo incomum que me lembrasse daquele dia. Naquela mesma noite fiz dois quadros de seixos, e desde então, tenho feito muitos mais, mas com cada um, tento manter um sentimento de algo especial.
Pebble art - Sharon Nowlan.

Peace - Sharon Nowlan.

Estudei Belas Artes e Estudos Ambientais da Universidade de Waterloo, em Ontário. Creio ser a combinação dessas duas paixões que me levaram a este modo de vida.”

Family - Sharon Nowlan.


"Minhas ideias surgem da própria vida, tento capturar sentimentos que vivenciei, momentos especiais que tenho e que pude vislumbrar das vidas das pessoas ao meu redor. Amigos, família e meus três filhos são fontes de  inspiração constante, porém estranhos cujas vidas se cruzam com a minha e deixam instantes vividos e impressões sentidas, despertam em mim impulsos artísticos que preciso registrar. Muitas vezes os menores e mais simples momentos da vida cotidiana são os que valem a pena lembrar, pois significam os breves milagres diários que envolvem a todos nós."
The Nest - Sharon Nowlan.

Birds - Sharon Nowlan.
                                   

Diversity - Sharon Nowlan.

Family - Sharon Nowlan.


                                       The Cage - Sharon Nowlan.

                                      Wind - Sharon Nowlan.

"I must form a balance between the world about me and the world inside me."
(Tao Te Ching)

11 comentários:

  1. Ashkenazimjunho 23, 2014

    Lindoooooooo !!! Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Grande matéria Delia, como sempre! Adorei os trabalhos da Sharon Nowland! Que sensibilidade! Ela realmente conta histórias! Bjs da Muetti

    ResponderExcluir
  3. Sensibilidade nata para retratar o cotidiano tão singelamente e lindas palavras para nos contar essa bela trajetória só poderiam resultar em um maravilhoso post! Recomendo essa leitura prazerosa...

    ResponderExcluir
  4. Gracias unas ideas maravillosas, dignas de imitar, me estoy yendo a vivir a la montaña, con tus ideas y tu arte me lo pasare fantastico.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito!!! Simplesmente!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! tudo muito lindo e delicado.

    ResponderExcluir
  7. Fantástico, lindo trabalho parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso trabalho. Amei o post.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Achei lindo os quadros. Parabéns! Como faço para adquirir? ?

    ResponderExcluir
  10. Perfeito...
    Fiquei encantada.

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets