27 de set. de 2013

FATOS CURIOSOS DA HISTÓRIA DA ARTE - "LAS MAJAS"

Portrait of Fransisco de Goya by Vicente López y Portaña
1826 - Oil on Canvas.
 
 
Francisco José de Goya y Lucientes é, ao lado de nomes como Velázquez, Dalí e Picasso, um dos maiores nomes da pintura espanhola.
 
 

"La Maja desnuda" de Fransisco Goya, pintada por volta de 1797 - 1800.Óleo sobre tela.
Museu del Prado, Espanha.

 
Diz-se de Goya que ele foi muito amigo de Pilar Teresa Cayetana , duquesa de Alba, 16 anos mais nova que ele. Após a morte do Duque de Alba, seu marido, a nobre viúva retirou-se para sua propriedade em Sanlúcar, levando consigo o pintor, também viúvo à época (1796). Especula-se que foram amantes e que a duquesa foi modelo para o famoso e polêmico quadro "A Maja Desnuda", que levaria o artista a ser convocado pela Inquisição para explicar obra tão "obscena e imoral".
 
 
"La maja vestida" de Fransisco Goya, pintada por volta de 1801 - 1805. Óleo sobre tela.
Museu del Prado,Espanha.


Pintar uma mulher nua era algo raro na Espanha da Inquisição. Mas Goya não se intimidou. Pintou” La maja desnuda” pintando  também” La maja vestida”, quadro que ele pendurava sobre o primeiro. As duas obras estão hoje no Museu do Prado, em Madri.




                           "Las dos Majas", Museo del Prado, Madrid.


23 de set. de 2013

30.000 VISUALIZAÇÕES.

 
"A arte não é um objeto, é uma maneira de ser." ~ Elbert Hubbard
“Art is not an object, it is a way to be.” ~Elbert Hubbard
“Die Kunst ist kein Objekt, Sie ist eine  Art zu sein.” ~Elbert Hubbard
"El arte no es un objeto, es una manera de ser." ~ Elbert Hubbard
"L'arte non è un oggetto, è un modo di essere." ~ Elbert Hubbard
"L'art n'est pas un objet, c'est une moyen d'être." ~ Elbert Hubbard
Muito Obrigado./ Thank You./ Vielen Dank./ Muchas Gracias./ Grazie Tanto./Merci Beaucoup.

21 de set. de 2013

FATOS CURIOSOS DA HISTÓRIA DA ARTE - A CONSAGRAÇÃO DE NAPOLEÃO.



Jacques-Louis David, pintor oficial da corte francesa, retratava acontecimentos do reino. O quadro A consagração do Imperador Napoleão I (1806-1807) levou um ano para ser finalizado e apresenta mais de cem figuras.
 

 
A Consagração de Napoleão - Jacques - Louis David (detalhe)
 
A imagem acima reproduz uma parte do grande quadro do pintor francês Jacques-Louis David.
Norteado pelos elementos simbólicos da imagem proposta, podemos perceber que embora Napoleão Bonaparte visse a Igreja com certa desconfiança, buscou o apoio do clero a fim de ampliar a legitimidade de seu governo. Isto se torna evidente, através da presença de integrantes da Igreja Católica, dentre eles, a sua liderança maior, o papa Pio VII.
Napoleão procurou dar à sua coroação o mesmo significado simbólico que teve a coroação de Carlos Magno, muitos séculos antes. Por isso, no ato de sua coroação, Napoleão entrou na catedral com a espada e usava o manto do imperador franco.
À semelhança de Carlos Magno, Napoleão também foi coroado em dezembro, mês do natal, e não poupou esforços para que a cerimônia fosse realizada com luxo e requinte. Napoleão e Josefina compareceram ao evento vestidos de veludo bordado e seda trabalhada em ouro e prata. A coroa de louros dourados, usada por Napoleão, evocava o esplendor da Roma Antiga.
Um pequeno detalhe, no entanto, tornou especial este dia inesquecível: na hora H, Napoleão surpreendeu a todos com o seu gesto: retirou a coroa das mãos do papa, deu as costas a ele e se auto-coroou “imperador dos franceses”. A seguir ele próprio coroou Josefina, sua esposa.
O pintor procurou fixar o exato momento em que Napoleão está prestes a coroar a si mesmo. Enquanto isso, a futura imperatriz aguarda ajoelhada. Ao coroar-se, Napoleão provavelmente quis dizer que nem o chefe da igreja estava acima dele. Aliás, perante a perfeição da obra analisada, não podemos deixar de destacar a feição de desaprovação contida no rosto do papa diante da atitude de Bonaparte.
Outro aspecto a ser lembrado aqui, refere-se a escolha de Jacques-Louis David. Esta sem dúvida não foi casual. Ele era o pintor oficial de Napoleão e adotava o estilo neoclássico. Ora, o neoclassicismo buscava inspiração nos temas da Roma e da Grécia antigas. Era, portanto, um estilo que desejava equiparar-se aos antigos imperadores romanos. A festa de coroação obedeceu a um ritual semelhante em tudo ao que era dedicado àqueles imperadores.

19 de set. de 2013

29.000 VISUALIZAÇÕES.



"Todo artista já foi em primeira instância um amador."
Ralph Waldo Emerson.
 
"Every artist was first an amateur."
Ralph Waldo Emerson.
 
"Chaque artiste a d'abord été un amateur."
Ralph Waldo Emerson
 
"Cada artista fue en un principio un aficionado."
Ralph Waldo Emerson.
 
"Jeder Künstler war anfangs ein Amateur."
Ralph Waldo Emerson.
 
"Ogni artista è stato in un primo momento un dilettante."
Ralph Waldo Emerson.

 
Obrigado por prestigiar nosso blog./ Grazie per onorare il nostro blog ./Danke um Ihre Unterstützung in unserem Blog./ Gracias por honrar a nuestro blog. / Merci d'honorer notre blog. / Thank you for give prestige to our blog.

18 de set. de 2013

MAIA RAMISHVILI – AS MIL E UMA FACES DO UNIVERSO FEMININO.

Rain - Oil on Canvas
 

Maia Ramishvili nasceu em cinco de junho de 1969 em Tbilisi, na Geórgia.
 
 
Maia Ramishvili in front of her painting, "The Fan",
Oil on Canvas.
 

Depois de terminar sua educação secundária, ela se matriculou na prestigiada Escola de Arte Nikoladze onde estudou de 1984 a 1990. Em 1990, Maia foi aceita na Academia Estatal de Belas Artes de Tbilisi,no seu Departamento de Pintura.  

 

                                               Maia Ramishvili


Mulheres, retratadas por uma gama de cores suaves ou exuberantes, que nos olham com olhar de menina pensativa, de senhora refinada, exibindo ora singeleza, ora uma beleza fatal - todas incrivelmente femininas e bonitas.
 
                                      The Flute - Oil on Canvas
 

 
Butterfly - Oil on Canvas
 
 
 
 
Duet - Oil on Canvas
 
 
 
Wind - Oil on Canvas
 
 
 
O tema feminino é predominante em suas obras. Belas personagens, delicadas, sofisticadas e extremamente femininas, adentram neste universo da mulher, exalando beleza, inebriando o expectador com a magia de sua sedução. Suas composições são de uma natureza decorativa transmitindo as texturas e camadas com arte e sensibilidade.
 
 Wayfarers - Oil on Canvas
 
 
 
The Bride - Oil on Canvas
 
 
 
 
Ariadne - Oil on Canvas
 
 
 
Adam and Eve - Oil on Canvas.
 
O fundo das suas pinturas são uma reminiscência de colagens têxteis nas quais a artista elabora todos os detalhes e ornamentos; detalhes estes que parecem ser um dos fatores de influência emocional definitivo sobre seus espectadores.
Fortune Teller - Oil on Canvas
 
 
 
 Oracle - Oil on Canvas.
 
 
 
 
 
Wish Tree - Oil on Canvas.
 
 
 
Women - Oil on Canvas.
 
Ao contemplar suas telas,o olhar do expectador está propenso a vagar pelas mesmas na intenção de perceber cada detalhe antes de sequer realizar seus pormenores, tão maestralmente alí dispostos pela artista.
 
The Dancing - Oil on Canvas.
 
 
 The Bathers-Oil on Canvas.
 
 
 
Two Gueishas - Oil on Canvas
 
 
 
 
 
 
O olhar das pesonagens e expressivo, por vezes lascivo, em outras puro e inocente, conferindo uma expressividade única a suas pinturas.
 
                Red Vine ( detail)
 
Oil on Canvas.


Sunflower - Oil on Canvas.
 
 
 
In Secreto- Oil on Canvas.
 

O estilo artístico de Maia é altamente individual. Suas figuras são imponentes e fortes, mas ao mesmo tempo, elegantes e graciosas. Sua atenção meticulosa aos detalhes, sua escolha da paleta de cores, a beleza contida que ela infunde em seu trabalho todos os dias, conferem a sua arte uma presença silenciosa, tornando-se atraente e desejável. Ornamentos parecem ser um dos fatores de influência emocional definitivo sobre seus espectadores.Suas pinturas sintetizam a experiência artística georgiana e as tradições européias.
 
 
 My Mom is the Best - Oil on Canvas
 
Woman - Oil on Canvas
 
 
 
Pomegranate - Oil on Canvas.
 
 

As obras de Maia são mantidas em coleções particulares na Geórgia, Rússia, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Canadá e EUA.
 
 
The Game - Oil on Canvas.
 
 
 
The Melody of Past - Oil on Canvas.
 

La passion reste en suspense dans Le monde, prête a traverser lês gens qui veule bien se laisser traverser par elle ( Marguerite Duras)
“A paixão permanece em suspenso no mundo prestes a tocar as pessoas que se deixarem sensibilizar por ela.” ( Marguerite Duras)
 
 
The Flower - Oil on Canvas.
 
 

12 de set. de 2013

28.000 Visualizações.

 
A Arte lava da alma a poeira da vida cotidiana.
"Pablo Picasso"
Art washes from the soul the dust of everyday life.
“Pablo Picasso"
Kunst wäscht den Staub dês Alltags Von der Seele.
“Pablo Picasso”
El Arte lava del alma el polvo de la vida cotidiana.
"Pablo Picasso"
L'arte lava via dall'anima la polvere della vita quotidiana.
“Pablo Picasso”
L'art lave notre âme de la poussière du quotidien.
“Pablo Picasso”
Fico feliz com sua visita./ I am happy with your visit./ Ich freue mich über Ihren Besuch./ Estoy feliz con su visita./ Sono felice con la vostra visita./ Je suis heureux de votre visite.

11 de set. de 2013

9/11 - Our Tribute.





 
Em Memória a todas as vidas ceifadas por esta tragédia inenarrável.

In Memory of all the lives claimed by this unspeakable tragedy.

In Erinnerung an all die Menschen denen  diese unaussprechlichen Tragödie das Leben kostete.

En Memoria de todas las vidas que esta tragedia incalificable reclamó.

À la Mémoire de toutes les vies revendiqué pour cette tragédie innommable.

In Memoria di tutte le vite sostenuto por questa tragedia indicibile.
 
 

10 de set. de 2013

WILL BARNET – ESBOÇANDO A ALMA.


                                           Three Chairs by Will Barnet.


"Os velhos mestres ainda estão vivos após 400 anos, e é isso que eu quero ser"( Will Barnet)
 
Will Barnet in his Studio.
 
 
Mr. Barnet, nasceu em 25 de maio de 1911, em Beverly, Massachusetts . Seu pai, Noah, que havia imigrado da Rússia para os EUA, trabalhava em uma fábrica de sapatos. Sua mãe, Sarahdina, veio da Europa Oriental. Mr. Barnet mostrou-se interessado em arte desde muito pequeno e aos 12 anos já possuia seu próprio estúdio no porão da casa de seus pais.
 
 
Will Barnet.
 
Descobriu seu amor pela arte na biblioteca pública como um jovem rapaz. Ele largou o ensino médio em seu último ano para estudar arte na Escola do Museu de Belas Artes de Boston, onde aprendeu desenho, pintura, anatomia e história da arte na tradição européia. Isto foi seguido por estudos na Liga dos Estudantes de Arte de Nova York, onde ele desenvolveu um interesse em litografia, gravura e xilografia.
 
 
 
"Mother" by Will Barnet, 1930.
 
Watercolor.
 
 
 
"The Butchers Son" ,Will Barnet.
 
Color Woodcut.
 
 
"Men in Ditch",1936, Will Barnet.
 
Lithography.
 
 
Impulsionado por uma bolsa de estudos para a Art Students League, Will Barnet, um aspirante a artista com um portfólio forte em marinhas e retratos de  gatos e da família, trocou Boston por Nova York, em 1931, com U$ 10 no bolso. Era verão, estava quente, a grave crise econômica chamada Depressão rondava as ruas, o ar estava saturado com protestos políticos estridentes. Ele alugou um quarto por um U$ 1 a noite, se  empanturrou de feijão barato no Automat e começou a esboçar os rostos desolados e com raiva que ele via em cada esquina, com estilo austero,exalando realismo social. Ele tinha apenas 19 anos e um mundo de possibilidades pela frente.
 
 
"Factory District Norwalk" by Will Barnet./1936
 
Lithography.
 
 
                                 "Irish Kids" by Will Barnet - 1938
                                                Woodcut.
 
 
"City Child" ,Will Barnet, 1938.
 
Lithography.
 
 
Fã de Picasso, Ingres e Cézanne, Will Barnet queria ser um pintor norte-americano moderno em uma cidade americana do século 20. "Eu tinha que ser um artista e não me sacrificaría por nada mas que apenas a arte",disse ele certa vez.
 
 
"Idle Hands", Will Barnet, 1935.
Oil on Canvas.
 
Ele se tornaría um artista americano conhecido por suas pinturas, aquarelas, desenhos e gravuras, retratando a figura humana e animais, tanto em cenas casuais da vida diária como em mundos de sonhos transcendentes.
 
"Woman reading" ,Will Barnet, 1970.
Color Serigraphy.
 
 
 
"Waiting" ,Will Barnet, 1937.
Xilography.
 
 
"The Mirror", Will Barnet, 1981.
Color Serigraphy.
 
As pinturas produzidas por ele  variam entre uma forma simplificada de realismo e de um poético simbolismo visionário. Desenhista habilidoso, ele criou, retratos sutilmente coloridos de familiares e amigos.
 
 
"Three Generations", Will Barnet,1990.
Oil on canvas.
 
 
 
"Sleeping Child" ,Will Barnet, 1961.
Oil on canvas.
 
 
Study for " Gramercy Park" , Will Barnet,1995.
 Shows himself
 and his Granddaugther.
 
 
 
"The Great Granmother", Will Barnet, 1984.
Oil on canvas.
 
 Foi casado por duas vezes, do primeiro casamento com Mary Sinclair, teve três filhos, Peter (pintor), Richard( escultor), e Todd Barnet(advogado).Mais tarde viría a se casar com a dancarina Lituana Elena Barnet, com quem teve uma filha, Ona Barnet.
Will and Todd Barnet.
 
 
 
 
                                    Will Barnet wis his wife, Elena.
 
 
Will at 100 years young  on May 2011. Afternoon celebration in Gramercy Park with sons Peter (painter) and Richard (sculptor) and Debbie Slowey Raguso (painter).
 
 
A partir de 1970, Will Barnet nos presenteia com imagens enigmáticas de mulheres em florestas escuras ou nas varandas das casas à beira-mar que parecem estar à espera de seus entes queridos. Essas imagens de misteriosas mulheres esperando mostrou as influências das narrativas pré-rafaelitas, do surrealismo de Magritte e do taciturno romantismo de Edward Hopper.
 
 
"Sanctum" ,Will Barnet ,1976.
Oil on canvas.
 
 
 
"Way to the Sea", Will Barnet, 1981.
Lithography.
 
 
 
"The Nightfall" , Will Barnet , 1979.
Oil on canvas.
 
 
 
 
"Grand Pier", Will Barnet, 1976.
Oil and charcoal on paper.
 
As obras de Barnet, apesar de universais fazem referência a sua própria história pessoal , retratando  imagens de sua esposa, sua filha e seus animais de estimação. Como James Thomas Flexner escreveu, sobre a obra de Barnet "Will Barnet nos faz experimentar a interação entre o pessoal e o universal. Mantendo a representação, a elegância simples das figuras e suas superfícies planas que refletem sua exploração com a abstração”
 
 
"Polly,Mimou and Eon", Will Barnet,1979.
Oil on canvas.
 
 
"Summer Silent Season", Will Barnet.
1975/ Lithography.
 
 
 
"The Blue Robe", Will Barnet, 1971.
Etching and acquatint.
 
 
"Young Woman and White Cat" 
                                             Will Barnet,1971. Color Serigraphy.
 
 
 
Quase nove  décadas depois, com deficiência auditiva e sem poder usar sua perna esquerda depois de uma queda, porém ainda lúcido e rápido em suas respostas, Mr. Barnet continua a pintar todos os dias.  "Eu não tenho nenhuma opinião sobre o que significa ter 99 anos , exceto que  é diferente de se ter  19. Eu costumava trabalhar 8, 9, 10 horas por dia ", disse ele. Agora  pinta de  três a quatro horas diárias, apesar de sua incapacidade de ficar de pé.   Cria belíssimos quadros de  formas abstratas, de exôticos matizes e, como sempre, de uma percepção e sentimentos, profundos .
 
 
Will Barnet,99 years old, in his Studio.
 
 
"The Memories of Childhood", Will Barnet, 1949./ Oil on canvas.
 
 
 
"A Peaceable Kingdom", Will Barnet, 1946.
Watercolor on paper.
 
Suas pinturas e gravuras estão nas coleções  de mais de 300 museus mundo afora, podemos citar o Museu Metropolitano de Arte, o Museu de Arte, o Museu Whitney de Arte Americana, o Museu Guggenheim e o Museu de Arte Moderna, Philadelphia.
 
 
"Mother and Child", Will Barnet, 1993.
Oil on canvas.

 
 
                            Study for "Three Muses", Will Barnet, 1985.
                                         Charcoal on paper.


"Enclosure", Will Barnet, 1963.
Woodcut on paper.
 
Em quase um século em que viveu nesta terra,(faleceu em 13 de novembro de 2012) o artista Will Barnet mudou seu estilo do abstrato ao figurativo e de volta ao abstrato sem porém nunca alterar o seu ritual diário de pintura.Viveu, amou e respirou arte durante toda a sua vida, e ao segurar o pincel, este se tornou muito mais que  uma extensão do seu corpo, refletindo não apenas uma vida bem vivida, mas uma vida criativa e completa.
 
"Old Mens Afternoon",Will Barnet,
1947./ Oil on canvas.
 
 
 
                 "Three Chairs II", Will Barnet, 1991. Oil on canvas.
 
"Youth", Will Barnet, 1970.
Oil on canvas.
 
                   Will Barnet: Tracing the Soul of the Work - an excerpt.
 
 
 
Will Barnets painting Studio.
 
 
 
"Estas mãos tem pintado há mais de oitenta anos"
Will Barnet.
 
 
 
Painting is almost like a religious experience, which should go on and on. Age just gives you the freedom to do some things you've never done before. Great work can come at any stage of your Life.(Will Barnet)
 http://watch.njtvonline.org/video/2243937431/     Assista ao Documentário.

 

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