15 de jul. de 2013

REMBRAND, O MESTRE DAS LUZES E DAS SOMBRAS.

 
Christ by Rembrandt

Rembrandt Harmenszoon Van Rijn foi um importante pintor e gravador holandês. Há poucas pessoas famosas na história que são conhecidas por seu primeiro nome, e Rembrandt é uma delas. É considerado um dos mais importantes pintores do barroco europeu. Nasceu em 15 de Julho de 1606 na cidade de Leiden e faleceu em Amsterdam em 4 de Outubro de 1669.



Filho de uma família simples e com muitos irmãos Rembrandt estudou latim quando era criança. Nesta época, já demonstrava grande interesse pela pintura. Ainda jovem, foi matriculado na Universidade de sua cidade natal (Leiden).

Foi aprendiz do pintor holandês Jacob Van Swanenburgh e, pouco depois, abriu seu próprio estúdio de arte em sua cidade.

Em 1629, seu talento foi descoberto e conseguiu várias encomendas de pinturas para a corte de Hague.
                                    The  Holy Family by Rembrandt


Nas décadas de 1630 e 1640 seu nome ficou muito conhecido no cenário artístico holandês e europeu. Grande parte de suas obras famosas foram realizadas neste período. Durante sua vida foi um artista importante, e sua fama aumentou com o passar dos anos. As pinturas, os desenhos e as gravuras criadas por ele são inestimáveis.

Family Portait by Rembrandt.
 
 
Rembrandt era famoso por pintar retratos. Ele pintou a si mesmo e todos em sua família. As pessoas o pagavam para retratá-las. A fotografia não havia sido inventada naquela época, de modo que contratar um artista era a única forma de “tirar um retrato”. Rembrandt gostava de usar iluminação forte para acrescentar atração a um rosto. Ele mostrava a metade do rosto de uma pessoa com uma luz do sol forte caindo sobre ela e a outra metade na sombra. Todos os tipos humanos lhe serviram de modelo para as suas telas. Durante a carreira, pesquisadores acreditam que Rembrandt produziu cerca de 300 pinturas e outras 300 gravuras. Seus principais objetos eram, como já mencionado, os retratos e também paisagens, além das chamadas pinturas narrativas - suas obras sobre passagens bíblicas são muito elogiadas por especialistas devido a atenção aos detalhes e por representarem com precisão a emoção dos personagens em cena. Hoje em 15 de Julho o artista completaria 407 anos se vivo fosse e fica então aqui a nossa homenagem.
 

 

11 de jul. de 2013

20.000 VISUALIZAÇÕES.

 
 

Este desenho tomou-me apenas cinco minutos, mas levei 60 anos para chegar lá.
Pierre Auguste Renoir

Ce dessin m'a pris cinq que minutes, mais j'ai mis soixante ans pour y arriver.
Pierre Auguste Renoir

This drawing took me only five minutes, but it took me 60 years to get there.
Pierre Auguste Renoir

Diese Zeichnung  kostete mich nur fünf Minuten, aber ich brauchte 60 Jahre um sie zu gestalten.
Pierre Auguste Renoir

Este dibujo me tomó sólo cinco minutos, pero me llevó 60 años para llegar allí.
Pierre Auguste Renoir

Questo disegno mi ha portato solo cinque minuti, ma mi ci sono voluti 60 anni per arrivarci.
Pierre Auguste Renoir

Obrigado por sua presença; Je vous remercie de votre présence; Thank you for being here; Vielen Dank für Ihre Anwesenheit;  Gracias por su presencia; Grazie per la vostra presenza;

10 de jul. de 2013

Rafael Sanzio

 
Sistine Madonna Angels by Raphael Sanzio
 

Quem foi:

Rafael Sanzio, em italiano Raffaello Sanzio, foi um importante artista plástico italiano da época do Renascimento Cultural. Nasceu na cidade de Urbino em 6 de Abril de 1483 e morreu na cidade de Roma no dia 6 de Abril de 1520. Destacou-se principalmente nas áreas da pintura e arquitetura. Sua arte foi reconhecida graças à suavidade e perfeição de suas obras. Também é conhecido por Raffaello Sanzio, Raffaello Santi, Raffaello de Urbino ou Rafael Sanzio de Urbino. As obras do pintor Rafael Sanzio comunicam ao observador um sentimento de ordem e segurança, pois os elementos que compõem seus quadros são dispostos em espaços amplos, claros e de acordo com uma simetria equilibrada. Foi considerado grande pintor de “Madonas”.

 




Biografia :

- Aos seis anos de idade, o pai de Rafael o levou para ser aprendiz no estúdio de Pietro Perugino (importante pintor italiano).

- Em 1501 termina sua primeira obra, um altar para a Igreja de San Nicola da Tolentino.

- Em 1504, Rafael pinta sua principal obra de sua primeira fase artística: O Casamento da Virgem.

- Foi morar na cidade de Siena no ano de 1504. Logo após, foi morar na cidade de Florença, onde passou quatro anos.

- Em Florença, recebeu grande influência artística de Fra Bartolomeu e Leonardo da Vinci.

- Em 1508, o papa Júlio II contratou os serviços artísticos de Rafael para que fizesse a decoração dos apartamentos do papa no Vaticano.

- Em 1515, tornou-se arquiteto oficial do Vaticano. Assumiu a responsabilidade pela continuação das obras na Basílica de São Pedro. Neste mesmo ano foi designado para supervisionar as pesquisas arqueológicas que ocorriam na cidade de Roma.

- Entre 1513 e 1517, trabalhou para o papa Leão X. Nesta época produziu muitos retratos, desenhos de tapeçaria, cenografias e decorações sacras.

- Rafael morreu com 37 anos de idade, no ano de 1520. Relatos da época indicam que o pintor estava com uma grave febre.


Principais obras de Rafael:

- Bandeira de procissão com a Santíssima Trindade

- Ressureição de Cristo

- Deus Pai

- Abençoada Virgem Maria

- Anjo

- A Virgem com o Menino

- São Sebastião

- Retrato de um Homem

- A Coroação da Virgem

- A Anunciação

- Adoração dos Magos

- A Apresentação no Templo

- Madona Connestabile

- Madona com o Menino

- O Casamento da Virgem

- São Jorge e o Dragão

- As Três Graças

- Visão de um Cavaleiro

- Madona e o Menino no Trono com Santos

- São Miguel
 


Blogger Wordpress Gadgets